Connect with us

Leak Business

NEC desenvolve tecnologia de Inteligência Artificial para automatizar atualizações de sistemas

Patricia Fonseca

Publicado a

A NEC anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de Inteligência Artificial que atualiza automática e rapidamente sistemas críticos, sem interrupção do serviço. A NEC pretende comercializar esta tecnologia na forma de um software de operação e de administração de sistemas de TIC, a partir de 2017.

Atualmente, para atualizar os sistemas de serviços de comunicações e de serviços financeiros sem lhes causar interrupções, é necessário recorrer a administradores altamente qualificados para a elaboração de um conjunto complexo de procedimentos, que levem em conta as interdependências dos sistemas e a escalabilidade das suas funções. Consequentemente, essas atualizações de sistemas demoram longos períodos de tempo. Com esta nova tecnologia, os administradores de sistemas necessitam apenas de introduzir a estrutura do sistema que pretendem atualizar, de modo a gerar rápida e automaticamente os respetivos procedimentos de atualização, sem qualquer necessidade de interromper o serviço.

“A criação de procedimentos de atualização pelo administrador de sistemas demora, atualmente, cerca de uma semana, mas com a tecnologia IA da NEC, os procedimentos podem ser criados numa questão de minutos. Desta forma, os riscos de segurança podem ser tratados de imediato e os novos serviços introduzidos rapidamente para responder às necessidades dos clientes”, afirma Yuichi Nakamura, General Manager, System Platform Research Laboratories, da NEC Corporation.

As principais características desta nova tecnologia incluem:

1. Tecnologia IA para a criar procedimentos de atualização do sistema sem interrupção do serviço.

Há um grande número de potenciais processos de atualização para a migração de um sistema, da sua configuração atual para a configuração pretendida. A NEC desenvolveu um método para gerar automaticamente os procedimentos de atualização, que endereça os complexos requisitos para operar cada componente do sistema, tais como, aplicações, middleware, máquinas virtuais e redes, utilizando a AI Planning Technology, uma tecnologia de inteligência artificial que determina automaticamente o conjunto de ações adequadas e necessárias para migrar para a configuração pretendida. Isso permite realizar atualizações do sistema de forma segura e rápida, sem interrupção do serviço.

2. Tecnologia de abstração que permite que a configuração do sistema seja expressa como a informação necessária para a criação dos procedimentos de atualização.

Para criar os procedimentos de atualização de um sistema, é necessário obter informação sobre a sua configuração (combinação dos seus componentes), assim como quaisquer operações executáveis e restrições operacionais. A NEC desenvolveu uma tecnologia de abstração patenteada que expressa as condições de cada componente em termos da informação necessária para gerar o procedimento de atualização. Isto torna possível à AI Planning Technology criar procedimentos de atualização sem interromper o sistema, mesmo em condições complexas.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias10 horas atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte12 horas atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias12 horas atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias12 horas atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias5 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias5 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias5 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...

Notícias2 semanas atrás

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

A Findster  anuncia que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e...