Connect with us

Leak Business

Dia Internacional da Mulher: Estudo da Accenture revela que competências digitais ajudam a alcançar a igualdade de género no local de trabalho

Patricia Fonseca

Publicado a

As mulheres com competências digitais estão a contribuir para minimizar a desigualdade de género no local de trabalho. E a fluência digital, a forma como as pessoas recorrem e utilizam as tecnologias digitais para se tornarem mais informadas, conectadas e efetivas, desempenha um papel determinante para ajudar as mulheres a alcançar a igualdade de género e a tornar o ambiente de trabalho mais equilibrado.

Um novo estudo da Accenture lançado no âmbito do Dia Internacional da Mulher, intitulado Getting to Equal: How Digital is Helping Close the Gender Gap at Work, revela que as mulheres estão a usar as competências digitais para obter uma vantagem ao se prepararem para encontrar um emprego e progredir na carreira. As mulheres ainda estão um passo atrás dos homens em termos de fluência digital na maioria dos 31 países analisados nesta pesquisa, pelo que o investimento nessas competências pode alterar este cenário.

Se as empresas e os governos contribuírem para duplicar o ritmo ao qual as mulheres se tornam digitalmente fluentes, a igualdade de género seria alcançada em 25 anos nos países mais desenvolvidos, contra 50 anos ao ritmo atual. Nos países em desenvolvimento, a igualdade de género no local de trabalho pode ser alcançada em 45 anos, versus os atuais 85 anos.

As mulheres representam um segmento de talento ainda pouco explorado que pode ajudar a reduzir a lacuna entre as competências necessárias para manter a competitividade e o talento disponível”, refere Pierre Nanterme, Chairman e CEO da Accenture. “Há uma clara oportunidade para que empresas e governos colaborem no sentido de capacitar as mulheres com competências digitais, de forma a acelerar a igualdade de género no mercado de trabalho”.

Apesar de a fluência digital ajudar as mulheres a progredir nas suas carreiras, o seu impacto ainda não permitiu reduzir as diferenças em cargos executivos ou relativamente a salários. Os homens ainda representam os elementos do agregado familiar com salário superior, nas três gerações. Esta situação irá alterar-se à medida que as mulheres da geração millennial, nascidas entre o início dos anos 80 e 2000, atinjam cargos de gestão. O estudo mostra que 49% de todas as profissionais e 56% das mulheres da geração millennial aspiram a posições de chefia. Mais de metade das profissionais e 56% das millennials acreditam ter as competências certas para serem líderes.

O estudo da Accenture constatou ainda que, em geral, quando ambos os géneros têm o mesmo nível de proficiência digital, as mulheres são melhores a tirar partido dessas competências para encontrar um emprego. As mulheres apresentam níveis mais elevados de formação em 16 dos 31 países estudados. Paralelamente, o nível de ensino superior em mulheres profissionais quase duplicou numa geração. Mais de metade das profissionais da Geração X (nascidas entre o início dos anos 60 e 1980) conseguiu um diploma universitário ou superior, em comparação com apenas 27% das suas mães, revela ainda o estudo da Accenture.

Há muitas formas de reduzir a desigualdade de género no local de trabalho, mas o digital é um veículo particularmente poderoso”, refere José Galamba de Oliveira, Presidente da Accenture Portugal.Apesar de a igualdade de género não se tornar realidade de um dia para o outro, o investimento realizado no desenvolvimento das competências digitais das mulheres – através de educação, formação e aprendizagem on-the-job – vai ajudar a acelerar o seu progresso em todas as fases da carreira

 

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias14 horas atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias14 horas atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias2 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias2 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias2 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias3 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias4 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte4 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...