IBM Cloud selecionada para app inovadora da LisboaHorizontal

16280
0
Share:

A IBM Portugal e a LisboaHorizontal, uma startup na área de Smarter Transportation, acabam de assinar um protocolo de cooperação na área de cloud. Esta parceria prevê a utilização da plataforma cloud da IBM Softlayer, mantendo a arquitetura e os ambientes de TI da startup, por forma a aumentar e melhorar a sua capacidade de lidar com o crescente número de clientes e transações que se esperam.

A LisboaHorizontal é uma aplicação GPS a ser lançada na próxima Primavera e que tem por funcionalidade ajudar e aconselhar o utilizador sobre o melhor percurso para ciclistas (amadores e profissionais) dentro da cidade de Lisboa. Ao definir o trajeto mais fácil, rápido e plano, de acordo com o ponto de partida e o destino, permitindo ainda a conexão com os transportes públicos, a nova app facilita o uso da bicicleta na cidade de Lisboa, procurando evitar as famosas 7 colinas, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade económica e ambiental da cidade.

O acordo inclui o acesso à plataforma cloud da IBM Softlayer, permitindo utilizar os servidores e a arquitetura da LisboaHorizontal sem qualquer impacto e sem a necessidade de proceder a alterações nas cargas/ambiente de trabalho.  Ao invés, esta passagem para a IBM Softlayer continua a respeitar a arquitetura existente, permitindo uma maior capacidade de escalabilidade, fornecendo à startup uma oportunidade de maior crescimento e uma experiência mais integrada, inovadora e personalizada para os seus utilizadores.

“Como trabalhamos com ficheiros de informação muito grandes, necessitamos de capacidades extraordinárias ao nível da CPU e da Memória Gráfica. Os Poderosos Servidores da IBM, permitem-nos reduzir o tempo de modelação e cálculo 3D da informação, de 2 meses para 2 semanas, permitindo-nos ainda em simultâneo aumentar a dimensão das áreas estudadas”, sublinha Pedro Simões Fernandes, da LisboaHorizontal.

Esta parceria surge no âmbito do Programa IBM Global Entrepreneur for Cloud Startups, lançado recentemente pela Companhia, e que tem por objetivo ajudar startups e empreendedores de todo o mundo a aproveitar o poder da cloud e da rede global da IBM, com acesso privilegiado a clientes corporativos, consultores e centros de inovação. A IBM compromete-se assim a proporcionar às startups as ferramentas necessárias para que possam criar, lançar e capitalizar o seu negócio e a próxima geração de aplicações na cloud.

“Esta colaboração com a LisboaHorizontal é um claro exemplo de como a utilização do programa IBM Global Entrepreneur para startups pode ajudá-las a dar um passo em frente no seu início de vida, e representa, mais uma vez, o investimento que a IBM continua a fazer em Portugal, promovendo o crescimento da economia digital nacional. Este programa terá sucesso na medida em que as startups que apoiamos tenham elas próprias sucesso, e contamos, com este anúncio, contribuir para a criação e o crescimento de ainda mais empresas portuguesas”, sustenta Gonçalo Costa Andrade, Diretor da Divisão de Cloud da IBM Portugal.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário