Connect with us

Leak Business

Consumidores desafiam operadores a proporcionarem experiências ‘a um clique’

Patricia Fonseca

Publicado a

No que se refere à medição satisfação do cliente, os operadores de telecomunicações têm uma boa avaliação. No entanto, um novo estudo Ericsson ConsumerLab sugere que os ventos são de mudança, já que cada vez mais consumidores exigem o que é conhecido como uma experiência de “um clique”, isto é, a viagem ideal e sem quaisquer atritos para o consumidor, onde a compra online é realizada facilmente.

Esta experiência online sem falhas, facilitada por marcas inovadoras como a Amazon e a Netflix, torna a vida mais simples para os consumidores e permite poupar tempo. Mas o ideal de um clique serve ainda como uma chamada de atenção para os operadores, avisa Pernilla Jonsson, especialista em análise de comportamentos de consumo do Ericsson ConsumerLab, e autora do relatório ‘The One-Click Ideal – Challenging expectations for operators on the digital customer journey’ – baseado no estudo levado a cabo nas áreas urbanas da China e nos EUA.

“Neste estudo, os consumidores afirmaram ter expectativas mais baixas no que respeita aos seus operadores que a marcas de referência do mercado digital”, explica Jonsson. “Os operadores devem ver este facto como um desafio – e como uma oportunidade – para aproveitarem as possibilidades da digitalização para construírem uma experiência de marca realmente diferenciadora”.

A maioria dos consumidores indicou que a viagem ideal para o consumidor digital envolve uma mistura sincronizada de canais online e offline. Comparando com as marcas mais bem classificadas por estes consumidores, os operadores ficaram aquém das expectativas dos consumidores na análise que estes fizeram à ‘viagem digital’.

Foi pedido aos inquiridos que listassem as marcas que se destacam no que respeita a experiências digitais – como a Amazon, a Netflix e a Alipay – e que as comparassem com os seus operadores. Todas estas empresas obtiveram classificações mais elevadas que os operadores, revelando um desempenho muito superior a estes quando as questões recaíam sobre se tornavam a vida mais fácil, se disponibilizavam uma experiência sem problemas e
se garantiam a melhor experiência online.

O relatório indica que menos de metade dos inquiridos dos dois mercados em estudo associou o seu operador atual aos principais fatores que definem a satisfação da marca: uma experiência de um clique, um excelente serviço ao cliente e à proatividade.

Por outro lado, a maior parte concordou com o facto de que as boas ferramentas online conseguem melhorar a forma como olham para o operador. Mas Jonsson refere que a mera disponibilidade de ferramentas digitais já não é suficiente. “As expectativas dos consumidores transitaram da disponibilidade digital para a forma como a digitalização é capaz de lhes assegurar um maior valor”, sublinha.

“O ideal de um clique desafia os operadores a pensarem de forma diferente. Para materializar esta visão, um operador deve orquestrar e sincronizar entre as barreiras organizacionais dentro de toda a organização.

Estamos a entrar numa era em que as marcas vão competir entre si em várias indústrias ao mesmo tempo. A não ser que os operadores consigam ocupar um espaço na mente dos consumidores, não vão ser considerados por estes como uma marca que merece um pagamento ao fim do mês”, acrescenta.

As conclusões do estudo sublinham ainda a necessidade de reinventar os papéis dos diferentes pontos de contacto na viagem do consumidor – incluindo o suporte ao cliente e a gestão de contas – estejam os utilizadores online ou offline.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias1 dia atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias1 dia atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias2 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias2 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias2 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias3 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias4 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte4 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...