Sonae promove conferência com o cientista Pedro Domingos


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Sonae, em parceria com a Porto Business School, vai promover uma grande conferência com o cientista português Pedro Domingos, um dos principais especialistas mundiais nas áreas da inteligência artificial e do machine learning. A conferência “The Master Algorithm: How the Quest for the Ultimate Learning Machine Will Remake Our World” realiza-se esta sexta-feira, dia 18 de novembro, pelas 17h00, na Porto Business School.

A conferência integra-se nos objetivos da Sonae de promover o conhecimento e estimular a criatividade e inovação na sociedade, além de permitir o acompanhamento das principais tendências tecnológicas a nível mundial.

Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, afirma: “A inteligência artificial e a robótica são áreas onde o conhecimento está em rápido desenvolvimento e que têm capacidade para moldar o futuro. A Sonae, enquanto empresa que procura levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas, está atenta a todas as oportunidades para estimular a reflexão pública sobre temas disruptivos que estão na ordem do dia e que são, cada vez mais, uma realidade nas suas áreas de negócio”.

Recentemente a Sonae MC tornou-se o primeiro retalhista a nível mundial a testar um carrinho de compras autónomo que visa facilitar o processo de compra a clientes com mobilidade reduzida, nomeadamente pessoas em cadeiras de rodas, grávidas e idosos.

Pedro Domingos é o autor do livro “The Master Algorithm”, considerado por Bill Gates uma das duas obras obrigatórias para perceber a inteligência artificial, e é membro da Association for the Advancement of Artificial Intelligence.

As suas investigações cobrem um conjunto alargado de tópicos, incluindo a maximização do word-of-mouth nas redes sociais, algoritmos dinâmicos no big data, unificação da lógica e probabilidade ou o deep learning.

A crescente sofisticação da tecnologia associada à robótica, que se reflete na melhoria de desempenho dos sensores e computadores, permitem que robôs executem tarefas cada vez mais complexas, não só nas fábricas, mas também nas nossas casas e escritórios.

Nos últimos anos, os robôs ganharam novas habilidades e a tendência é para a sofisticação de performance, permitindo que possam aprender e partilhar informação que recolhem, o que deverá ajudar, ainda mais, a acelerar o progresso desta área do conhecimento.

Os robôs, combinados com a Inteligência Artificial, serão poderosos em termos de força física e de processamento de informações, tendo potencial para remodelar o futuro da humanidade.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *