Connect with us

Notícias

10ª edição do Greenfest decorre entre 28 de Setembro e 1 de Outubro

Bruno Fonseca

Publicado a

O Greenfest conta reunir 20 mil pessoas, no Centro de Congressos do Estoril entre 28 de setembro e 1 de outubro.

A comemorar o décimo aniversário, o Greenfest tem este ano a Suécia e a Holanda como países convidados, num programa traçado para famílias e empresas, de forma a promover as melhores práticas de sustentabilidade em casa e no trabalho.

Na edição deste ano do Greenfest, a indústria da moda vai estar em destaque com o lançamento da plataforma digital e física Fair Bazaar, que vai ligar ao mercado, empresas das áreas têxtil, decoração e cosmética.

O principal objetivo da Fair Bazaar é construir uma comunidade global de consumidores conscientes, éticos e dedicados, que partilhem conteúdos de qualidade e um estilo de vida justo e sustentável. Todos os projetos que integram esta plataforma cumprem com os princípios da sustentabilidade.

Durante os quatro dias do evento, a Fair Bazaar terá várias pop-up stores dentro do Centro de Congressos do Estoril com a presença de marcas nacionais e internacionais.

A Fair Bazaar vai promover, ao longo de todo o evento, uma série de workshops e encontros entre os vários stakeholders da indústria da moda, juntando à conversa designers, stylists, empreendedores e clientes para debater questões como a forma como as principais marcas éticas estão a revolucionar a indústria da moda ou ações para tornar os consumidores mais conscientes.

Uma das iniciativas terá como oradora Safia Minney, a fundadora da marca de moda sustentável e de comércio justo People Tree.

A Fair Bazaar organiza ainda no dia 28 de setembro à tarde um desfile Eco Fashion, baseado no tema do mar que vai encerrar a conferência “Economia Azul” dedicada aos oceanos e seu potencial.

Como já é habitual no Greenfest, há inúmeras ativações para famílias durante o fim de semana, quer nos espaços interiores quer no exterior, sendo que pela primeira vez os expositores do Greenfest vai ocupar os jardins do Casino do Estoril, até à marginal e à Fiartil.

A Quinta pedagógica do Pisão, com passeios de burro, a Quinta da Pedra Amarela, que propõe desportos mais radicais com apoio de monitores, e os Parques de Sintra Monte da Lua são algumas das instituições com atividades para quatro gerações, dos bisavós aos bisnetos.

Há rastreios de saúde e inúmeras iniciativas na área de saúde e bem-estar, como um mercado de produtos biológicos, showcookings, workshops de apicultura, compostagem, construção, tecelagem, artes e ofícios, eficiência energética, entre muitos outros, sendo ainda de salientar a possibilidade de testar automóveis elétricos e híbridos e um espaço para a adoção responsável de animais.

O papel dos cidadãos e das instituições na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 vai estar em grande destaque na conferência inaugural de dia 28 de setembro, que conta com oradores como, entre outros, Mattias Goldmann, CEO do Fores – Forum for Reforms, Entrepreneurship and Sustainability, o antigo chairman do BPI e ex-presidente da Fundação Gulbenkian, Artur Santos Silva, a investigadora Maria Mota, a secretária-geral do BCSD, Sofia Santos, o presidente da comissão executiva da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha,  e a presidente da associação Grace, Paula Guimarães.

Os objetivos estipulados pelas Nações Unidas são transversais à sociedade e só podem ser atingidos por práticas individuais e coletivas, sendo por isso essencial levar as melhores práticas domésticas, como a reciclagem ou a poupança de energia, para as empresas.

Um exemplo seguido pelo Greenfest em que os materiais utilizados para decorar o Centro de Congressos do Estoril seguem uma filosofia de “upcycle”, com reutilização de materiais que após o evento continuam o ciclo da economia circular para um objetivo zero de desperdício.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias14 horas atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte16 horas atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias16 horas atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias16 horas atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias6 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias6 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias6 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...

Notícias2 semanas atrás

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

A Findster  anuncia que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e...