23668 0

QNAP lança nova série de NAS ideais para aplicações de virtualização e suporte para cloud privada

A QNAP anunciou hoje o lançamento oficial do Enterprise ZFS NAS ES1640dc – uma linha de produtos totalmente nova para tarefas “mission-critical” e aplicações intensivas de virtualização. Representando um marco da QNAP no mercado de armazenamento empresarial, a linha ES1640dc oferece armazenamento de dados para computação na nuvem de classe empresarial com processadores Intel Xeon E5, controladores duplos ativos e suporte total para ambientes de virtualização.

O ES1640dc corre o novo sistema operativo QES baseado em FreeBSD que apoia as empresas na criação de uma plataforma de armazenamento e VDI [Virtual Desktop Infrastructure] de custo acessível para dados críticos com “snapshots” praticamente ilimitados, de-duplicação de dados ao nível dos blocos (“block-level data deduplication”) e provisionamento fino (“thin provisioning”) com recuperação.

O S1640dc é baseado em processadores Intel Xeon E5-2420 v2 com 32GB de RAM e inclui controladores ativos duplos que oferecem às empresas uma elevada disponibilidade (“near-zero downtime high availability”). Outras funcionalidades incluem uma cache de escrita DRAM protegida com bateria, portas 10GbE duplas, placa de rede 40GbE opcional, fontes de alimentação redundantes e uma conceção para fácil substituição e manutenção no terreno.

218_1450071866_6-X2

Novo sistema operativo

O novo sistema operativo QES baseado em FreeBSD também oferece funcionalidades avançadas incluindo grupos de armazenamento flexíveis, gestão simplificada, cache SSD de alto desempenho, ‘snapshots’ praticamente ilimitados, SnapSync, de-duplicação de dados baseada em blocos, compressão em linha e provisionamento fino com recuperação para uma utilização otimizada em armazenamento de máquinas virtuais.

Na sua qualidade de primeiro NAS da QNAP preparado para OpenStack, o ES1640dc é adequado para ambientes de virtualização, desktops virtuais e é a melhor escolha para aplicações na nuvem. O QES suporta drivers iSCSI Cinder Node e oferece espaço de armazenamento ao nível dos blocos para máquinas virtuais.

Além disso, acelera a implementação de máquinas virtuais, melhora a eficiência de imagens de máquinas virtuais através de iSCSI e é fácil de integrar em plataformas comerciais de armazenamento na nuvem. “As aplicações VDI contêm frequentemente imensos dados duplicados e a de-duplicação baseada em blocos e compressão de dados podem ajudar a reduzir a utilização do espaço de armazenamento, obtendo um desempenho otimizado de desktop virtual uma vez que é mais fácil fazer a ‘cache’ de desktops virtuais de-duplicados”, acrescentou Liu.

ZFS

Virtualização flexível

O ES1640dc possui certificação VMware vSphere 6.0 e é compatível com Microsoft Hyper-V, oferecendo benefícios ao nível da implementação flexível e gestão de ambientes de virtualização. O ES1640dc suporta VMware VAAI e Microsoft ODX aumentando o desempenho através da transferência de cargas para servidores ESXi e Hyper-V, respetivamente. O QNAP vSphere Client plug-in, web plug-in e fornecedor QNAP SMI-S são também suportados para melhorar a operação e gestão de aplicações virtualizadas.

Os chassis de expansão EJ1600 estão também disponíveis para o ES1640dc. A sua ligação é feita através da conceção mini-SAS de duplo caminho de dados (“dual path design”) para sustentar operações contínuas mesmo no caso de um cabo externo ser desligado.

Principais características

  • ZFS NAS ES1640dc Empresarial:

Controlador duplo, modelo 3U de montagem em bastidor; processador Intel® Xeon® E5-2420 v2 de 6 núcleos, 32GB de memória DDR3 ECC RDIMM e 16GB de memória ‘cache’ de escrita por cada controlador; 16x discos 3.5”/2.5” SAS 6Gbps ou unidades 2.5” SAS/SATA SSDs (é necessário o ‘Interposer’ LSISS9252 SAS-to-SATA opcional); mSATA SSD dedicado para NVRAM; 2x portas 10GbE (RJ45) LAN; um slot PCIe Gen3 x8: reservado para uma placa de rede 40GbE ou 10GbE, um slot PCIe Gen2 x4: reservado para Mini-SAS de duplo caminho de dados; 2x portas USB 3.0; fontes de alimentação redundantes de 770W.

  • Chassis de expansão EJ1600:

Controlador duplo, modelo 3U de montagem em bastidor; 2x portas Mini-SAS; 16x discos 3.5″/2.5” SAS 6Gbps ou 2.5” SAS/SATA SSDs (é necessário o ‘Interposer’ LSISS9252 SAS-to-SATA opcional); fontes de alimentação redundantes de 450W.

FRU_controller

Disponibilidade

O ZFS NAS ES1640dc empresarial e o chassis de expansão EJ1600 estão já disponíveis. Para mais detalhes sobre outras soluções de NAS da QNAP e informações sobre onde adquirir, por favor visite www.qnap.com. O PVP sugerido do ES1640dc é de 9,099€ + IVA.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Lexmark lança aplicação AccuRead Automate 2.0 para impressoras multifunções

A Lexmark acaba de lançar várias melhorias na sua aplicação AccuRead Automate para multifunções (MFPs), que ficarão disponíveis a partir do dia 1 de agosto de 2016. O

Praesent parturient integer tristique auctor

Nam tempus vel risus bibendum luctus malesuada erat aptent parturient gravida sociosqu taciti proin inceptos suspendisse, tellus. Justo tempus. Praesent parturient integer tristique auctor magna ligula accumsan praesent

KEMP Technologies arranca distribuição dos seus produtos em Portugal

A KEMP Technologies vai iniciar a distribuição dos seus produtos no mercado português através de uma série de integradores e distribuidores locais. A KEMP Technologies é, hoje em

Cisco expande funções de virtualização para fornecedores de serviços

A Cisco apresentou a plataforma Evolved Services Platfrom (ESP), um elemento chave da sua estratégia Open Network Environment (ONE) que acrescenta funções importantes de virtualização de redes para

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *