QNAP lança nova série de NAS ideais para aplicações de virtualização e suporte para cloud privada


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A QNAP anunciou hoje o lançamento oficial do Enterprise ZFS NAS ES1640dc – uma linha de produtos totalmente nova para tarefas “mission-critical” e aplicações intensivas de virtualização. Representando um marco da QNAP no mercado de armazenamento empresarial, a linha ES1640dc oferece armazenamento de dados para computação na nuvem de classe empresarial com processadores Intel Xeon E5, controladores duplos ativos e suporte total para ambientes de virtualização.

O ES1640dc corre o novo sistema operativo QES baseado em FreeBSD que apoia as empresas na criação de uma plataforma de armazenamento e VDI [Virtual Desktop Infrastructure] de custo acessível para dados críticos com “snapshots” praticamente ilimitados, de-duplicação de dados ao nível dos blocos (“block-level data deduplication”) e provisionamento fino (“thin provisioning”) com recuperação.

O S1640dc é baseado em processadores Intel Xeon E5-2420 v2 com 32GB de RAM e inclui controladores ativos duplos que oferecem às empresas uma elevada disponibilidade (“near-zero downtime high availability”). Outras funcionalidades incluem uma cache de escrita DRAM protegida com bateria, portas 10GbE duplas, placa de rede 40GbE opcional, fontes de alimentação redundantes e uma conceção para fácil substituição e manutenção no terreno.

218_1450071866_6-X2

Novo sistema operativo

O novo sistema operativo QES baseado em FreeBSD também oferece funcionalidades avançadas incluindo grupos de armazenamento flexíveis, gestão simplificada, cache SSD de alto desempenho, ‘snapshots’ praticamente ilimitados, SnapSync, de-duplicação de dados baseada em blocos, compressão em linha e provisionamento fino com recuperação para uma utilização otimizada em armazenamento de máquinas virtuais.

Na sua qualidade de primeiro NAS da QNAP preparado para OpenStack, o ES1640dc é adequado para ambientes de virtualização, desktops virtuais e é a melhor escolha para aplicações na nuvem. O QES suporta drivers iSCSI Cinder Node e oferece espaço de armazenamento ao nível dos blocos para máquinas virtuais.

Além disso, acelera a implementação de máquinas virtuais, melhora a eficiência de imagens de máquinas virtuais através de iSCSI e é fácil de integrar em plataformas comerciais de armazenamento na nuvem. “As aplicações VDI contêm frequentemente imensos dados duplicados e a de-duplicação baseada em blocos e compressão de dados podem ajudar a reduzir a utilização do espaço de armazenamento, obtendo um desempenho otimizado de desktop virtual uma vez que é mais fácil fazer a ‘cache’ de desktops virtuais de-duplicados”, acrescentou Liu.

ZFS

Virtualização flexível

O ES1640dc possui certificação VMware vSphere 6.0 e é compatível com Microsoft Hyper-V, oferecendo benefícios ao nível da implementação flexível e gestão de ambientes de virtualização. O ES1640dc suporta VMware VAAI e Microsoft ODX aumentando o desempenho através da transferência de cargas para servidores ESXi e Hyper-V, respetivamente. O QNAP vSphere Client plug-in, web plug-in e fornecedor QNAP SMI-S são também suportados para melhorar a operação e gestão de aplicações virtualizadas.

Os chassis de expansão EJ1600 estão também disponíveis para o ES1640dc. A sua ligação é feita através da conceção mini-SAS de duplo caminho de dados (“dual path design”) para sustentar operações contínuas mesmo no caso de um cabo externo ser desligado.

Principais características

  • ZFS NAS ES1640dc Empresarial:

Controlador duplo, modelo 3U de montagem em bastidor; processador Intel® Xeon® E5-2420 v2 de 6 núcleos, 32GB de memória DDR3 ECC RDIMM e 16GB de memória ‘cache’ de escrita por cada controlador; 16x discos 3.5”/2.5” SAS 6Gbps ou unidades 2.5” SAS/SATA SSDs (é necessário o ‘Interposer’ LSISS9252 SAS-to-SATA opcional); mSATA SSD dedicado para NVRAM; 2x portas 10GbE (RJ45) LAN; um slot PCIe Gen3 x8: reservado para uma placa de rede 40GbE ou 10GbE, um slot PCIe Gen2 x4: reservado para Mini-SAS de duplo caminho de dados; 2x portas USB 3.0; fontes de alimentação redundantes de 770W.

  • Chassis de expansão EJ1600:

Controlador duplo, modelo 3U de montagem em bastidor; 2x portas Mini-SAS; 16x discos 3.5″/2.5” SAS 6Gbps ou 2.5” SAS/SATA SSDs (é necessário o ‘Interposer’ LSISS9252 SAS-to-SATA opcional); fontes de alimentação redundantes de 450W.

FRU_controller

Disponibilidade

O ZFS NAS ES1640dc empresarial e o chassis de expansão EJ1600 estão já disponíveis. Para mais detalhes sobre outras soluções de NAS da QNAP e informações sobre onde adquirir, por favor visite www.qnap.com. O PVP sugerido do ES1640dc é de 9,099€ + IVA.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *