Xerox apresenta novas soluções para melhorar as redes de transportes na Europa


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Xerox acaba de reforçar a sua oferta para a área dos Transportes, com soluções de mobilidade com dois sistemas, já testados em algumas redes de transportes europeias.

Vehicle Passenger Detection System (VPDS) e Xerox Seamless são as duas propostas da Xerox para reforçar a eficiência da rede de transporte privado e público, respetivamente.

Solução que potencia o carsharing e a redução da poluição

 A Xerox acaba de testar um novo sistema automatizado – Vehicle Passenger Detection System (VPDS) e o objetivo é melhorar a eficácia da gestão das estratégias de carpooling e carsharing, visando a redução do tráfego.

A solução da Xerox é pioneira no mercado e permite determinar, com precisão, o número de pessoas em cada viatura, contribuindo para a promoção de uma rede automóvel mais eficiente, com menos congestionamento, poluição, stress e menores tempos de viagem.

O teste piloto, desenvolvido em colaboração com o Centro de Estudos Francês e de Especialistas em Risco, Ambiente, Mobilidade e Planeamento do Território Nacional (CEREMA) e a Direção Regional do Ambiente, Planeamento e Alojamento (DREAL) – aconteceu na movimentada fronteira francesa com a Suiça (Jougne/Vallorbe) e apresentou o potencial impacto do software na rede de transportes.

Através das faixas de High Occupancy Vehicle (HOV), as autoridades poderão motivar os condutores que efetuem sempre os mesmos trajetos, diariamente, a aderirem à solução de carpooling.

Entre os resultados, destacam-se:

  • 95% de precisão na deteção do número de passageiros por viatura;
  • 97% de precisão na deteção de apenas um condutor por viatura;
  • O teste piloto também concluiu que, de manhã, na hora de ponta, 85% das viaturas não tinha passageiros (só o condutor); 12% tinha um passageiro e menos de 3% tinha dois ou mais passageiros.

Esta solução tem por base as técnicas de visão computacional, bem como a geometria de algoritmos, ambos patenteados pelo Xerox Research Labs, e que consegue distinguir lugares vazios dos lugares ocupados.

O sistema desenvolvido pela Xerox está em conformidade com a legislação de protecção de dados, ao recorrer à aplicação de técnicas irreversíveis de desfocagem das imagens, para impedir a identificação pessoal, bem como a destruição dos registos fotográficos após estes serem processados.

Solução Xerox Seamless melhora a eficiência dos transportes públicos

As autoridades responsáveis pela rede de transportes da região de Valence, localizada no Sudeste de França, estão a testar a solução Xerox Seamless™, para uma melhor gestão da rede.

A tecnologia permite efectuar pagamentos, através do smartphone, na rede de transportes públicos, possibilitando aos cidadãos e operadores, um novo nível de mobilidade urbana.

A solução é compatível com todas as operadoras de telecomunicações móveis e está acessível a partir do download da App.

Através da instalação de “Etiquetas Near Field Communications” (NFC) em toda a rede, os passageiros apenas precisam, primeiro, de se registar, através da aplicação, no Xerox Seamless, e, posteiormente passar o smartphone em qualquer “Etiqueta”.

O sistema cria e armazena uma transacção e envia-a para o smartphone. Não é necessário uma ligação à rede de internet constante, já que a transacção é transmitida quando a ligação à rede estiver disponível.

Com base na tecnologia patenteada da Xerox, o sistema Xerox Seamless™ poderá ser usado em comboios, autocarros, eléctricos, parqueamentos e locais de carpooling, assumindo-se como uma opção vantajosa para a grande maioria dos utilizadores da rede de transportes.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *