29003 0

SUSE lança Enterprise Storage 4

A SUSE anunciou o lançamento do SUSE Enterprise Storage 4, baseado em tecnologia Ceph, uma solução para empresas com utilização intensiva de dados ou que operam em indústrias altamente reguladas.

O SUSE Enterprise Storage 4 marca a primeira produção do CephFS e é a solução ideal para gestão de dados em massa, arquivos ou «large data». Esta solução permite aos clientes transformarem a sua infraestrutura empresarial de armazenamento com controlo de custos, para se adaptarem à mudança de negócio e às exigências dos dados.

«Os dados em massa, de arquivo e os chamados ‘large data’ estão a aumentar e, à medida que isso acontece, os clientes necessitam de soluções de armazenamento mais flexíveis, que possam fazer face às necessidades específicas dos seus negócios e dados», disse Gerald Pfeifer, vice-presidente de Produtos e Programas de Tecnologia da SUSE.

«Os departamentos de TI estão a descobrir que precisam de fazer face a quantidades crescentes de dados desestruturados ao mesmo tempo que enfrentam desafios para aumentar a inovação e reduzir custos. O SUSE Enterprise Storage ajuda-os a fazer isso com tecnologia open source, suportada por um dos mais brilhantes e fiáveis fornecedores do mundo».

O SUSE Enterprise Storage 4 é baseado em Ceph Jewel e alavanca a gestão de armazenamento de «large data», arquivos e dados em massa. Sem limitações, os clientes podem simplificar e escalar o armazenamento de aplicações como videovigilância, CCTV, formação e presença online, streaming, imagem médica (mamografia, raios-X, etc.), processamento de dados sísmicos, mapeamento genómico, CAD, arquivo, «virtual machine storage» e backups.

Além disso, permite aos clientes executarem cargas de trabalho para armazenamento em bloco de ficheiros ou objetos, num único cluster, reduzindo ainda mais os custos de capital e de operação.

A SUSE ficou posicionada no Quadrante Mágico da Gartner de outubro de 2016 para Sistemas de Ficheiros Distribuídos e Armazenamento de Objetos. A Gartner prevê que, «em 2021, mais de 80 por cento dos dados empresariais sejam armazenados em sistemas de armazenamento ‘scale-out’ em centros de dados empresariais e na cloud, um aumento de 30 por cento face ao que se verifica atualmente».

Benefícios de utilizar o SUSE Enterprise Storage 4:

  • Redução dos gastos operacionais e com capital para a infraestrutura de armazenamento, através de uma solução unificada de bloco, objetos e ficheiros, com o sistema Ceph (CephFS).
  • Maiores opções de hardware para clientes empresariais e de híper-escala, com suporte para ARM de 64-bit.
  • Um interface de utilizador gráfico avançado para uma gestão simplificada e a melhoria da eficiência, com recurso ao sistema de gestão de armazenamento open source open ATTIC
  • Maior proteção de dados e melhoria do disaster recovey, através da replicação de longa distância para armazenamento em bloco e replicação de armazenamento de objetos multisite.
  • Orquestração de cluster melhorada com recurso ao Salt, para uma gestão de cluster de armazenamento simplificada
  • Acesso técnico prévio ao suporte NFS Ganesha e acesso NFS a S3.

O SUSE Enterprise Storage 4, baseado em tecnologia Ceph, vai estar disponível em dezembro.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

IBM EX.I.T.E. Camp 2015 termina com muita emoção e com missão cumprida ao motivar 30 jovens raparigas para as tecnologias e engenharias

O EX.I.T.E. Camp 2015 (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia), que se realizou este ano novamente nas instalações da IBM Portugal, depois de dois anos fora

Schneider Electric e ASHRAE promoveram Sessão Técnica

A Schneider Electric patrocinou uma sessão técnica da secção portuguesa da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning Engineers), ASHRAE Portugal Chapter, dedicada ao AVAC nos

PRIMAVERA Lança Simulador Para Novo Regime de IVA de Caixa

A tecnológica portuguesa PRIMAVERA BSS, acaba de anunciar que vai colocar à disposição das mais de 85% das empresas nacionais potencialmente abrangidas pelo novo regime de IVA de

IBM adquire Kenexa para fortalecer capacidades sociais das empresas

A IBM acabou de anunciar um acordo definitivo com a Kenexa Corporation de aquisição desta empresa sediada em Wayne, na Pensilvânia, Estados Unidos, numa transação em dinheiro pelo

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *