32495 0

Freguesias: portal desenvolvido pela ANO Software aproxima cidadãos da Administração Local

O portal e-freguesias, desenvolvido pela ANO Software, é um caso de sucesso e de inovação na aproximação dos cidadãos à Administração Pública Local.

A solução desenvolvida pela ANO Software foi a selecionada, no âmbito de um Concurso Público de Prévia Qualificação, que tinha como objetivo escolher a melhor proposta para o desenvolvimento de uma Plataforma de Serviços Partilhados, onde o cidadão tivesse acesso a um conjunto de ferramentas que lhe permitisse uma autonomia na sua intervenção a nível local.

Este portal, pioneiro neste segmento, foi desenvolvido em tempo record; como o garante Teresa Pacheco, Coordenadora do Projeto, quando diz que “o portal e-freguesias foi também um grande desafio pela exigência técnica e funcional que tivemos que implementar num curtíssimo período de tempo.”

A participação da ANO Software na implementação do portal e-freguesias representou “uma oportunidade por ser um projeto de expressão nacional que promove a aproximação do cidadão às tecnologias de informação como forma de acesso ao serviço público”, acrescenta a Coordenadora do Projeto.

O portal, garante Teresa Pacheco, pretende “mudar comportamentos, aproximar as pessoas das tecnologias e desenvolver práticas de infoinclusão”. Está, de acordo com a mesma fonte, “dimensionado para cerca de 1000 freguesias, espalhadas por todo o país”.

O e-freguesia disponibiliza um vasto conjunto de serviços online, de gestão documental e de processos, que potencia a redução do atendimento presencial nas freguesias.

O site também permite aos cidadãos disporem de um Atendimento Digital Assistido, que facilita a comunicação entre o cidadão e a Freguesia, proporcionando um espaço para melhorar a eficiência dos serviços públicos prestados. O cidadão dispõe de um portal integrado de fácil acesso, rápido e intuitivo.

O e-freguesias representa um ponto único de acesso para as Freguesias disponibilizarem os seus serviços online, permitindo-lhes interagir com os seus utentes, disponibilizando-lhes conteúdos, informações, eventos, notícias, destaques e documentos.
A ideia surgiu da necessidade de dotar o cidadão de um conjunto de ferramentas que lhe permita ser mais autónomo, na sua intervenção a nível local.

Este sucesso, reconhecido pela menção honrosa recebida, assim como pelo agradecimento explícito da ANAFRE, contribui decisivamente para a afirmação da missão da ANO Software. Assim, esta empresa orgulha-se de ser responsável pela criação dos produtos de software; pela produção dos serviços de instalação, de desenvolvimento e de integração dos sistemas existentes; bem como pela elaboração e implementação de ações de formação destinadas ao manuseio eficaz desta plataforma.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Ericsson demonstra o futuro no Mobile World Congress 2014

Tratando-se do mais importante evento no sector das telecomunicações, o Mobile World Congress é também a melhor oportunidade para assistir às mais recentes novidades da Ericsson que vão

400 concorrentes desenvolvem aplicações mobile em maratona de 24 horas

400 pessoas, agrupadas em 115 equipas, vão estar nos dias 13 e 14 de Dezembro no LX Factory a desenvolver aplicações mobile numa maratona de 24 horas, o

Transcom explica como fazer crescer o seu negócio

Numa altura em que a aposta nas vendas por telefone tem vindo a ganhar bastante relevância e a sua exigência aumenta, a Transcom lança o alerta sobre o

Hitachi Data Systems anuncia novas soluções para ambientes de Virtualização e Cloud

A CESCE SI divulga as novas soluções convergentes e hiperconvergentes para ambientes de virtualização e cloud, apresentadas pela sua parceira de negócios – Hitachi Data Systems Corporation, subsidiária

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *