Sage, em parceria com associações comerciais e industriais locais, promove sessões de esclarecimento sobre inventário permanente


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A Sage, em parceria com associações comerciais e industriais locais, está a promover sessões de esclarecimento em várias zonas do país sobre a obrigatoriedade de comunicação dos inventários até 31 de janeiro de 2016 e sobre as novas regras do sistema de inventário permanente, que entraram em vigor no dia 01 de janeiro. O objetivo destas sessões é esclarecer os empresários portugueses sobre estas obrigatoriedades.

As sessões já agendadas neste momento decorrerão em Lisboa, Porto, Torres Vedras, Covilhã, Castelo Branco, Beja, Guimarães e Setúbal. As sessões vão debruçar-se sobre a legislação inventário permanente (redução dos limites), configurações inventário permanente (ligação à Contabilidade), o inventário a 31 de dezembro (importância do controlo stocks, Sage Inventários – contagem e valorização), a Lei 144/2015 inscrição nas faturas do tribunal arbitral e Programa de Incentivos Portugal 2020.

As sessões contam com o apoio das associações comerciais e industriais locais, no sentido de uma maior proximidade com os empresários através da divulgação e informação de temas de utilidade e relevância na gestão das suas empresas.

Para quem não conseguir estar presente nas sessões de esclarecimento presenciais, a Sage promove no dia 19 de janeiro um webinar onde os empresários poderão participar através da respetiva inscrição através do link: http://www.sage.pt/contactos/inscricao-webinar-sage-inventarios.

“É uma prioridade para a Sage apoiar os nossos clientes na simplificação das suas operações e em simultâneo assegurar o cumprimento das normas contabilísticas e fiscais associadas ao inventário permanente”, refere Ana Teresa Ribeiro, SMB Managing Director da Sage, acrescentando que “sendo um tema que gera algumas dúvidas, estamos empenhados em esclarecer atempadamente os diversos interessados – empresários, contabilistas e outros – através de sessões online gratuitas e sessões de esclarecimento em conjunto com as Associações Comerciais e Industriais locais de Norte a Sul do país”.

Um dos temas principais destas sessões de esclarecimento é a comunicação de inventário à Autoridade Tributária. Tal como ocorreu em janeiro de 2015, as empresas (pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário) estão obrigadas a fazer comunicação eletrónica de inventários, através de um ficheiro informático até ao dia 31 de janeiro de 2016. Deverão ser comunicadas as quantidades disponíveis em stock de cada artigo, ou seja, mercadorias, matérias-primas, subsidiárias e de consumo, produtos acabados e intermédios, subprodutos, desperdícios e refugos, e produtos e trabalhos em curso.

O outro tema a abordar nestas sessões de esclarecimento promovidas pela Sage são as novas regras do sistema de inventário permanente e que consistem na identificação dos bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, por forma a permitir a verificação, a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos. As soluções Sage já estão preparadas para responder a este requisito contabilístico e fiscal.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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