Toshiba com nova estratégia para o mercado empresarial europeu


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A Toshiba Europe GmbH acaba de anunciar as suas ambições e estratégia para o corrente ano fiscal, com o objetivo de crescer e consolidar a posição da empresa no mercado de computadores empresariais.

“Com um historial de mais de 30 anos no mercado de equipamentos empresariais, resolver desafios de negócios e potenciar a eficiência na condução desses negócios está no nosso AND”, comenta Maki Yamashita, Vice-presidente, B2B PC, da Toshiba Europe GmbH. “Para nós, o ultimo ano permitiu recentrar o foco e assegurar que nos colocávamos na melhor posição para vencermos num setor competitivo. Estamos focados em lançar as bases para uma estrutura que nos dá a liberdade para criar relações mais profundas e eficazes com os nossos parceiros e utilizadores finais. Isso foi crucial para assumirmos a direção que tomámos para a nossa gama de equipamentos empresariais, do mesmo modo que vamos assumir o controlo completo do processo de concepção e fabrico”.

Estratégia e parcerias

No ano passado a Toshiba renovou o seu foco no mercado intermédio e segmento empresarial ao mesmo tempo que promovia relações mais estreitas com os seus parceiros e utilizadores finais através de uma série de iniciativas de vendas e marketing – tendo sido o mais recente a campanha pan-Europeia Make IT Work Esta campanha foi projetada para destacar o compromisso da empresa em satisfazer a evolução dos ambientes de negócios de hoje, ao mesmo tempo que apresenta a sua gama mais ampla e diversificada de soluções até à data.

A Toshiba pretende comprometer-se ainda mais com o mercado intermédio e segmento empresarial ao longo do ano, alargando o apoio estratégico e o contacto com parceiros, mas também com os atuais e potenciais clientes. Para aumentar a notoriedade, preferência e apoio através destas bases, a empresa alterou a forma como o recurso é repartido dentro das suas equipas de vendas entre parceiros e utilizadores finais. Três quartos das equipas de vendas da Europa estão agora dedicados aos consumidores finais de modo a aprofundar uma relação próxima e alcançar uma mais imediata e direta compreensão dos desafios emergentes com que o negócio se vai confrontando.

Adicionalmente, o call centre pan-Europeu da Toshiba, lançado em 2015, dedicará mais recursos a comunicar diretamente com potenciais clientes nas áreas empresariais e mercado intermédio. Considera-se que estas conversações ajudarão a fomentar novos negócios e a preparar o caminho para novas oportunidades para os parceiros da Toshiba. O firme compromisso da Toshiba com o canal continuará a ser crucial para a empresa visto que decidiu ser mais alinhado com a sua estratégia de distribuição potenciando parceiros estratégicos na Europa.

Em paralelo com a retenção e aquisição de clientes empresariais e do mercado intermédio, a Toshiba continuará a concentrar os seus esforços para com os governos, o ensino superior e o setor público em países como o Reino Unido, Espanha e Holanda, onde a empresa possui já uma presença forte e consolidada.

“Acreditamos que os investimentos que temos vindo a fazer na EMEA estão a criar condições propícias ao crescimento do nosso negócio de PC nas nossas regiões e setores core”, acrescenta Maki Yamashita. “Estamos confiantes na nossa renovada estratégia e esperamos um crescimento de dois dígitos nestes setores”.

Agilidade: da estrutura à produção

A Toshiba Europe vai assistir a mais mudanças, no sentido de se aproximar mais do Mercado do Médio Oriente e África, e deste modo atuar como uma das quatro bases estratégicas para a organização das soluções e negócio global da empresa.

A Toshiba vai também passara ter uma abordagem mais ágil ano que toca ao desenvolvimento e produção dos seus produtos, passando os seus design e fabrico a serem realizados integralmente in-house. Os seus equipamentos passam assim a ser todos fabricados pela fábrica da Toshiba, em Hangzhou, China, permitindo à empresa assegurar o design e qualidade em todas as fases do processo de produção.

“ Hangzhou permite-nos assumir o controlo completo da qualidade, design, funcionalidades, e segurança dos nossos equipamentos, o que passa a beneficiar os nossos parceiros e clientes – não só em termos de maior rapidez do processo de fabrico para o mercado, mas também através da confiança que podemos oferecer no que se refere à segurança”, comenta Maki Yamashita. “Por exemplo, nós já produzimos as nossas próprias BIOS para evitar o risco do envolvimento de uma terceira parte, que pode deixar um equipamento mais vulnerável a ataques”.

Além da sua herança em informática de gestão a Toshiba criou também uma equipa Europeia para trazer novas soluções ao mercado, baseando-se na pesquisa e desenvolvimento que a Toshiba Corporation desenvolve. Com novidades a curto prazo, esta estratégia irá criar oportunidades para apoiar clientes e parceiros com novas soluções e tecnologias.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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