Connect with us

Leak Business

NetApp Data Fabric facilita adoção da Cloud Híbrida

Patricia Fonseca

Publicado a

A IDC apresentou ontem o estudo “Agilidade e simplicidade na gestão de ambientes cloud computing” onde revela o crescimento dos serviços de Cloud Computing em Portugal – mais de 42% das organizações nacionais já procederam à contratação de serviços públicos de cloud. Globalmente, o estudo conclui que as empresas estão a evoluir para ambientes híbridos, nos quais fazem coexistir diferentes nuvens, além da infraestrutura tecnológica tradicional.

Para as empresas portuguesas, a capacidade de migrar os dados de forma ágil é a base das expectativas da utilização de cloud híbrida e para acompanhar esta alteração dinâmica do modelo tecnológico a NetApp desenvolveu a solução Data Fabric, cujo objetivo é proporcionar ao cliente o controlo dos dados, independentemente da nuvem em que se encontrem, permitindo-lhes escolher e migrar os serviços entre diferentes fornecedores de forma ágil.

Data Fabric adapta-se às necessidades de cada ambiente

A NetApp posiciona-se como um fornecedor de tecnologia que facilita a adoção cloud pelos clientes. Nesse sentido, no atual contexto de ambientes híbridos e multi-cloud, a NetApp proporciona flexibilidade na escolha das alternativas cloud de forma dinâmica, podendo migrar o serviço entre os diferentes fornecedores, em função da etapa do ciclo em que se encontrem ou do valor que cada solução lhes proporcione. A abordagem da NetApp oferece um formato consistente de dados de forma a que se possam partilhar entre diferentes plataformas, uma gestão de dados definida por software que permite gerir os dados, independentemente do local onde estão alojados e o transporte rápido e eficiente dos dados de modo a que se possam transferir para onde seja mais adequado para o negócio.

Este modelo tem como objetivo permitir ao utilizador gerir e mover os dados de forma segura através dos diferentes modelos de cloud existentes, ou seja, proporcionar uma capacidade de gestão única e coerente, que assegure a compatibilidade entre os diferentes ambientes.

No futuro as empresas têm de decidir quando faz sentido ter uma infraestrutura própria, e quando é melhor recorrer a um fornecedor de serviço, de forma a assegurarem que têm a tecnologia necessária para cada momento. As empresas têm que saber como transmitir aos clientes o custo beneficio, a agilidade e a funcionalidade que lhes proporcionam as diferentes opções tecnológicas. Isto implica entender profundamente a cadeia de valor, estabelecendo com precisão a vantagem competitiva que proporciona o modelo de tecnologia, e serem capazes de relacionar a agilidade da cloud híbrida com uma melhor experiencia de utilização, uma maior qualidade de serviço, vantagens de custos e outros benefícios. Torna-se assim necessário considerar no inicio da estratégia tecnológica o ciclo de vida dos dados, aplicações ou cargas de trabalho, desde a fase de desenvolvimento de novos produtos ou iniciativas. Assim se consegue prever antecipadamente a viagem dos dados ao longo do ciclo de vida e tomar a melhor decisão tecnológica. A visão Data Fabric da NetApp têm como objetivo tornar possível essa decisão tecnológica dinâmica em ambientes de cloud híbrida.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias2 dias atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias2 dias atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias3 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias3 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias3 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias4 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias5 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte5 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...