33174 0

2bpartner investe 350 mil euros no projeto Sphere Ultrafast Photonics

A 2bpartner, sociedade de capital de risco maioritariamente detida pelo grupo dst que gere o fundo Minho Inovação e Internacionalização, anunciou o investimento de 350 mil euros no projeto Sphere Ultrafast Photonics, visando o desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração na área dos lasers de impulsos ultra-curtos. Com uma equipa altamente qualificada, a Sphere Ultrafast Photonics conta com competências avançadas, assumindo-se como um pólo de inovação na área das tecnologias de ponta. O primeiro produto da empresa é o d-scan, que incorpora uma nova arquitetura capaz de medir e controlar impulsos laser ultra-curtos, com durações sem precedentes (próximas dos três femtosegundos). O d-scan pode ter aplicações variadas, desde a terapia e diagnóstico avançado em oftalmologia, até ao processamento de materiais com alta precisão.

Numa primeira fase, o público-alvo deste produto serão os institutos de investigação e departamentos de R&D de empresas que utilizam lasers de femtosegundos para o desenvolvimento de equipamentos para aplicação médica ou processamento de materiais. A maior fatia destes produtos destina-se ao mercado externo, existindo já contactos em países como França, Alemanha e Estados Unidos da América para a comercialização das primeiras unidades. Este é um passo fundamental para a internacionalização da empresa que está instalada na UPTEC, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e que já foi premiada no âmbito do concurso de ideias de negócio da academia portuense (Primeiro Prémio do concurso iUP25k 2013).

Criada em 2007 pela AIMinho, a 2bpartner tem como missão identificar empreendedores e equipas de gestão ambiciosas, com projetos e ideias inovadoras e de grande potencial. Especializada em Venture Capital, gere o fundo Minho Inovação e Internacionalização, criado em 2011, tendo a maioria do seu capital sido adquirida pelo grupo dst em 2012. Nos próximos dois anos, espera-se a realização de mais 20 investimentos em projetos inovadores e com potencial de internacionalização. Por esse motivo, os empreendedores são incentivados a submeter o seu projeto de negócio no site da empresa: www.2bpartner.com.

Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, trata-se de “uma aposta muito forte na inovação e na diversificação dos negócios, apoiando de raiz projetos ambiciosos e cujo caminho será, inevitavelmente, a internacionalização”, lembrando que “muitas ideias com valor só precisam de um investimento inicial para que possam florescer”. “Essa é a missão da 2bpartner e o grande objetivo do fundo Minho Inovação e Internacionalização”, concluiu.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Receitas de Serviços da Vodafone Portugal crescem 2,2% YoY no trimestre findo em dezembro

A Vodafone Portugal consolida a tendência de melhoria dos indicadores de negócio nos três meses findos em dezembro, naquele que é o terceiro trimestre do seu ano fiscal

GMV conclui com sucesso projeto de medicina no espaço

A GMV apresentou na Agência Espacial Europeia os resultados do projeto Study On Assisted Surgery for Space Exploration (SASPEX). O projeto teve como objetivo apresentar uma arquitetura-conceito de

Qlik Apresenta Qlik Sense Enterprise 3.0

A Qlik apresenta o Qlik Sense Enterprise 3.0, o mais recente lançamento da sua plataforma de Business Intelligence e análise de dados, disponível a partir de junho de 2016.

NEC Display Solutions estabelece novo benchmark com ecrã profissional MultiSync X474HB

A NEC Display Solutions Europe através da Liscic, apresenta o MultiSync X474HB, um ecrã de grande formato que se assume como uma excelente opção de sinalização digital para

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *