Relevância empresarial: porque o BlackBerry DTEK50 importa para as empresas


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A visão da BlackBerry para os smartphones empresariais está patente no seu historial prévio à entrada no mundo Android.

Passa pela convicção que a segurança é paradigmática num telemóvel, face a um ecossistema Android que só recentemente acordou para as inúmeras vulnerabilidades que possui e que colocam em risco dados privados e sensíveis.

Passa igualmente pela convicção de que um profissional deve ter o mais rápido e extenso acesso a informação atempada, da forma mais simples e descomplicada.

E isto é tão mais fundamental quanto mais fontes de informação se reúnem ao nosso redor, com naturezas díspares e difíceis de conjugar. De feeds a emails, passando pelas redes sociais e comunicação, é difícil não dispersar e perder informação crucial.

Quando estas questões passam para o mundo empresarial, percebemos que as empresas não podem deixar-se apanhar em situações onde a informação de perca ou os funcionários acabem por introduzir apps maliciosas no ecossistema do negócio numa tentativa de serem mais produtivos.

Por estas razões, o foco da BlackBerry no DTEK50 foi claramente dar às frotas empresariais um conjunto basilar de opções de segurança e produtividade a baixo custo, que pouparão às próprias empresas os custos delas próprias terem de implementar uma suite de aplicações móveis de trabalho colaborativo.

O que oferece a BlackBerry às empresas em termos de produtividade e segurança então?

Segurança

Vamos começar pela segurança. Hoje em dia, a Google compromete-se com actualizações de segurança mensais. É um esforço inimaginável há apenas um ano, mas ainda assim entra em choque com um número elevado de divergências dentro do ecossistema Android.

Fora as vulnerabilidades inerentes ao Android, muitas outras surgem quando os fabricantes fazem as suas próprias implementações de componentes e apps. Por isso o caminho da BlackBerry para a segurança começou pela simplicidade, patente no Android stock praticamente inalterado.

No que não se altera, não se introduzem novos problemas. A BlackBerry preferiu concentrar-se em manter o Android atualizado e fechado contra ameaças recentes. Os dados estão encriptados por defeito, tal como o arranque seguro e o Root of Trust, uma implementação ao nível do hardware que obriga cada fase do arranque a verificar a próxima. Se alguém tentou extrair informação do seu smartphone, saberá.

E depois acrescentou-lhe a app DTEK. A BlackBerry tem tanta confiança na app que o DTEK50 acaba por ser uma plataforma de acesso ao serviço.

admin-ajax

Em boa parte, trata-se de um concentrador de informação. Em boa parte, também, reúne funcionalidades que podemos encontrar em menus díspares do Android. Mas nem todos os utilizadores sabem encontrá-las facilmente e, para uma empresa isto não é interessante.

A DTEK funciona por isso como uma auditora da segurança do smartphone e permite ajustar todos os dispositivos pelo mesmo padrão, sem os utilizadores terem de andar a explorar o telemóvel.

Se existem outras apps que prometem o mesmo, a vantagem da DTEK é já se encontrar instalada e anular qualquer razão para os utilizadores procurarem apps que poderão fazer mais mal que bem ao telemóvel.

Um item interessante da DTEK é que grava e encripta os dados de utilização das apps quanto às permissões a que recorreram. Deste modo torna-se fácil encontrar apps suspeitas que tentaram aceder a contactos ou mensagens sem razão clara para isso. Infelizmente, a DTEK não bloqueia per se as apps suspeitas e isso é uma falha, pois apenas monitorizar pode não chegar.

Produtividade

Um dos pormenores mais interessantes do foco empresarial do DTEK50 é a barra Produtividade. Podemos encontrá-la por defeito como uma pequena e fina barra na lateral direita, embora possamos mudar de lado, e alterar altura e transparência, indo às definições no ícone da roda dentada.

Ao puxar a barra Produtividade para o centro do ecrã temos acesso imediato a tarefas agendadas, eventos, principais contactos e notificações de mensagens ou email. Em cada opção, podemos facilmente inserir novas marcações, adicionar tarefas ou compor emails. Marcar uma reunião com um cliente e gerir um dia de tarefas provavelmente nunca foi tão fácil.

O DTEK50 tem apps específicas para cada opção, claro, que podem ser acedidas independentemente. Se adicionarmos uma tarefa por realizar, sem ser através da barra de produtividade, esta passa a incluí-la sem qualquer necessidade de intervenção nossa.

Há aqui alguns pontos a melhorar, claro. Seria fantástico se pudéssemos integrar uma conta Office 365 e aceder a documentos importantes directamente a partir da barra, e no geral acrescentar mais apps à barra, embora isso pudesse acabar por derrotar o propósito inicial da BlackBerry: dar-nos uma conjunto base de ferramentas que eliminem a necessidade de perdermos tempo com instalações novas, com os riscos que isto acarreta para qualquer empresa.

admin-ajax-1

Organize-se com o BlackBerry Hub

O BlackBerry Hub é das melhores ideias para produtividade no mercado. Mais uma vez, estamos perante um agregador que concentra as notificações que nos chegam de diversas contas de email, incluindo contas Exchange, redes sociais como Facebook ou Twitter, e serviços de mensagens, desde o messenger Google até ao BBM.

A BlackBerry distribui livremente apps como o Hub na Play Store, mas quando gerimos uma pequena empresa, temos mesmo recursos para gerir uma frota de telemóveis com apps de todas as formas e origens?

Colaboradores que escolhem autonomamente as apps que instalam multiplicam as variáveis a monitorizar e os perigos a evitar, como apps mal-intencionadas a roubar dados cruciais da empresa. Daí que o Hub seja tão interessante, ao agregar serviços num único local, não só reduzindo a necessidade de apps extras, como reduzindo o tempo perdido a navegar em apps díspares.

No Hub, todas as notificações recebidas ficam imediatamente visíveis num único ponto, e podemos suspender convenientemente as mais importantes para uma hora específica, transformando-as numa lembrança com um simples deslizar. Podemos inclusivamente beliscar o ecrã para passar da vista geral das mensagens, para uma vista apenas com as mensagens por ler.

Se configurarmos a tecla de conveniência para ir para o Hub, grande parte das nossas tarefas diárias pode ser gerida a partir de lá. Por exemplo, ao iniciarmos uma nova mensagem, o Hub permite-nos escolher se queremos compor email, mensagem, ou partilhar algo nas redes sociais. Mais simples, mais rápido, não é possível.

admin-ajax-1

Conclusão

Será a BlackBerry ainda revelante para o mundo empresarial face à concorrência feroz de outras marcas?

Com o BlackBerry DTEK50, a marca Canadiana focou-se em mais do que um telemóvel. Focou-se num serviço completo que oferece um conjunto de apps específicas para co
ncentrar e gerir informação, garantindo que chegamos ao que é importante com um mínimo de toques, num mínimo de tempo. São factores importantes quando estamos a tentar agendar uma reunião com um cliente ou a acabar um relatório.

Ao mesmo tempo, a BlackBerry cria estas ferramentas com uma simplicidade que será atraente para qualquer utilizador fora do mundo empresarial. A sua maior conveniência, no entanto, é tudo já estar instalado no telemóvel. Mal o ligamos, basta configurar ou importar as contas, e ele estará pronto a funcionar do mesmo modo, com qualquer funcionário.

Se a isto adicionarmos o teclado BlackBerry com os seus exclusivos swipe para completar a palavra ou apagar, o BlackBerry DTEK50 é uma das ofertas mais focadas no business actualmente no mercado. Como produto visto globalmente, o BlackBerry DTEK50 ter argumentos interessantes para uma empresa à procura de construir uma frota de telemóveis que maximize a produtividade, e corte notoriamente os custos associados à gestão de uma frota heterogénea, ou desenvolvimento de software próprio.

Author

Marco Trigo

Fotógrafo de música no projecto Bliss & Hellfire, apaixonado pela divulgação das novidades no mundo da fotografia e pela aprendizagem constante no contacto com novas tecnologias

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *