Connect with us

Leak Business

Fujitsu Anuncia Lançamento Mundial do Serviço Cloud K5 como Plataforma Aceleradora da Transformação Digital

Patricia Fonseca

Publicado a

A Fujitsu anuncia hoje a disponibilidade global do seu serviço cloud IaaS e PaaS de próxima geração, o Fujitsu Cloud Service K5. Esta é a primeira plataforma de computação na cloud que permite a transformação digital através da integração perfeita de ambientes TI tradicionais em novas tecnologias baseadas na cloud. Isto acelera o desenvolvimento de aplicações e junta uma fiabilidade, desempenho e escalabilidade de nível empresarial com a eficiência de custo da tecnologia cloud baseada em open source.

Enquanto um dos elementos centrais da Fujitsu Digital Business Platform MetaArc, a K5 possui um conjunto abrangente de tecnologias concebidas para permitir que as organizações desenvolvam e implementem novas aplicações nativas da cloud – chamadas ‘Fast IT’ ou Systems of Engagement. Ao mesmo tempo, a K5 permite que os clientes explorem o valor das suas instalações tradicionais ou ‘Robust IT’, também conhecidas como Systems of Record, através de uma integração perfeita e consistente em novas aplicações cloud.

Como tal, a Fujitsu possibilita que as organizações capturem o valor dos seus sistemas legados quando modernizam os ambientes TI. Os clientes podem tirar partido das poderosas capacidades da K5 nas áreas de integração e desenvolvimento de aplicações, bem como das capacidades mais amplas da MetaArc em alavancar a entrega e gestão multi-cloud automatizada, que se estende por todas as plataformas cloud populares.

MetaArc e K5 facilitam a rápida criação e implementação de novas soluções

A Fujitsu está a fornecer a centelha para a inovação, uma vez que a sua plataforma MetaArc permite um rápido desenvolvimento de aplicações. Isto cria novo valor através da digitalização de serviços TI empresariais existentes, alcançando uma integração rápida e efectiva em novos ambiente TI híbridos. Ciclos de lançamento muito mais rápidos permitem que as organizações testem mais depressa e tragam novos serviços ao mercado, ou falhem depressa e possam recomeçar sem perder demasiada dinâmica. Graças à abertura do K5 e à capacidade da MetaArc correr e gerir volumes de trabalho em qualquer plataforma, os novos sistemas podem ser executados em clouds públicas ou nos ambientes dos próprios clientes.

A integração de tecnologia UForge – da UShareSoft, recentemente adquirida pela Fujitsu – no K5 System Factory Service ajuda a activar a migração e a implementação/lançamento automatizados de aplicações, e suporta todas as plataformas cloud líderes de mercado, tanto dentro como fora das instalações, e não apenas os serviços cloud Fujitsu. Esta funcionalidade permitiu que um cliente piloto da K5, uma das maiores empresas mundiais de telecomunicações, tivesse uma melhoria superior a 30 por cento em lançamentos frequentes, numa aplicação de facturação mission critical.

Aberta, ágil e compatível

Ao ter a coragem de se afastar de tecnologias proprietárias e aproximar-se de uma arquitectura baseada em open-source para o K5, a Fujitsu também alcança eficiências de custo anteriormente inatingíveis e abre a porta a Custos Totais de Propriedade (TCO) mais baixos. O K5 significa que as empresas podem reduzir significativamente a fidelização a uma marca, devido à arquitectura OpenStack subjacente – que é apoiada por nível de serviço (SLAs) robustos e créditos de serviço medidos a partir do momento em que surge qualquer problema, outra funcionalidade que distingue o K5 de outros serviços cloud.

Disponível em quatro modelos – cloud pública, cloud privada virtual alojada, cloud dedicada e cloud dedicada nas instalações – a K5 é a primeira arquitectura cloud ágil do sector a usar a mesma abordagem para todas as versões. Todas possuem uma disponibilidade de 99,99 por cento, SLAs e o suporte de nível verdadeiramente empresarial essencial para disponibilizar sistemas mission critical a partir da cloud.

A Fujitsu já está a transformar a sua TI interna, explorando serviços legados com novos sistemas para um rápido retorno do investimento, ao migrar mais de 640 sistemas de negócios e mais de 13.000 servidores para K5. Ao mesmo tempo, a Fujitsu está a apoiar a comunidade open source, através de contributos para o OpenStack centrados em melhorias de nível empresarial.

Disponibilidade da K5
O Fujitsu Cloud Service K5 já está disponível em todo o mundo. A plataforma cloud K5 pode ser disponibilizada como cloud privada sobre data centers nas instalações ou alojada pela Fujitsu, bem como cloud pública com suporte para cloud privada virtual. Já está totalmente operacional no Japão e a Fujitsu vai adicionar o primeiro nó dedicado europeu no Reino Unido em Julho, seguindo-se a Finlândia em Outubro, a Alemanha em Novembro e a Espanha no início de 2017. Em 2017, a implementação global da K5 continuará, com novos centros em Singapura, Austrália e Estados Unidos da América.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias2 horas atrás

Bizdirect é o parceiro do ano da Microsoft Portugal em CRM

Decorre esta semana mais uma edição do Inspire, o evento anual da Microsoft Corporation dedicado ao ecossistema mundial de parceiros...

Notícias8 horas atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias8 horas atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias1 dia atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias1 dia atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias1 dia atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias1 semana atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias1 semana atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...