Software da Commvault suporta ambientes de Big Data Hadoop, Greenplum e GPFS


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Commvault anuncia a introdução de melhoramentos tecnológicos na sua gama de soluções, integrados e concebidos para ajudar as empresas a melhorar o suporte e gerir iniciativas de Big Data. A empresa tem vindo a introduzir novas funcionalidades à 11ª versão do seu software, permitindo às empresas as melhores práticas em políticas e gestão de dados em projetos que aproveitem ambientes de Big Data, como Hadoop, Greenplum e Global Partition File Systems (GPFS).

De acordo com um estudo da Gartner publicado em finais de 2015, mais de três quartos das empresas estão a investir, ou planeiam fazê-lo, em iniciativas de Big Data nos próximos dois anos. Dada a necessidade de contar com uma visão fiável e inteligente das suas séries de dados e sistemas de ficheiros, as empresas, cada vez mais, são forçadas a escalar e armazenar a informação a níveis sem precedentes. As iniciativas de Big Data aproveitam novas abordagens e técnologias para armazenar, indexar e analisar grandes séries de dados, ao mesmo tempo que minimizam os requisitos de armazenamento e obtêm resultados mais rápidos. No entanto, à medida que estas iniciativas são postas em prática, por vezes as empresas esquecem-se de aplicar rotinas de proteção de dados e de recuperação de desastres a estes grandes volumes de dados, que normalmente se localizam fora dos seus sistemas e infraestruturas tradicionais, devido à sua complexidade, rendimento e custos.

As inovações no software e na plataforma de dados da Commvault respondem diretamente a estas novas necessidades emergentes das empresas, para gerir ambientes de Big Data. De forma específica, os níveis de visibilidade melhorados em ferramentas populares de Big Data, como Hadoop, Greenplum ou GPFS, ajudam os utilizadores a mapear grandes implementações e arquiteturas de Big Data, proporcionando conhecimento sobre como se podem proteger e recuperar estes ambientes, na sua totalidade ou através de nós específicos, componentes, e/ou conjuntos de dados. Ao aproveitar o software da Commvault para gerir estes sistemas, os utilizadores podem entender melhor o seu desenho exato, para otimizar o rendimento, eliminar a complexidade e gerir melhor os custos.

A Commvault Software proporciona às empresas uma abordagem inteligente para proteger a complexa infraestrutura das iniciativas de Big Data, com a capacidade de automatizar a recuperação de desastres destes sistemas multi-nó. A Commvault Data Platform aumenta o valor das iniciativas de Big Data ao ampliar a portabilidade dos dados para, e de, uma das gamas mais amplas de infraestruturas (cloud, on premise, virtualizada, tradicional e convergente).

“Há cada vez mais empresas de todas as indústrias a adotar iniciativas de Big Data, investindo muito para ganhar conhecimento do negócio, explorando os seus volumes de dados. No entanto, muitas vezes avançam para estas iniciativas sem aplicar disciplinas de gestão de dados e de recuperação de desastres, algo que é vital para este tipo de projetos estratégicos”, afirma Don Foster, diretor sénior de gestão de soluções da Commvault. “Muitas vezes, o crescimento exponencial destas infraestruturas de Big Data supera a capacidade de estas soluções se autogerirem e de se manterem tal como foram desenhadas. Agora, pela primeira vez, os utilizadores podem aproveitar a gama de soluções da Commvault para aplicar boas práticas para a gestão de dados em ambientes Hadoop, Greenplum e GPFS. Estas inovações proporcionam novos e importantes benefícios aos utilizadores da Commvault e abrem oportunidades significativas. Podermos continuar a crescer no mercado de Big Data”.

“Nos últimos anos, temos vindo a assistir ao crescimento do Big Data e de como as empresas estão a adotar novas tecnologias para gerir o fluxo da informação”, afirma Phil Goodwin, diretor de investigação na IDC. “O último lançamento da plataforma de dados aberta da Commvault tira partido do historial de gestão de dados da empresa para ajudar a proporcionar aos clientes inteligência de dados e conhecimento, essenciais para tornar as implementações na nuvem tão rentáveis e constantes quanto possível”.

As últimas inovações nas soluções integradas da Commvault já estão disponíveis.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *