Connect with us

Internacional

NEC lança Laboratório FIWARE na Índia

Patricia Fonseca

Publicado a

A NEC Corporation e a NEC Technologies India Private Limited anunciaram o lançamento de um laboratório FIWARE na Índia, com o objetivo de incentivar criadores de aplicações, fornecedores de soluções, órgãos governamentais e académicos a experimentar e inovar com soluções para cidades inteligentes baseadas em FIWARE. Espera-se que a nova instalação resulte num maior desenvolvimento do FIWARE na Ásia, uma vez que agora todos os dados de experiências e pesquisas podem ser mantidos dentro dos limites da região.

Em conjunto com o lançamento das novas instalações, a NECTI assinou Memorandos de Entendimento (MdE) com parceiros que incluem a Tech Mahindra, Hughes Systique e Mobilepedia, a fim de explorar uma colaboração no desenvolvimento conjunto de soluções baseadas em FIWARE.

“O laboratório FIWARE na Índia gerido pela NEC permite que as empresas que desenvolvem soluções de cidades inteligentes para a Índia mantenham os seus dados experimentais no país. O FIWARE traz standards para interfaces e modelos de dados que são livres de royalties e ajudam a facilmente integrar aplicações, o que pode ser uma vantagem em termos das oportunidades de cidades inteligentes na Índia,” afirmou o Sr. Ulrich Ahle, CEO da FIWARE Foundation, através de uma mensagem de vídeo durante o evento de lançamento.

“Com o lançamento do laboratório FIWARE, fornecemos o ambiente ideal para a verificação de aplicações baseado na mais recente e proeminente tecnologia de contentores sobre a última versão de plataforma OpenStack. Acredito firmemente que isso ajudará criadores de aplicações, fornecedores de soluções e muitos outros, a desenvolver soluções inovadoras para cidades inteligentes,” disse o Sr. Naoki Hashitani, Vice-presidente Sénior da Unidade de Integração de Sistemas, Serviços e Operações de Engenharia da NEC Corporation. “Vamos promover o crescimento e a expansão da plataforma FIWARE na Índia, pela introdução de insights e conhecimento obtidos através dos nossos projetos de Cidades Inteligentes relacionados com FIWARE, que efetuámos um pouco por todo o mundo, incluindo Espanha, Nova Zelândia e Portugal.”

O Grupo NEC pretende obter receitas de mais de 150 milhões de dólares na Índia e em outras partes do sudeste asiático até ao ano fiscal de 2020, através de soluções baseadas em FIWARE, com o auxílio deste laboratório FIWARE. Desde o ano passado, a NECTI construiu uma capacidade de 100 engenheiros com conhecimento em soluções FIWARE e em soluções de IoT e cidades inteligentes, e planeia aumentá-la para 250 engenheiros no próximo ano.

A NEC está recetiva a que organizações, empreendedores e indivíduos, utilizem este laboratório para aprender FIWARE e para testar as suas aplicações, ao mesmo tempo que tiram partido dos dados abertos publicados por cidades e outras organizações.

Durante o evento de inauguração do laboratório, mais de 20 empresas e organizações foram representadas, incluindo a Tech Mahindra, Hughes Systique e Mobilepedia, expressando o seu forte interesse em trabalhar com a NEC no desenvolvimento de soluções utilizando FIWARE.

“Felicito a NEC Technologies Índia pelo lançamento do laboratório FIWARE. As tecnologias abertas ajudam a incentivar a colaboração entre empresas e proporcionam um ambiente favorável à inovação. Desejo à NEC e aos seus parceiros o melhor nesta iniciativa,” afirmou o Sr. Sanjeev Malhotra, CEO do Centro de Excelência-IOT da NASSCOM.

“Na Tech Mahindra, acreditamos fortemente em plataformas e soluções de código aberto. Estamos entusiasmados por colaborar com a NEC Technologies Índia na promoção deste conceito, em benefício dos cidadãos, através de várias soluções de IoT”, disse Sr. Sanjeev Kumar, responsável pela área de Cidades Inteligentes (Global) da Tech Mahindra.

“O lançamento do laboratório FIWARE pela NEC não poderia ter ocorrido em melhor altura. A Índia tem como objetivo tornar-se num centro de inovação e este Laboratório dá-nos a oportunidade de trabalhar com a NEC Technologies Índia na cocriação de soluções e de ofertas de valor acrescentado em soluções inteligentes,” comentou o Sr. Vinod Sood, administrador-delegado da Hughes Systique.

“A Mobilepedia dá os parabéns à NEC pelo lançamento de um laboratório FIWARE na Índia. Este dará um grande impulso na Índia às soluções inteligentes baseadas em normas e contribuirá muito para aproximar empresas que acreditam no FIWARE, para que colaborem e criem soluções inovadoras para cidades inteligentes. A Mobilepedia é o primeiro membro não europeu da FIWARE, e a primeira empresa na Índia a implementar soluções baseadas em FIWARE em qualquer cidade inteligente indiana. Estamos dispostos a explorar a possibilidade de colaborar com a NEC Technologies Índia em várias soluções de cidades inteligentes,” afirmou o Sr. Mukul Mahajan, Diretor da Mobilepedia.

A NEC é um membro platinum da Fundação FIWARE. Foi a primeira empresa de origem japonesa a integrar a Fundação e faz parte do conselho de administração e do comité de direção técnica da FIWARE Foundation, entidades que são as responsáveis pela tomada de decisão na fundação, contribuindo para o desenvolvimento, padronização e promoção da tecnologia FIWARE para acelerar cidades inteligentes e empresas industriais inteligentes utilizando IoT.

O laboratório FIWARE, que faz parte da comunidade FIWARE, é um ambiente sandbox não comercial, onde a inovação e a experimentação baseadas nas tecnologias FIWARE irão ocorrer. O laboratório irá hospedar soluções de cidades inteligentes e da Internet das Coisas (IoT) para a Índia e para os países asiáticos. A nova instalação é o primeiro laboratório FIWARE na Índia que é apoiado pela FIWARE Foundation e.V., e o primeiro laboratório FIWARE no mundo que é baseado na mais recente versão do OpenStack, designada Pike.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Últimas Notícias

Notícias3 semanas atrás

NetApp adquire StackPointCloud

A NetApp anuncia a aquisição da StackPointCloud, líder na tecnologia multicloud de Kubernetes. A união da StackPointCloud e da NetApp...

Notícias3 semanas atrás

Nova versão OutSystems 11 resolve problemas com sistemas obsoletos

A OutSystems lança a OutSystems 11, a primeira solução low-code a abordar um dos maiores problemas enfrentado atualmente pelos líderes de...

Notícias3 semanas atrás

Bizdirect implementa plataforma de Business Intelligence na Europneumaq

A Europneumaq confiou este ano à equipa e soluções da Bizdirect a implementação de um software de Business Intelligence pois...

Passaporte3 semanas atrás

Carlos Duarte reforça Marketing e Comunicação da Aptoide

A Aptoide reforçou a sua área de Marketing e Comunicação com a contratação de Carlos Duarte, para as funções de PR...

Notícias3 semanas atrás

PHC apresenta novidades na cloud que beneficiam as pequenas e microempresas

A PHC Software lança seis novas soluções setoriais na cloud. Estas novas soluções aproveitam o potencial de personalização do Drive FX,...

Notícias4 semanas atrás

Cumprimento do RGPD: 3 desafios a superar para evitar perdas de dados devido a ataques de ransomware

A INFINIDAT identifica os três desafios críticos que, na ótica dos seus especialistas, as empresas devem ter em conta para evitar...

Notícias4 semanas atrás

Checkpoint lança a primeira etiqueta com deteção de densidade do mundo

A Checkpoint Systems lança no mercado uma revolucionária solução de segurança desenhada especificamente para os artigos que se guardam em caixas....

Eventos4 semanas atrás

Saphety marca presença em vários eventos nacionais e internacionais

A Saphety com mais de 18 anos de experiência no mercado, é presença assídua a convite de várias entidades em...