Academy Cube apresentada na CeBIT

7744
0
Share:

A Comissária Europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes, e o Co-CEO da SAP, Jim Snabe, lançaram a “Academy Cube”, na CeBIT, Feira Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, que está a decorrer em Hannover, na Alemanha. A Academy Cube é uma plataforma de internet que permitirá aos licenciados em ciências, tecnologia, engenharia e matemática adquirirem as competências específicas de Tecnologias de Informação procuradas pelos empregadores, juntando jovens talentos e empresas. Os licenciados europeus com formação académica nas áreas atrás descritas poderão utilizar esta plataforma para impulsionar a sua carreira. Inicialmente o foco estará nos jovens dos países do Sul da Europa, onde o desemprego jovem é superior a 50% em algumas regiões.

“O desemprego jovem é um dos desafios mais urgentes na Europa. A solução para este problema deve ser uma prioridade para as empresas, instituições e governos”, disse o Co-CEO da SAP, Jim Snabe. “Enquanto, por um lado, cada vez mais jovens com formação superior estão desempregados, por outro, a indústria enfrenta uma crescente escassez de trabalhadores qualificados com conhecimentos adequados em Tecnologias de Informação. O objectivo da Academy Cube é habilitar 100 mil jovens talentos com as competências de negócio que os empregadores dos sectores das Tecnologias de Informação e da Engenharia procuram. Especialistas de topo e um panorama vibrante nas Tecnologias de Informação são essenciais para fortalecer a competitividade futura da Europa”.

A Comissão Europeia prevê que a escassez de competências irá deixar a Europa com 700 mil postos por preencher em Tecnologias de Informação e Telecomunicações no ano de 2015. A Academy Cube vem contribuir directamente para esta iniciativa da Comissão Europeia que visa colmatar o défice de competências no sector europeu das Tecnologias de Informação. O programa permitirá aos jovens europeus a aquisição das competências necessárias e adequadas para uma carreira no sector das TIC ou, ainda, para os ajudar a tornarem-se empresários e empreendedores.

“A Academy Cube é um projecto muito bem-vindo para a Grande Coligação da União Europeia, cujo objectivo é a criação de Qualificações e Empregos na área digital”, disse Neelie Kroes na CeBIT. “Trata-se de uma espécie de parceria público-privada, necessária para combater o desemprego jovem e a escassez de competências na Europa. Incentivo outras empresas, universidades e agências de emprego da União Europeia a juntarem-se à Academy Cube e a iniciativas similares”.

A Academy Cube é uma plataforma de internet baseada na cloud que as empresas e instituições podem utilizar para fornecer formação e aprendizagem online, bem como para colocar ofertas de emprego. As pessoas que se encontram à procura de emprego podem utilizar a plataforma para obter as competências e as qualificações que a oferta de emprego de alta tecnologia exige. Além de que os potenciais empregadores irão saber que talentos estarão a contratar. Os cursos oferecem a qualidade que as empresas ambicionam e os estudantes são alvo de currículos padronizados. Outro benefício da Academy Cube é que esta direcciona os melhores candidatos para as melhores ofertas nas empresas parceiras.

Os estudantes podem, por sua vez, também conhecer as opções de carreira nos sectores da Indústria e das Tecnologias de Informação, permitindo-lhes que utilizem desde cedo a Academy Cube para adquirirem as competências de que necessitam para seguirem a carreira seleccionada. Os parceiros universitários terão a oportunidade de aumentar o seu perfil e alinharem-se mais estreitamente com o mercado de trabalho.

Esta iniciativa tem também como objectivo contribuir para a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, a mudança massiva na produção para o digital. Para impulsionar a eficiência, as empresas estão a aumentar a utilização do software não só para fazerem funcionar as suas fábricas e máquinas, mas todas as suas cadeias de valor. A produção inteligente exige uma força de trabalho altamente qualificada, não só em conhecimentos de produção mas também em conhecimentos avançados de Tecnologias de Informação. Numa fase inicial, a Academy Cube oferece quatro currículos completos e 12 cursos para a Indústria 4.0. As áreas cobertas incluem a automação, a análise big data, produção e processos logísticos. O objectivo é aumentar o número de currículos para 50 no médio prazo. Para além da aprendizagem online, a Academy Cube prevê disponibilizar formação virtual, formação com formador e plataformas para ensino colaborativo.

Entre os fundadores da Academy Cube estão parceiros dos sectores das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Indústria. Até à data os parceiros são: Festo Didactic GmbH & Co.KG, a rede social LinkedIn, Microsoft Deutschland GmbH, Robert Bosch GmbH, Software AG, ThyssenKrupp AG, a Federal German Employment Agency, o German Research Center for Artificial Intelligence (DFKI), EIT ICT Labs, a German Association for Information Technology, Telecommunications e New Media (BITKOM e.V.), Gesellschaft für Informatik e.V. e a University of Duisburg-Essen.

Após este lançamento na CeBIT 2013, mais parceiros irão juntar-se a esta plataforma de aprendizagem online, bem como serão adicionados mais conteúdos. A maioria da informação está disponível em Inglês e em Alemão, mas também será disponibilizada noutras línguas. A Academy Cube corre numa solução de gestão de ensino desenvolvida pela SuccessFactors, uma empresa SAP. A plataforma garante a protecção de dados, confidencialidade e os requisitos de conformidade.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário