19012 0

Vodafone Portugal melhora a experiência de TV com a solução Ericsson Media Delivery Network

A Ericsson e a Vodafone Portugal anunciam a seleção e a integração da solução Ericsson Media Delivery Network para criar serviços de valor acrescentado centrados em media que irão potenciar uma melhor experiência de vídeo aos consumidores, possibilitando ainda a redução das despesas operacionais. A mais recente solução implementada em Portugal complementa o portefólio de Media da Ericsson implementado em Portugal e noutros países e permite uma integração mais estreita das novas capacidades das diferentes plataformas, de forma a assegurar aos seus clientes dos serviços de televisão novas experiências envolventes em todos os seus dispositivos. Além disso, permite uma experiência de maior qualidade e evita os potenciais custos de escala.

A mais recente edição do Ericsson Mobility Report de novembro refere que o vídeo em dispositivos móveis irá aumentar em 55 por cento ao ano até 2021, reforçando assim a importância para os prestadores de serviços em adaptarem as suas infraestruturas para garantir uma resposta a este enorme crescimento no tráfego de vídeo. À medida que a era da Internet na televisão se torna na principal impulsionadora da mais profunda transformação na indústria, a implementação da solução Ericsson Media Delivery Network (MDN) na Vodafone Portugal é uma resposta a este rápido aumento de consumo de vídeo e um elemento de redefinição do futuro da experiência de TV dos clientes da Vodafone.

A solução Ericsson MDN responde diretamente ao crescimento exponencial e procura de conteúdo de vídeo em streaming recorrendo a uma abordagem de plataforma única e cache universal, que se combinam para oferecer aos prestadores de serviços maiores poupanças e uma visibilidade e controlo convergentes. A integração da solução Ericsson Media MDN com outros produtos já implementados do portefólio de Media da Ericsson melhora a distribuição de todo o conteúdo disponibilizado pela Vodafone Portugal aos seus clientes de serviço de televisão. Com esta solução, é possível alterar a gravação das set-top-boxes para a cloud e recorrer a serviços de suporte como gravações pessoais, serviços de catch-up e de time shift. Esta inovadora e ágil infraestrutura transforma ainda os serviços existentes, permitindo uma maior monetização e uma implementação mais célere.

Pedro Duarte, TV & Video Services Manager da Vodafone Portugal refere: “Os nossos subscritores exigem um acesso a conteúdo de TV e de vídeo em qualquer lugar e em qualquer altura do dia, razão pela qual precisamos de soluções criativas para responder a este rápido crescimento e para disponibilizarmos serviços on-demand de grande qualidade num número sem precedentes de dispositivos e plataformas. Este projeto vai permitir-nos distribuir conteúdo de vídeo de forma mais eficiente e melhorar a experiência de TV dos nossos clientes, que vão poder mover as suas gravações das set-top-boxes para os equipamentos pessoais através da cloud. A Ericsson tem provas dadas na sua capacidade
de garantir a execução do projeto com qualidade e no período de tempo pretendido”.

A implementação da Ericsson vem permitir à Vodafone Portugal localizar e gerir conteúdo dentro da sua rede local utilizando uma arquitetura virtualizada para disponibilizar o conteúdo mais perto do utilizador. Ao colocar o conteúdo em cache em várias localizações na sua rede, a Vodafone Portugal pode ainda minimizar a distância que os dados de vídeo têm de viajar, melhorando a eficiência e a velocidade de disponibilização no processo. A solução Ericsson Media Delivery Network está também instalada em outras empresas da Vodafone na Europa.

Elisabetta Romano, Vice-presidente e Diretora de TV and Media da Ericsson, explica: “As sempre crescentes expectativas dos clientes para uma verdadeira TV Anywhere exigem que os prestadores de serviços de televisão simplifiquem o processo de disponibilização de conteúdo de vídeo de elevada qualidade. A nossa solução Media Delivery Network oferece a estas empresas a capacidade de otimização de vídeo e permite uma poupança de largura de banda e uma melhor utilização da capacidade de rede, garantindo ainda uma melhor qualidade na experiencia em redes móveis e fixas. Estas capacidades significam que a Vodafone Portugal pode agora assumir um papel ainda mais ativo na evolução da
cadeia de valor de media, podendo estabelecer novas parcerias para conteúdo, implementar serviços centrados em media e disponibilizar experiências superiores de utilização”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Cilnet estabelece parceria com BRAND-REX

A Cilnet estabeleceu uma parceria com a Brand-Rex para a comercialização e integração de infraestruturas de cablagem estruturada de alto rendimento. As tecnologias fornecidas pela Brand-Rex incluem sistemas

Cabovisão renasce como NOWO

A NOWO apresenta-se hoje ao mercado na sequência do processo de rebranding levado a cabo pela Cabovisão com o objetivo de reposicionar a marca no mercado de telecomunicações.

2016 será marcado pelo impacto crescente do design nas empresas, administração pública e sociedade

A Accenture acaba de lançar o Fjord Trends 2016, um relatório que já vai na 9ª edição e que analisa as tendências digitais emergentes mais relevantes que poderão

Ricoh SP 100e recebe Prémio “iF Product Design Award 2013”

A impressora laser a preto Ricoh SP 100e da Ricoh ganhou o “iF Product Design Award” nos “iF Design Award 2013.” Esta cerimónia de atribuição de prémios internacionais

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *