14065 0

28% dos europeus não comprovam a segurança dos sites onde introduzem dados

Quase 30% dos europeus introduzem dados confidenciais (incluindo dados financeiros) em páginas web sem comprovar primeiro se estas são autênticas. Dos países da Europa, Espanha é o mais descuidado, quase o triplo da média do continente. O país onde os utilizadores são mais precavidos é a França, onde só 9% não se certificam da segurança dos sites antes de introduzir informação pessoal. Estes são dados obtidos no estudo “Consumer Security Risk Survey 2013” realizado por B2B Internacional para a Kaspersky Lab.

Os cibercriminosos aproveitam esta despreocupação e criam versões falsas de sites para roubar as credenciais dos utilizadores. A criação de websites falsos que imitam sites de companhias importantes para roubar dados pessoais é uma fraude bastante popular na Internet. Uma proporção importante dos sites de phishing (1 em cada 5, segundo os dados da Kaspersky Lab) é criada para roubar informação financeira.

Os utilizadores ignoram muitas vezes esta ameaça e não tomam as medidas adequadas para se proteger. De facto, o estudo revela que 24% dos europeus nunca tinha ouvido falar de soluções capazes de comprovar a veracidade de um site, ou de prevenir perdas de dados.

Além disso, o estudo aponta que 62% dos inquiridos na Europa já foram pelo menos alvo de uma ameaça online aos seus activos financeiros e 41% dos que perderam dinheiro depois de um ataque online nunca o voltaram a recuperar. Portanto, os utilizadores devem ser o mais precavidos possível quando navegam e devem usar uma solução de segurança que inclua tecnologia de segurança nos pagamentos – esta combinação ajudará a evitar perdas financeiras.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Primavera Adquire Unidade de Negócio à SINFIC

A PRIMAVERA BSS acaba de anunciar que adquiriu a unidade de negócio Eye Peak da SINFIC. A PRIMAVERA pretende com esta aquisição reforçar a sua aposta no middle

NOS e Microsoft Portugal formalizam Parceria

A NOS integra, a partir de hoje, o Office 365 da Microsoft na sua oferta empresarial. Esta parceria foi assinalada com a assinatura de um protocolo entre Miguel

Capgemini premiada na categoria de inovação na dreamforce 2012

Pelo trabalho desenvolvido, em parceria com a salesforce.com, no âmbito de uma nova estratégia de relação multicanal com o cliente, a Capgemini foi premiada na categoria de Inovação

SAP Alimenta Nova Era de Colaboração Social Para Transformar o Trabalho

A SAP anunciou que foi nomeada como líder no “IDC MarketScape: Worldwide Enterprise Social Networks 2014 Vendor Assessment” . Esta nomeação resulta do facto de a plataforma social

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *