25705 0

Receitas de Serviço da Vodafone Portugal crescem 2,2% YoY no trimestre findo em setembro de 2016

A Vodafone Portugal apresenta um crescimento operacional nos segmentos mais relevantes do mercado e consolida a tendência de melhoria dos indicadores financeiros durante o segundo trimestre do exercício fiscal 2016-2017 (com início em abril de 2016 e conclusão em março de 2017).

As Receitas de Serviço atingem 236,9 milhões de euros entre julho e setembro, o que representa um acréscimo de 2,2% (Q1: +0,2%) face ao período homólogo. Este desempenho revela uma aceleração significativa do ritmo de crescimento do principal indicador de negócio, que avança pelo 4º trimestre consecutivo.

Este desempenho é ainda mais expressivo se considerarmos o efeito da descida das tarifas de terminação móvel da voz, sem a qual as Receitas de Serviço teriam subido, neste trimestre, 2,9% YoY.

A análise semestral (6 meses findos em setembro) mostra que os principais indicadores operacionais mantêm a tendência positiva. As receitas de serviço da Vodafone atingem 457,6 milhões de euros, mais 1,2% YoY, enquanto as receitas totais sobem 0,6% YoY (sem os efeitos da interligação).

A Vodafone Portugal mantém a tendência de crescimento, reflexo de um posicionamento estratégico diferenciador num sector cada vez mais competitivo e convergente. O serviço móvel apresenta uma progressiva recuperação, permitindo à Vodafone manter a sua posição de relevo nesse segmento, e no negócio fixo, em particular na TV por subscrição, a Vodafone tem vindo a reforçar sistematicamente a sua quota de mercado”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Na base deste desempenho financeiro está uma maior resiliência do segmento móvel, impulsionado pelos dados móveis e pela sazonalidade associada ao período de verão, bem como o crescimento forte e sustentado do segmento fixo.

No segundo trimestre, o número de clientes 4G é já superior a um milhão, fruto de um acréscimo de 124% YoY, enquanto a penetração de smartphones no total da base de Clientes sobe para 63,2%.

De julho a setembro, destaque para o incremento de 23,1% da base de Clientes fixos, que atinge 546,5 mil. A Vodafone é o operador que mais cresce há 12 trimestres consecutivos no serviço de TV por subscrição, o que demonstra que o mercado reconhece cada vez mais as caraterísticas diferenciadoras da oferta Tv Net Voz. No período em análise, a Empresa elevou para um novo patamar a experiência em casa dos seus Clientes, com o lançamento de um novo router que, entre outras funcionalidades, permite velocidades em Wi-Fi 4x superiores às anteriormente disponibilizadas.

Igualmente inovador e pioneiro no mercado foi o lançamento de um canal interativo de TV-Commerce. Fruto de uma parceria exclusiva com o El Corte Inglés, o novo canal ´Yubuy TV` permite aos Clientes Vodafone comprar produtos de uma forma simples e conveniente, a partir da televisão. Neste período, a Vodafone disponibilizou ainda de forma gratuita, a primeira App de TV que fomenta a prática de exercícios escolares em casa – a ´Studo`.

No segmento empresarial a Vodafone colabora cada vez mais com as empresas e instituições públicas na procura de benefícios resultantes da crescente inteligência das “coisas”. A título de exemplo, neste 2º trimestre a Vodafone Portugal levou a cabo, juntamente com a Câmara Municipal da Lourinhã, o projeto ´Lourinhã Lights On, Lights Off`, que consistiu na implementação de um sistema de iluminação inteligente, permitindo à Vila transformar-se no primeiro município do distrito de Lisboa a monitorizar e a otimizar os seus consumos energéticos. Com esta solução, a Câmara Municipal da Lourinhã alcança poupanças estimadas entre 70% a 80% da fatura energética e a Vodafone manifesta uma vez mais a capacidade de oferecer um vasto portefólio de soluções para Smart Cities, independentemente das necessidades de cada município ou empresa.

O segundo trimestre é ainda assinalado pela conquista de um novo marco: a extensão da cobertura de rede de fibra ótica de última geração da Vodafone supera já os 37.000 km e abrange mais de 2,5 milhões de casas e empresas.

“Os resultados operacionais do 2º trimestre vêm comprovar a eficácia da nossa estratégia. O esforço colocado no investimento em redes de última geração não nos desviou do nosso principal objetivo estratégico: entregar aos nossos Clientes um serviço de excelência e a melhor experiência. E congratulamo-nos com o facto de esse esforço ser reconhecido por uma clara e destacada liderança no indicador de satisfação e recomendação que os nossos Clientes testemunham em diferentes estudos de mercado”, acrescenta Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Em linha com a visão estratégica que a Vodafone sempre defendeu sobre a importância da universalidade de acesso a conteúdos relevantes, o último trimestre  ficou igualmente marcado pelos acordos celebrados pela Vodafone com os demais operadores para partilha de conteúdos desportivos. O desporto nacional e os consumidores portugueses são os principais beneficiários deste acordo e a entrada da Vodafone no capital social da Sport TV Portugal vem, igualmente, garantir uma maior solidez e sustentabilidade à empresa nacional que detém mais experiência e know-how na distribuição de conteúdos desportivos.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Grenke Portugal desenvolve parceria única com Tech Data

A Grenke Portugal, em parceria com a Tech Data dispõe de uma nova solução que promete beneficiar o quotidiano de negócios dos seus clientes. Assim, e através do

Indra lança solução compacta de contadores elétricos inteligentes

A Indra lançou no mercado uma solução compacta de contadores elétricos inteligentes (Smart Meter) de última geração que incorpora num único equipamento os elementos de medição, visualização, monitorização

Aquário Virtual da YDreams volta a dar cartas na Alemanha

Foi inaugurado no passado dia 18 de Fevereiro um Aquário Virtual da YDreams no centro comercial Pasing Arcaden, em Munique, no sul da Alemanha. Este Aquário Virtual torna-se,

CA Technologies nomeada líder em software de gestão da sustentabilidade

A CA Technologies foi apontada como líder em software de gestão da sustentabilidade pela empresa independente de estudos de mercado Verdantix. Intitulado “Green Quadrant Sustainability Management Software”, o

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *