19012 0

Xerox apresenta novas soluções para melhorar as redes de transportes na Europa

A Xerox acaba de reforçar a sua oferta para a área dos Transportes, com soluções de mobilidade com dois sistemas, já testados em algumas redes de transportes europeias.

Vehicle Passenger Detection System (VPDS) e Xerox Seamless são as duas propostas da Xerox para reforçar a eficiência da rede de transporte privado e público, respetivamente.

Solução que potencia o carsharing e a redução da poluição

 A Xerox acaba de testar um novo sistema automatizado – Vehicle Passenger Detection System (VPDS) e o objetivo é melhorar a eficácia da gestão das estratégias de carpooling e carsharing, visando a redução do tráfego.

A solução da Xerox é pioneira no mercado e permite determinar, com precisão, o número de pessoas em cada viatura, contribuindo para a promoção de uma rede automóvel mais eficiente, com menos congestionamento, poluição, stress e menores tempos de viagem.

O teste piloto, desenvolvido em colaboração com o Centro de Estudos Francês e de Especialistas em Risco, Ambiente, Mobilidade e Planeamento do Território Nacional (CEREMA) e a Direção Regional do Ambiente, Planeamento e Alojamento (DREAL) – aconteceu na movimentada fronteira francesa com a Suiça (Jougne/Vallorbe) e apresentou o potencial impacto do software na rede de transportes.

Através das faixas de High Occupancy Vehicle (HOV), as autoridades poderão motivar os condutores que efetuem sempre os mesmos trajetos, diariamente, a aderirem à solução de carpooling.

Entre os resultados, destacam-se:

  • 95% de precisão na deteção do número de passageiros por viatura;
  • 97% de precisão na deteção de apenas um condutor por viatura;
  • O teste piloto também concluiu que, de manhã, na hora de ponta, 85% das viaturas não tinha passageiros (só o condutor); 12% tinha um passageiro e menos de 3% tinha dois ou mais passageiros.

Esta solução tem por base as técnicas de visão computacional, bem como a geometria de algoritmos, ambos patenteados pelo Xerox Research Labs, e que consegue distinguir lugares vazios dos lugares ocupados.

O sistema desenvolvido pela Xerox está em conformidade com a legislação de protecção de dados, ao recorrer à aplicação de técnicas irreversíveis de desfocagem das imagens, para impedir a identificação pessoal, bem como a destruição dos registos fotográficos após estes serem processados.

Solução Xerox Seamless melhora a eficiência dos transportes públicos

As autoridades responsáveis pela rede de transportes da região de Valence, localizada no Sudeste de França, estão a testar a solução Xerox Seamless™, para uma melhor gestão da rede.

A tecnologia permite efectuar pagamentos, através do smartphone, na rede de transportes públicos, possibilitando aos cidadãos e operadores, um novo nível de mobilidade urbana.

A solução é compatível com todas as operadoras de telecomunicações móveis e está acessível a partir do download da App.

Através da instalação de “Etiquetas Near Field Communications” (NFC) em toda a rede, os passageiros apenas precisam, primeiro, de se registar, através da aplicação, no Xerox Seamless, e, posteiormente passar o smartphone em qualquer “Etiqueta”.

O sistema cria e armazena uma transacção e envia-a para o smartphone. Não é necessário uma ligação à rede de internet constante, já que a transacção é transmitida quando a ligação à rede estiver disponível.

Com base na tecnologia patenteada da Xerox, o sistema Xerox Seamless™ poderá ser usado em comboios, autocarros, eléctricos, parqueamentos e locais de carpooling, assumindo-se como uma opção vantajosa para a grande maioria dos utilizadores da rede de transportes.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Governo do Japão distingue Konica Minolta

O Ministério do Ambiente do Japão distinguiu a Konica Minolta com o “2013 Environment Minister’s Award for Global Warming Prevention Activity (Implementation of Countermeasures)”, um prémio que reconhece

Arrow apresenta nova gama All-Flash Array NetApp AFF8000

A Arrow anuncia a disponibilidade imediata dos novos sistemas de armazenamento NetApp All Flash FAS (AFF) 8000, com um desempenho de nível mundial, uma excelente gestão de dados,

PRIMAVERA BSS reforça aposta no setor do Retalho

A PRIMAVERA BSS solidificou a sua aposta no setor do Retalho através da disponibilização de uma nova versão da solução Tlim e da integração deste POS com o

Samsung Electronics vence 29 prémios no festival Cannes Lions 2016

A edição mais recente do Festival de Criatividade Internacional Cannes Lions premiou a Samsung com 29 galardões, incluindo o de “Creative Marketer of the Year”. Estes prémios reforçam

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *