2X ajuda as empresas a lidarem com BYOD

7392
0
Share:

A popularidade crescente do BYOD (Bring Your Own Device) tornou inevitável para as empresas implementarem este conceito nos processos de negócio. Embora o BYOD possa contribuir para aumentar os níveis de produtividade e melhorar a infraestrutura da empresa, existem alguns riscos de segurança associados.

Num ambiente BYOD, os administradores de TI enfrentam um problema difícil uma vez que têm de controlar o comportamento dos dispositivos pessoais dos colaboradores que têm acesso à rede. É por este motivo que antes de se implementar uma política BYOD, é necessário que as empresas deêm resposta a vários tipos de riscos de segurança.

Ataques de vírus e malware

Um programa BYOD irá permitir aos colaboradores ligarem-se à rede utilizando os seus dispositivos preferidos como iPhone, smartphones Android e portáteis. Enquanto os sistemas de uma rede empresarial são altamente seguros, permitir o acesso a dispositivos externos torna a rede empresarial vulnerável a ameaças online.

Os colaboradores descarregam ou têm instaladas diversas aplicações móveis que podem abrir uma porta a dados empresariais sensíveis. Dada a panóplia de aplicações, não é fácil manter-se todo este software devidamente actualizado. Na maioria das vezes, os dispositivos portáteis dos colaboradores não estão devidamente configurados e actualizados.

Importa ainda considerar que as aplicações móveis podem, por vezes, representar um problema, mesmo que não contenham infecções. Isto deve-se ao facto de muitas deles terem capacidade de aceder a informações sensíveis presentes nos dispositivos móveis.

Para conseguirem vencer este desafio, as empresas necessitam de implementar programas que possam permitir ou bloquear a utilização de aplicações móveis.

Isto é possível com a utilização de soluções de virtualização baseadas na cloud.

Gestão de dados

Localizar e gerir os dados em toda a rede empresarial é fundamental. Com o aumento do escrútinio de dados por parte das autoridades governamentais, as empresas necessitam de implementar programas de gestão de dados poderosos para armazenarem e protegerem dados de um modo eficiente. Com o BYOD, localizar e gerir os dados não é fácil. Outro problema prende-se com os contratos de licenciamento empresariais. Cada computador numa rede empresarial possui uma licença de software válida. Com o BYOD, os dispositivos pessoais podem não ter as licenças necessárias. Para além disso, dispositivos comprometidos por vírus ou aplicações maliciosas, podem levar a acessos indevidos às redes empresariais. Outra preocupação de segurança advêm de colaboradores descontentes que podem entregar informações privadas a concorrentes.

Dispositivos Roubados

Outra preocupação de segurança diz respeito à perda ou roubo de dispositivos pessoais. Quando se utilizam dispositivos pessoais nas empresas, normalmente eles possuem informações confidenciais e acesso previligiado ao servidor. Deste modo, quem encontrar um dispositivo perdido pode ganhar de imediato acesso a dados que não lhe pertencem.

VDI – a solução certa para as suas preocupações com o BYOD

A 2X Software disponibiliza uma resposta eficaz para a o BYOD, uma vez que utilizando uma solução segura e simples como o 2X ApplicationServer XG, pode criar uma infraestrutura de ambientes de trabalho virtuais.

Num ambiente VDI, as redes são construídas utilizando servidores virtuais. Ao utilizar RDP, o hypervisor garante a disponibilização de aplicações.Posteriormente os ambientes de trabalho virtuais são disponibilizados para os dispositivos pessoais, numa espécie de resposta ao BYOD.

Numa rede virutal, os dispositivos podem utilizam qualquer sistema operativo como Windows, Linux ou OSX. à medida que cada dispositivo acede a ambientes virtuais, os dados corporativos mantêm-se salvaguardados e seguros.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário