Qlik lança Qlik Playground: um serviço para programadores com acesso gratuito às capacidades da sua plataforma


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Qlik anuncia o lançamento do Qlik Playground, um serviço online para programadores que permite aceder facilmente às capacidades da plataforma Qlik. A partir do Qlik Playgroung os programadores podem trabalhar com o motor de indexação associativa QIX e fazer download de APIs disponíveis para carregamento, pesquisa, análise e visualização de dados. Criada para programadores por programadores, este serviço já está disponível e amplia as possibilidades da Qlik Branch, uma comunidade colaborativa open source para partilhar e incentivar a inovação através da utilização da plataforma de análise visual Qlik.

Aprender, Experimentar, Testar

Com o Qlik Playground, os programadores têm acesso às capacidades da plataforma analítica da Qlik. Podem testar e experimentar APIs específicas para analizar e visualizar dados ou explorar amostras já feitas. Ao ligar os seus próprios dados e com acesso a conjuntos de dados públicos através das APIs da Qlik, este serviço permite de forma fácil navegar entre as relações que existem nos dados e dar-lhes vida num formato visual.

A plataforma Qlik e suas APIs abertas estão concebidas para serem compatíveis com qualquer software, plataforma e linguagem. O seu acesso intuitivo aos dados, através de um interface baseado em JSON oferece um alto rendimento e simplifica a estrutura para trabalhar com dados. Inclusivamente, é possível reforçar a pesquisa de dados com o motor de indexação associativa QIX para criar interfaces mais robustos e de fácil utilização para aplicações web. Qlik Playground™ demonstra o quão fácil e rápido é transformar dados em aplicações completamente interativas, que originam todo o tipo de oportunidades.

Speros Kokenes, Diretor de Visual Analytics no Grupo Axis, parceiro da Qlik, comenta: “O Qlik Playground abre portas a um mundo totalmente novo para programadores com conhecimentos básicos de programação web, sem necessidade de formação especifica. Os interfaces do utilizador e os gráficos não estão limitados a determinados produtos, pelo contrário, são flexíveis para dar o melhor suporte às necessidades específicas dos nossos clientes.”

“Acreditamos que a verdadeira inovação é fomentada através da abertura e partilha,” afirma Anthony Deighton, CTO e vice-presidente de Produtos da Qlik. “Queremos proporcionar a programadores de todo o mundo a capacidade de explorar o potencial dos dados e a analítica em aplicações, para proporcionar uma nova dimensão de descobertas interativas. Com o Qlik Playground, criámos uma plataforma avançada para acelerar a inovação e impulsionar a analítica.”

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *