20758 0

Estudo Regus revela que os Portugueses fazem mais horas extra à quarta-feira

Um novo estudo do fornecedor global de locais de trabalho Regus revela que, a nível mundial, os colaboradores têm uma maior probabilidade de realizar horas extras à segunda-feira e que a maioria faz 2 a 4 horas a mais por semana. Para os portugueses, o dia da semana mais propício a horas extraordinárias é a quarta-feira, normalmente entre 2 a 4 horas por semana.

Essa última pesquisa, que reflete as opiniões de mais de 44.000 profissionais em mais de 100 países em todo o mundo, mostra que um horário laboral alargado tornou-se a norma com a maioria dos colaboradores a colocar pelo menos uma pequena quantidade de horas extras a cada semana. Mais de um em cada dez (14%) pode estar perto de um burnout ao trabalhar semanalmente mais de 15 horas do que o previsto. Em Portugal, 11% dos profissionais encontra-se nesta situação.

Os principais resultados globais incluem: 

A maioria dos trabalhadores faz cerca de 2 a 4 horas a mais por semana (19%).

Dia da semana_Horas extrasNo caso dos portugueses, 21%. 

Mas mais de um em cada dez (14%) relata mais de 15 horas de trabalho extraordinário por semana, o que está muito perto de dois dias úteis adicionais.

No caso dos portugueses, 11%. 

37% trabalha um dia extra completo ou mais, confirmando que as horas extraordinárias por dia é a norma para muitos colaboradores a nível mundial.

No caso dos portugueses, 43%. 

O dia em que os colaboradores são mais propensos a permanecer por mais tempo no local de trabalho é a segunda-feira (16%), para recuperar o tempo de pausa do fim-de-semana.

No caso dos portugueses, esse dia é a quarta-feira (12%).

Os profissionais estão ansiosos para sair mais cedo na sexta-feira, quando apenas 10% assume fazer regularmente horas extraordinárias neste dia.

Horas extraordinárias por semana

No caso dos portugueses, 9%.

Jorge Valdeira, Country Manager da Regus Portugal, comenta: «Enquanto o compromisso dos colaboradores é globalmente admirável, é preocupante que uma parte esteja a trabalhar o equivalente a uma semana de sete dias. Embora não seja saudável a realização de tantas horas extraordinárias, também é importante contribuir para o bem-estar do colaborador.

Se realizarem algumas dessas horas extra a partir de uma localização mais perto de casa, vão beneficiar de um trajeto mais curto no final do dia e de uma utilização mais eficiente do seu tempo. Ao combinar um horário alargado com deslocações esgotantes casa-trabalho, estes profissionais podem enfrentar muito em breve um burnout».

Resumo – Horas extraordinárias por semana:

  • 12% – 1 ou mais
  • 19% – 2 a 4
  • 17% – 4 a 6
  • 15% – 6 a 8
  • 16% – 8 a 12
  • 7% – 12 a 15
  • 14% – Mais de 15

Resumo – Dia da semana mais provável para fazer horas extras:

  • 16% – Segunda-feira
  • 10% – Terça-feira
  • 9% – Quarta-feira
  • 11% – Quinta-feira
  • 10% – Sexta-feira
  • 9% – Sábado
  • 7% – Domingo

Metodologia

Em janeiro de 2015, mais de 44.000 colaboradores foram entrevistados, via questionário online, em mais 100 países, incluindo Portugal. Estes foram angariados a partir da base de dados mundial de contactos da Regus, altamente representativa, que inclui mais de 2 milhões de profissionais inseridos no mundo dos negócios.

Os entrevistados foram convidados a expressar-se sobre o trabalho extraordinário. A pesquisa foi gerida e administrada pela empresa independente de estudos de mercado MindMetre Research.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

SAFIRA disponibiliza nova oferta focada na Gestão de Capital Humano e Talentos

A SAFIRA acaba de anunciar o enriquecimento do seu portefólio com uma oferta integrada para a Gestão de Capital Humano e Talentos que combina a linha Smarter Workforce

NEC atualiza portefólio de soluções para backhaul de pequenas células

A NEC Corporation anunciou a mais recente atualização ao seu portefólio de soluções para backhaul de pequenas células. O anúncio reflete os esforços contínuos de desenvolvimento da empresa,

Alcatel-Lucent lança tecnologia revolucionária para redes baseadas em fibra

A Alcatel-Lucent  apresenta a primeira solução Time and Wavelength Division Multiplexed Passive Optical Networks (TWDM-PON) da indústria. Esta nova tecnologia de acesso fixo a banda ultra larga vai

Parceria IBM com 200 universidades e institutos, 4 portugueses, para formar próxima geração de programadores na cloud

A IBM acaba de anunciar uma iniciativa em cloud dedicada ao mundo académico – a Academic Initiative for Cloud – com o objetivo de formar e incentivar a

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *