43068 0

ABB e IBM formam parceria no campo da inteligência artificial para a indústria

A ABB e a IBM anunciaram uma colaboração estratégia que combina a oferta digital líder de indústria da ABB, o ABB Ability, com as capacidades cognitivas do IBM Watson Internet of Things para aportar novo valor para os clientes em diversas indústrias, como os transportes, infraestruturas e utilities.

Os clientes vão beneficiar do profundo conhecimento da ABB e do seu extenso portefólio de soluções digitais combinados com a experiência em inteligência artificial e machine learning da IBM, bem como nas diferentes verticais de indústria. As duas primeiras soluções resultantes desta parceria, baseadas no ABB Ability e no IBM Watson, vão disponibilizar conhecimento cognitivo em tempo real para fábricas e redes inteligentes.

“Esta forte colaboração marca verdadeiramente o próximo nível de tecnologia industrial, indo para lá dos atuais sistemas conectados que simplesmente recolhem dados, para operações industriais e máquinas que usam dados para compreender, analisar, otimizar e pôr em prática ações que aumentam o tempo de atividade, velocidade e rentabilidade para clientes industriais,” afirma Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB. “Com uma base instalada de 70 milhões de dispositivos conectados, 70.000 sistemas de controlo digital e 6.000 soluções de software empresariais, a ABB é uma líder de confiança no campo industrial, que conta já com uma história de quatro décadas na criação de soluções digitais. Por seu turno,  a IBM é uma líder em inteligência artificial e computação cognitiva. Juntas, a IBM e a ABB vão criar soluções inovadoras para que os clientes possam beneficiar da Quarta Revolução Industrial.”

“Esta importante colaboração com a ABB vai permitir que o IBM Watson tenha aplicações industriais mais aprofundadas – da produção, utilities, transporte e muitos outros,” diz Ginni Rometty, CEO da IBM. “Os dados gerados de produtos, instalações e sistemas de empresas industriais são muito importantes para criar avanços exponenciais em inovação, eficiência e segurança. Só com as grandes capacidades cognitivas do Watson e o nosso suporte único à plataforma para indústrias poderemos tornar este vasto recurso em valor, com confiança. Estamos desejosos para trabalhar esta parceria com a ABB nesta nova era industrial.”

Por exemplo, a ABB e a IBM vão alavancar a inteligência artificial do IBM Watson para ajudar a encontrar defeitos através de imagens da produção em tempo real que são capturadas através de um sistema da ABB, e depois analisadas utilizando o IBM Watson IoT for Manufacturing. A solução vai alertar o fabricante sobre falhas críticas na qualidade da montagem, não visíveis ao olho humano, assegurarando assim uma intervenção mais rápida através de especialistas de controlo de qualidade. Anteriormente, estas verificações eram feitas manualmente, um processo frequentemente lento e propenso a erros. Ao potenciar a capacidade dos conhecimentos cognitivos do IBM Watson em tempo real diretamente nas fábricas, combinado com a tecnologia de automação industrial da ABB, as empresas estarão mais preparadas para o aumento do volume que flui das suas linhas de produção ao mesmo tempo que melhoram a precisão e a consistência, e ajuda a evitar recolhas dispensiosas de produtos e danos na reputação da marca.

Noutro caso, a ABB e a IBM vão aplicar as capacidades do IBM Watson para prever os padrões de fornecimento na geração e procura de eletricidade a partir de dados históricos e meteorológicos, para ajudar as utilities a otimizar a operação e a manutenção das atuais redes inteligentes, que estão a enfrentar uma maior complexidade criada pelo novo equilíbrio que assistimos entre as fontes de energia convencionais e renováveis. Previsões de temperatura, sol e velocidade do vento vão ser usadas para estimar a procura de consumo, que vai ajudar as utilities a determinar a gestão de carga ideal, assim como os preços em tempo real.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

IBM ajuda as empresas a criarem apps na nova Era Cognitiva

A IBM acaba de lançar o API Harmony, um novo conjunto de soluções e serviços de APIs (Application Programming Interface – Interface de Programação Aplicacional) baseados na cloud

NEC contribui para o novo serviço de acesso a dados

A NEC anunciou que vai colaborar com o SoftBank Corp. (SoftBank) no fornecimento de um serviço de acesso à rede móvel, altamente seguro e orientado para empresas, o

Wondercom no topo do ranking das empresas de crescimento elevado

A Wondercom alcançou a liderança no estudo das Empresas de crescimento elevado, recentemente publicado pela Revista Exame. A revista Exame publica anualmente um artigo de fundo sobre as

ROFF anuncia nova filial em Singapura

A ROFF continua a apostar na expansão internacional do seu negócio e anuncia a abertura de uma nova filial em Singapura. Com o principal objetivo de apoiar os

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *