SUSE lança Enterprise Storage 4


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A SUSE anunciou o lançamento do SUSE Enterprise Storage 4, baseado em tecnologia Ceph, uma solução para empresas com utilização intensiva de dados ou que operam em indústrias altamente reguladas.

O SUSE Enterprise Storage 4 marca a primeira produção do CephFS e é a solução ideal para gestão de dados em massa, arquivos ou «large data». Esta solução permite aos clientes transformarem a sua infraestrutura empresarial de armazenamento com controlo de custos, para se adaptarem à mudança de negócio e às exigências dos dados.

«Os dados em massa, de arquivo e os chamados ‘large data’ estão a aumentar e, à medida que isso acontece, os clientes necessitam de soluções de armazenamento mais flexíveis, que possam fazer face às necessidades específicas dos seus negócios e dados», disse Gerald Pfeifer, vice-presidente de Produtos e Programas de Tecnologia da SUSE.

«Os departamentos de TI estão a descobrir que precisam de fazer face a quantidades crescentes de dados desestruturados ao mesmo tempo que enfrentam desafios para aumentar a inovação e reduzir custos. O SUSE Enterprise Storage ajuda-os a fazer isso com tecnologia open source, suportada por um dos mais brilhantes e fiáveis fornecedores do mundo».

O SUSE Enterprise Storage 4 é baseado em Ceph Jewel e alavanca a gestão de armazenamento de «large data», arquivos e dados em massa. Sem limitações, os clientes podem simplificar e escalar o armazenamento de aplicações como videovigilância, CCTV, formação e presença online, streaming, imagem médica (mamografia, raios-X, etc.), processamento de dados sísmicos, mapeamento genómico, CAD, arquivo, «virtual machine storage» e backups.

Além disso, permite aos clientes executarem cargas de trabalho para armazenamento em bloco de ficheiros ou objetos, num único cluster, reduzindo ainda mais os custos de capital e de operação.

A SUSE ficou posicionada no Quadrante Mágico da Gartner de outubro de 2016 para Sistemas de Ficheiros Distribuídos e Armazenamento de Objetos. A Gartner prevê que, «em 2021, mais de 80 por cento dos dados empresariais sejam armazenados em sistemas de armazenamento ‘scale-out’ em centros de dados empresariais e na cloud, um aumento de 30 por cento face ao que se verifica atualmente».

Benefícios de utilizar o SUSE Enterprise Storage 4:

  • Redução dos gastos operacionais e com capital para a infraestrutura de armazenamento, através de uma solução unificada de bloco, objetos e ficheiros, com o sistema Ceph (CephFS).
  • Maiores opções de hardware para clientes empresariais e de híper-escala, com suporte para ARM de 64-bit.
  • Um interface de utilizador gráfico avançado para uma gestão simplificada e a melhoria da eficiência, com recurso ao sistema de gestão de armazenamento open source open ATTIC
  • Maior proteção de dados e melhoria do disaster recovey, através da replicação de longa distância para armazenamento em bloco e replicação de armazenamento de objetos multisite.
  • Orquestração de cluster melhorada com recurso ao Salt, para uma gestão de cluster de armazenamento simplificada
  • Acesso técnico prévio ao suporte NFS Ganesha e acesso NFS a S3.

O SUSE Enterprise Storage 4, baseado em tecnologia Ceph, vai estar disponível em dezembro.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *