Connect with us

Leak Business

73% dos Estudantes Defendem que Universidades Devem Melhorar Estratégias Digitais

Patricia Fonseca

Publicado a

A Unit4 acaba de anunciar os resultados do mais recente estudo sobre a experiência digital dos alunos na gestão académica, e que abrangeu vários países. Sete em cada dez alunos refere que as suas universidades devem rever e alterar a sua estratégia digital no que toca à gestão académica. Cerca de um terço dos estudantes considera que os sistemas de gestão académica não respondem às suas expetativas, e por isso estão menos inclinados a recomendar a sua universidade a terceiros.

O principal objetivo deste estudo foi avaliar até que ponto a disponibilização de uma boa experiência digital junto dos alunos do ensino superior contribui para aumentar as vantagens competitivas das universidades, e quais as perceções dos estudantes sobre as ofertas digitais oferecidas pelas suas universidades a nível da gestão académica. Este estudo foi conduzido pela DJS Research em Março e Abril de 2016, junto de uma base de 2.000 alunos do ensino superior, a tempo integral e a tempo parcial, nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Benelux, Singapura, Austrália e Nova Zelândia.

Curiosamente, as respostas dos alunos – tanto a nível das licenciaturas, como das pós-graduações, foram bastante semelhantes em todos os países. Sendo que a principal conclusão deste estudo é a de que os alunos querem que as suas universidades melhorem a digitalização da gestão académica e da colaboração. Globalmente, 44% dos inquiridos afirmou que a gestão académica é pouco ou nada digital, sendo que mais de um terço dos inquiridos (36%) referiu que a gestão académica é de tal forma complexa que acabam por ter muito pouco tempo para estudar. Cerca de metade do total dos estudantes inquiridos (47%) afirmou esperar que o sistema de informação académica das suas universidades fosse mais fácil de gerir, sobretudo tendo em conta os elevados valores das propinas que pagam.

O estudo também concluiu que a ausência de soluções digitais modernas nos sistemas de gestão académica tem um impacto negativo na perceção que os estudantes têm das suas universidades. Assim, 41% dos inquiridos afirmou que teria uma experiência melhor se as interações fossem mais digitais e 41% revelou que estaria mais inclinado a recomendar favoravelmente a universidade que frequenta se a interação digital fosse melhor. Um quarto dos inquiridos possui uma opinião pouco favorável sobre as suas universidades, porque os sistemas de gestão de informação académica de que estas dispõem são pobres.

Um terço dos estudantes considera que há papel a mais, e revelou que fica frustrado com o volume e a complexidade dos processos administrativos. Os inquiridos manifestaram-se particularmente insatisfeitos com a gestão dos apoios financeiros, dos processos de mudança de curso, transferência e reingresso, e com a comunicação com os seus orientadores académicos. Foram também apontadas como outras áreas a melhorar: a gestão dos graus académicos e dos diplomas conferidos, o pagamento de propinas e outras despesas académicas, bem como os processos de admissão.

“Os resultados do estudo são convergentes com as preocupações que os nossos clientes nos reportam. Tipicamente, alunos, faculdades e funcionários confrontam-se nos seus campus com sistemas obsoletos e difíceis de utilizar, sobretudo porque há mais de uma década que o mercado dos Sistemas de Gestão de Informação Académica (SIS) não conhecia nenhuma inovação efetiva. Os sistemas de gestão académica que estão atualmente instalados nas instituições de ensino possuem em média cerca de 13 anos,” afirma Jami Morshed, VP of the Global Center of Excellence for Education da Unit4. “E é por isso que tem havido tanta procura pelo nosso novo sistema de gestão académica de próxima geração – Unit4 Student Management System. É um sistema muito mais abrangente e simples de utilizar do que qualquer outro dos anteriormente disponibilizados no mercado. As Universidades debatem-se com uma concorrência feroz pela captação e retenção dos alunos. Aquelas que abraçarem a transformação digital e forem capazes de oferecer uma experiência digital semelhante àquela que os utilizadores esperam obter das aplicações disponíveis na tecnologia de consumo, com acesso a partir de todo o tipo de dispositivos, e que adicionalmente permitam aos estudantes gerirem todo o seu ciclo de vida académica, irão destacar-se das outras.”

Quando questionados sobre que tipo de experiência gostariam de ter, 87% dos estudantes inquiridos afirmou que gostaria de poder ter acesso a uma única aplicação acessível a partir de qualquer dispositivo e que lhes permitisse gerir todo o seu ciclo de vida académica. Mais de 8 em cada 10 dos estudantes inquiridos afirmou que ficaria mais satisfeito se a sua universidade implementasse um único sistema de informação de gestão académica integrado. Da mesma forma, 87% considerou que seria útil ter uma aplicação que mostrasse a sua atual posição e evolução na obtenção do seu grau académico. Esta aplicação foi também considerada crítica para ajudar os alunos a manterem-se informados.

As conclusões do estudo estão ilustradas por este infográfico.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias17 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...