Estudo Regus revela que 38% dos portugueses diz que os cafés apenas servem para ver e-mails, não para trabalhar

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Um novo estudo do fornecedor global de locais de trabalho Regus revela que, a nível mundial, os profissionais com alguma mobilidade não se importam de verificar e-mails num café, mas só conseguem trabalhar neste ambiente 20 minutos no máximo.

Dos mais de 44.000 profissionais em mais de 100 países em todo o mundo, quase metade relatou que os cafés (49%) e transportes públicos são bons para verificar e-mails, apenas com 41% a dizer que prefere não responder às mensagens durante o seu trajeto. Em Portugal, 38% dos profissionais concorda com o facto de os cafés serem um local para verem os e-mails e 28% não responde entre deslocações.

Em termos globais, dois quintos dos inquiridos ficam contentes ao ter uma curta troca de e-mails enquanto bebem um café até encontrarem um ambiente de trabalho mais adequado para outro tipo de tarefas.

Cafés e transportes movimentados também não fornecem o ambiente certo para a verificação e aprovação de documentos ou a realização de conference calls importantes. A privacidade também é um problema, com os colaboradores a evitarem chamadas e e-mails sensíveis enquanto estão on-the-go. Longe do escritório, ambientes não-profissionais não servem para tarefas que exijam tempo e sensibilidade.

As principais conclusões globais incluem: 

Tarefas e onde são realizadas confortavelmente

O carro é considerado um local aceitável para fazer chamadas telefónicas (39%), mas não para conference calls (12%), talvez devido ao risco de perder ligação.

No caso dos portugueses, 48% e 5%, respetivamente. Por outro lado, quase um quarto dos entrevistados encontra-se feliz ao realizar as suas tarefas principais (até metade de um dia) em business lounges (23%), quando estes oferecem a privacidade e a tranquilidade necessárias.

Jorge Valdeira, Country Manager da Regus Portugal, afirma: “Com Wi-Fi disponível em quase toda parte é certamente conveniente parar num café e rapidamente ver alguns e-mails num smartphone. No entanto, o ambiente calmo fornecido por um business lounge permite uma maior produtividade. Em vez de curtos picos de atividade, quando se está em movimento, os colaboradores podem realizar trabalhos mais longos sem interrupções.

Um business lounge é ideal para chamadas telefónicas ou conference calls, sem os intervenientes terem de se preocupar em perder a ligação ou em serem perturbados por outros viajantes. Uma má ligação ou ruído de fundo podem afetar a imagem profissional de um negócio, pelo que são fatores importantes a ter em consideração quando as chamadas que envolvem um cliente ou potencial cliente.»

Metodologia

Em julho de 2015, mais de 44.000 colaboradores foram entrevistados, via questionário online, em mais 100 países, incluindo Portugal. Estes foram angariados a partir da base de dados mundial de contactos da Regus, altamente representativa, que inclui mais de 2 milhões de profissionais inseridos no mundo dos negócios.

Os entrevistados foram convidados a expressar-se sobre o trabalho on-the-go. A pesquisa foi gerida e administrada pela empresa independente de estudos de mercado MindMetre Research.


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Patricia Fonseca

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