31719 0

QNAP e Arduino Aliam-se Para Oferecer Nuvem Privada a produtores IoT

A QNAP anunciou hoje uma parceria com a Arduino – o principal ecossistema de código aberto para educadores, criadores e produtores de IoT – para permitir a produtores de IoT um processamento e armazenamento seguros de dados locais com conectividade alargada através de uma vasta gama de hardware Arduino com QNAP NAS. O software QIoT Suite Lite (que usa tecnologia container) suportará Arduino até ao primeiro trimestre de 2017, oferecendo assim a produtores um grande potencial para implantar e armazenar as quantidades maciças de dados geradas pelas aplicações IoT.

“Esta parceria dá a criadores de IoT a habilidade de construir ou fazer download de aplicações de terceiros que possam executar no QNAP a sua própria nuvem pessoal IoT”, comentou Kathy Giori, VP de Operações da Arduino. “Produtores de IoT precisam de estar conectados e de armazenar vários tipos de dados; e com uma carência standards de ecossistema, e o receio de enviar tudo para a nuvem, código aberto e processamento e armazenamento locais são fatores críticos. Além das portas USB e Ethernet direta da QNAP, os produtores podem usar as plataformas Arduino Yun ou Tian para se conectarem a aparelhos IoT através de Wi-Fi e Bluetooth Low Energy (BLE). Outra conectividade, tal como a LoRa pode ser incluída como um escudo. Placas Arduino e funcionalidade QNAP permitem que soluções criativas IoT sejam facilmente criadas e implementadas. Os utilizadores podem instalar tanto produtos comerciais IoT como widgets baseados em Arduino criados para eles próprios, e depois criar a sua própria lógica em QNAP para conjugar ambos.”

“A Arduino oferece tecnologia de microcontroladores abertos, a baixo custo, cada vez mais implementada por produtores para criar aparelhos IoT únicos,” disse YT Lee, VP da QNAP. “Continuamos a fornecer armazenamento e processamento de alta qualidade, com uma interface fácil de usar, dando aos utilizadores a habilidade de se conectarem e visualizarem os dados gerados pelos seus projetos IoT. Desde a transmissão de câmaras IP, a sistemas de áudio domésticos, sensores, aparelhos inteligentes, fechaduras, e segurança, objetos conectados geram uma variedade de informação – e alguma requer armazenamento durante longos períodos de tempo e outra apenas durante alguns dias. O armazenamento, apesar de muitas vezes ser algo de segundo plano, é um componente crítico da IoT.”

Arduino Yun e Tian permitem conectividade Wi-Fi e BLE, ligando sensores sem fios e aparelhos IoT ao QNAP NAS, que atualmente suporta Ethernet e USB. As novas plataformas Arduino Uno Wi-Fi, Star Otto, e Primo podem ser ligadas sem fios ao Yun ou Tian, dando aos produtores uma variedade de opções à medida que desenvolvem soluções IoT comerciais.

QIoT Suite Lite oferece uma variedade de protocolos e aplicações dashboard que permitem aos produtores usar sensores em placas de desenvolvimento, e implementar aplicações tais como Node-RED e Freeboard em QNAP NAS. Dados recebidos a partir de sensores podem ser transmitidos para QNAP NAS usando múltiplos protocolos (MQTT, CoAP, etc.) enquanto os utilizadores monitorizam a sua rede doméstica com o dashboard.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Atos responde aos desafios dos transportes e logística

A Worldline foi selecionada pela The Green Link, para desenvolver e hospedar o seu sistema de informação, bem como fornecer soluções para entrega de encomendas em áreas urbanas.

GTI disponibiliza Azure e reforça posicionamento na Cloud

Após o anúncio da Microsoft da nova estratégia de comercialização de soluções Azure através do canal, a GTI coloca à disposição dos seus parceiros a sua experiência em

Cisco facilita a detecção e controlo de aplicações baseadas em código aberto

Com o objetivo de reforçar ainda mais a sua contribuição para a comunidade que utiliza código aberto, a Cisco acaba de anunciar a possibilidade de criar e integrar

Estudo IBM analisa o comportamento da Geração Millennials no local de trabalho

Um novo estudo do Instituto for Business Value (IBV) da IBM sobre o comportamento da Geração Millennials (ou Geração Y) no local de trabalho dá conta que os

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *