20370 0

1ª Edição do Prémio Inovação NOS distingue quatro empresas

Estão entregues os Prémios Inovação NOS: CaetanoBus, Critical Materials, BySide e Veniam são as empresas vencedoras, distinguidas com um prémio global 380 mil euros em comunicações e publicidade. A decisão foi anunciada esta tarde, em Lisboa, na presença do Comissário Europeu, Carlos Moedas e de Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.

A CaetanoBus venceu na categoria “Grandes Empresas”, com a solução E.COBUS, e a Veniam venceu na categoria “Startups”, com a solução Rede Wireless de Veículos. A qualidade dos projetos apresentados levou ainda o júri a designar dois vencedores na categoria “Pequenas e Médias Empresas”: a Critical Materials, com a solução PRODDIA Framework, e a BySide, com a solução Plataforma Byside. As quatro soluções premiadas compreendem inovação no setor da saúde, dos transportes e das tecnologias de informação e comunicação.

A diversidade de projetos a concurso e a heterogeneidade sectorial das candidaturas revelam o potencial desta iniciativa como motor de desenvolvimento para a inovação e para as empresas portuguesas.

“O desafio que nos trouxe aqui hoje é motivo de grande orgulho e satisfação para a NOS. Trata-se de uma distinção que nasce para fazer a diferença. E fazer a diferença é algo que está inscrito no ADN da NOS desde a sua criação. Premiámos a inovação, a capacidade e a excelência das empresas portuguesas, afirma Miguel Almeida, CEO da NOS. “O Prémio Inovação NOS é, em si mesmo, uma iniciativa catalisadora da inovação empresarial, que abre espaço para que todos possam demonstrar a qualidade, o valor e o potencial dos seus projetos”, reforça o responsável.

“Este prémio surge enquadrado na estratégia da NOS e na nossa visão da inovação como algo indispensável ao sucesso no competitivo mundo atual. Acreditamos na relevância de apostar no que é realmente bom, na criação de valor dentro das empresas portuguesas e na importância de investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços diferenciados, competitivos e que gerem riqueza para o país”, diz Miguel Almeida.”

Por seu lado o Presidente do Conselho de Administração da Global Media, Daniel Proença de Carvalho afirma que “A inovação é o único meio de as empresas se manterem competitivas no mundo global. Levamos a sério esse tema na valorização das marcas do Grupo Global Media, de que são exemplos a TSF e o Dinheiro Vivo.”

“Se há um caso em Portugal de extraordinária inovação, quer tecnológica, quer no relacionamento com os clientes, quer no marketing, esse é o caso da NOS. Por isso, estamos particularmente felizes pelo lançamento desta iniciativa que a NOS nos proporcionou e mais felizes pelo seu sucesso, medido pelo número de candidatos que apresentaram os seus projetos e pela qualidade dessas candidaturas, em que se distinguiram as quatro empresas que hoje foram premiadas. Como “Grandes ideias merecem mais”, importa que comecemos desde já a trabalhar na segunda edição do Prémio Inovação NOS” conclui Daniel Proença de Carvalho.

Os quatro vencedores receberam o Prémio NOS, através do qual beneficiam de serviços de comunicações no valor total de 100 mil euros ao longo de três anos. Para além disso, as empresas finalistas, 10 por categoria, recebem um prémio no valor de 20 mil euros em publicidade nos meios da Global Media Group, valor que sobe para os 70 mil euros no caso das empresas vencedoras das três categorias.

Para além dos vencedores, foram também atribuídas cinco menções honrosas a projetos que se destacaram pelo potencial de inovação e pelo contributo trazido na criação de valor.

O Prémio Inovação NOS é uma iniciativa da NOS, em parceria com o Dinheiro Vivo e a TSF, que visa premiar novas áreas de negócio e projetos de inovação nas empresas nacionais. Com a assinatura “Grandes ideias merecem mais”, este projeto pretende reconhecer o valor das empresas para o crescimento da economia portuguesa e incentivar a dinamização do mercado, através da aposta na inovação. Mais informações em www.premionosinovacao.pt.

Lista completa de Vencedores e Menções Honrosas

Categoria Grandes Empresas

  • Vencedor: CaetanoBus – Fabricação de Carroçarias S.A. com a solução E.COBUS
  • Menção Honrosa: Procalçado – Produtora de Componentes para Calçado, S.A. com a solução Lemon Jelly
  • Menção Honrosa: EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. com a solução Water Beep

Categoria Pequenas e Médias Empresas

  • Vencedor: Critical Materials, S.A. com a solução PRODDIA ® Framework
  • Vencedor: Byside – Telecomunicações e Serviços Informáticos Lda. com a solução Plataforma Byside
  • Menção Honrosa: Jorge Filipe Ferreira, Unip. Lda, com a solução meia.duzia ®

Categoria Startups

  • Vencedor: Veniam, Unipessoal Lda., com a solução Rede Wireless de Veículos
  • Menção Honrosa: YUDECOR, Reabilitação e Decoração de Espaços, Lda., com a solução de Mobiliário adaptado
  • Menção Honrosa: RAIZECROWD – Serviços de Informação e Tecnologia, Lda, com a solução Raize

Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Dimension Data continua a liderar no Quadrante Mágico da Gartner

A Dimension Data anunciou hoje que é uma de seis organizações internacionais posicionadas pela Gartner, Inc., no Quadrante de Líderes no relatório Magic Quadrant for Communications Outsourcing and

Soluções da EMC na Câmara Municipal da Maia

A Câmara Municipal da Maia selecionou as soluções de Unified Storage, nomeadamente dois EMC Centera, da EMC Portugal para a sua plataforma de Preservação de Arquivos Eletrónicos. A necessidade

Tech Data anuncia lançamento global da plataforma TDCloud

A Tech Data Corporation deu mais um importante passo na sua estratégia “cloud” com o lançamento mundial da sua plataforma de serviços, TDCloud, alimentada por StreamOne, uma ferramenta

Altitude Publica Guia Sobre Como Desenhar uma Campanha de Chamadas Outbound Bem-Sucedida

Apesar de as aplicações móveis, as redes sociais e os chats serem atualmente os canais preferenciais para chegar aos clientes mais jovens, o telefone continua a ser um

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *