Connect with us

Leak Business

Presidente da República inaugura novo Centro de Inovação Tecnológica de Viseu no âmbito das comemorações dos 78 anos da IBM em Portugal

Patricia Fonseca

Publicado a

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou hoje o Centro de Inovação Tecnológica de Viseu, um novo centro nearshore do Grupo IBM, gerido pela Softinsa, no âmbito das comemorações dos 78 anos da Companhia em Portugal, celebrados a 4 de novembro. Este Centro é mais um exemplo do investimento contínuo da IBM em investigação, inovação e desenvolvimento no nosso país, e resulta de uma parceria conjunta com a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico da cidade.

Durante a sessão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou a IBM pelo novo centro, referindo que a IBM esteve sempre ligada a aspetos fundamentais do desenvolvimento português.

“A IBM Portugal tem dado, nos últimos anos, passos ambiciosos no investimento no nosso país nos 3 vértices do crescimento económico: investigação e desenvolvimento, educação e emprego. Exemplo disto é a aposta que temos vindo a fazer em centros de competências nearshore”, sublinhou o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima.

“Acabados de completar 78 anos de existência em Portugal, é com um imenso orgulho e satisfação que inauguramos hoje um novo Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Portugal. Desta feita, na bela cidade de Viseu, rica pela sua história e cultura, e reconhecida pela superior qualidade de vida que oferece aos seus cidadãos. E, três anos depois de termos inaugurado o Centro Tecnológico de Tomar”, acrescentou.

As forças vivas de Viseu demonstraram, de facto, a liderança, o envolvimento e o compromisso necessário para a criação do novo centro na cidade, demonstrando uma forte ambição em tornar Viseu num polo tecnológico de referência em Portugal e mesmo na Europa.

“Este é um importante investimento para Viseu. O Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Viseu abre um ciclo de grande oportunidade para o desenvolvimento da cidade como Smart City e para o reforço do nosso cluster regional de tecnologias. Com este centro, Viseu conquista um selo poderoso no domínio tecnológico e demonstra a sua atratividade no mapa económico”, referiu também o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.

Para o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Fernando Sebastião, “o estabelecimento desta nova parceria com o município de Viseu e com a IBM, que viabilizou a instalação do Centro de Inovação Tecnológica, confirma a importância estratégica do Instituto no desenvolvimento da região. Com este projeto, o IPV cumpre, mais uma vez, a sua missão de ligação à sociedade, contribui para o emprego qualificado dos seus diplomados e reforça a sua notoriedade e atratividade enquanto instituição pública de ensino superior.”

Como parte integrante de uma rede de centros de prestação de serviços de tecnologia do Grupo IBM à escala global, o novo centro conta já com cerca de 40 profissionais das áreas de Gestão, Tecnologias de Informação, Engenharia Informática e Eletrotécnica, selecionados para receberem formação no Campus Softinsa, nas instalações do Instituto Politécnico de Viseu.

Na sua plenitude, prevê-se que o novo centro localizado no parque industrial de Coimbrões, Viseu, venha a receber 120 profissionais. Trata-se de um centro multi-tecnologia que visa a prestação de serviços a clientes nacionais e internacionais, tendo por base modelos cloud, manutenção e desenvolvimento aplicacional, outsourcing de processos de negócio, helpdesk, entre outros, e ainda com um grande foco na criação de soluções tecnológicas na área das Smarter Cities.

A criação do novo centro em Viseu surge também da necessidade de criar um espaço de competências complementar ao Centro Tecnológico em Tomar, inaugurado em 2013, por forma a trabalharem em sinergia.

Este projeto faz parte da estratégia global da IBM de ter centros de prestação de serviços localizados em vários pontos do mundo. Portugal destaca-se pelas vantagens competitivas dos recursos humanos na área das TI,  das excelentes infraestruturas físicas e digitais, da facilidade em falar diferentes línguas, da localização geográfica privilegiada e de uma cultura europeia fortemente enraizada.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias2 dias atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias2 dias atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias3 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias3 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias3 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias4 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias5 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte5 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...