PT lança IoT Challenge para startups e developers e leva os melhores ao Web Summit


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A PT acaba de lançar o IoT Challenge PT, um certame tecnológico que desafia startups e developers de machine to machine (M2M) e Internet of Things (IoT) a desenvolverem ideias a partir de soluções PT Empresas, com destaque para o IoT Place, que a PT acaba de disponibilizar para fazer face às necessidades presentes e futuras das pessoas e das empresas.

O IoT Challenge PT, cujas inscrições estão abertas até 7 de outubro, vai permitir aos grupos de trabalho selecionados desenvolverem ou adaptarem soluções de IoT de forma rápida, escalável e segura, mediante o recurso aos serviços IoT da PT Empresas.

O IoT Challenge PT decorre em paralelo com a Productized Conference 2016, que irá entre 19 e 21 de 2016 reunir 600 pessoas no Centro de Congressos de Lisboa para debater a transformação de ideias em produtos que realmente interessem às pessoas.

Para além de condições especiais no acesso a serviços IoT da PT Empresas para os participantes, serão atribuídos prémios aos melhores classificados, incluindo Alpha passes para o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e que contará com a rede de WiFi de alta densidade da PT.

Este é mais um contributo da PT para identificar e incentivar o talento português e, através da tecnologia mais avançada, apoiar as empresas e o desenvolvimento económico do país.

Todos os detalhes sobre o IoT Challenge PT podem ser consultados em http://ptempresas.pt/iot-challenge .

IoT Place da PT no centro da transformação digital das empresas

Para apoiar as empresas na construção e gestão das suas soluções IoT, a PT Empresas fornece a conetividade, o portal web de selfcare para gestão da mesma (Conectividade Gerida) e o IoT Place para desenvolvimento de soluções IoT, facilitando o acesso a equipamentos e a aplicações do seu ecossistema de parceiros.

O serviço IoT Place consiste numa plataforma que permite criar e gerir todas as soluções IoT com rapidez, segurança e escalabilidade, com destaque para os seguintes focos:

  • comercializar soluções integradas de IoT;
  • agregar informação chave para conhecer os seus clientes e operações;
  • monetizar informação do seu negócio, junto dos seus clientes ou de outras entidades;
  • cruzar dados, em tempo real,  provenientes de diferentes aplicações ou equipamentos IoT, para rapidamente melhorar ou criar novos serviços.

No novo ecossistema digital em que vivemos, as pessoas, os objetos e os sistemas podem interagir e comunicar entre si, possibilitando o acesso a serviços e a produtos cada vez mais personalizados e sofisticados.

Para serem competitivas no mercado global, as empresas podem hoje recorrer a soluções que lhes permitem recolher e analisar, remotamente e em tempo real, a informação obtida a partir de diferentes objetos interligados em rede, para poderem aumentar a eficiência dos processos, agilizar decisões, resolver problemas, conhecer melhor o mercado, inovar serviços e reduzir custos.

É aqui que entram as soluções M2M e IoT, atualmente com um crescimento exponencial nos mercados mundiais, afirmando-se como um dos maiores motores de inovação tecnológica e económica nos próximos anos. Em 2020, espera-se que existam, a nível internacional, uma base de 30 mil milhões de equipamentos IoT instalados, que vão permitir às empresas inovar e melhorar os seus serviços, gerando uma receita de negócio para as empresas de mais de 1,6 biliões de dólares. Para este potencial de 30% de crescimento contribui o número crescente de equipamentos para soluções IoT e M2M, suportados em diversas tecnologias: 2G/3G/4G, LPWA (Low Power Wide Area), entre outras.

IoT é vertente charneira da estratégia B2B da PT
A transformação digital está cada vez mais no centro da estratégia de sucesso das empresas. Com uma infraestrutura de vanguarda, uma rede comercial com capilaridade nacional e um amplo portefólio de serviços, produtos e soluções empresariais, a PT encontra-se posicionada como o parceiro de referência para o desenvolvimento tecnológico do tecido empresarial português, a aceleração de startups e smart cities e o crescimento e empowerment da economia em Portugal.

A estratégia da PT para as empresas está desde logo ancorada numa rede comercial com organização geográfica, diversidade de abordagem e capilaridade nacional, contando com mais de 850 comerciais a quem são reconhecidas competências profissionais de excelência e know-how tecnológico, num enfoque contínuo na qualidade e na satisfação permanente do cliente.

Na vertente de portefólio, a PT Empresas distingue três áreas: telecomunicações, information and communication technology (ICT) e business process outsourcing (BPO), sendo objetivo da PT alargar e diversificar progressivamente o seu âmbito de atuação, com vista a dar resposta às novas necessidades dos clientes empresariais.

Nas telecomunicações, destaca-se na estratégia B2B da PT o Globalconnect Pack, a melhor oferta para clientes que necessitam de soluções simples e chave na mão. Esta solução, que inclui uma central virtual suportada em cloud, com voz fixa, banda larga fixa, voz móvel, banda larga móvel, complementada por serviços de disco virtual, domínio e e-mail, viu o seu parque de clientes crescer 9 vezes neste último ano.

Na componente de ICT, em que a PT lidera diferentes streams de trabalho a partir de Portugal para todo o Grupo Altice, sobressaem soluções pioneiras de IoT e M2M, com enfoque na conetividade e rede de comunicação, gestão, transmissão e análise de dados e arquitetura de suporte a serviços e aplicações. Nesta área, destaque ainda para as soluções verticais, caso da gestão de frotas, telemetria de águas, gestão agrícola e de espaços verdes e eficiência energética, em que foram estabelecidas parcerias estratégicas com capacidade de resposta end-to-end.

Afirmando-se como o parceiro ideal na transição para a cloud, a PT apresenta soluções de cibersegurança, housing, backup e storage, serviços geridos de TI, salas de business continuity, servidores virtuais e produtos de collaboration mobility. Esta oferta estratégica beneficia do Data Center da PT na Covilhã, um dos maiores e melhores da Europa e um ativo estratégico que integra a rede de 18 Data Centers do Grupo Altice.

No terceiro eixo do portefólio da PT para o segmento B2B, destacam-se as soluções de BPO, estratégicas para a otimização dos custos empresariais e oportunidade para processos de nearshoring. Também nesta área, a PT é líder ao incorporar no seu portefólio propostas ao nível da gestão de processos e documentos, gestão financeira, recursos humanos e facilities, contact centers e segurança e saúde no trabalho.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *