Melhores CIOs nacionais vão ser conhecidos em Fevereiro


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A CIONET vai abrir as candidaturas para o prémio CIO of the Year, que como o próprio nome indica, pretende eleger os melhores CIOs portugueses. Os eleitos vão representar Portugal no European CIO of the Year, um evento internacional que é organizado anualmente pela CIONET, no qual são eleitos os melhores profissionais de entre os representantes de cada país. Como o próprio nome indica ‘CIO do Ano’ é um evento que visa sensibilizar a comunidade para as mudanças no papel que os CIOs têm nas suas organizações e reconhecer e premiar os melhores CIOs, de acordo com o valor de negócio gerado pelos projetos implementados. A data limite de candidaturas para CIO of the Year é já dia 20 de Dezembro.

Relembrando o evento CIO of the Year de 2015, os vencedores da Eleição do CIO do Ano foram Raul Carvalho da Neves, da Impresa, Manuel Monteiro pelo trabalho desenvolvido no Hospital – Escola Fernando Pessoa e Elsa Graça, do Banco Santander Totta.

Elsa Graça – Prémio de Orientação para o Cliente. O projeto que lhe valeu o reconhecimento pela CIONET consistiu na criação de um novo processo para abertura de Cliente e conta Depósito à Ordem com Tablet.

Manuel Monteiro – Prémio Orientado para Tecnologia. O projeto inovador que lhe valeu o prémio foi o sistema de informação hospitalar HE+, que assenta em 3 grandes fases, nas quais distinguimos 3 focos: tecnologia, processos e cliente

Raúl Carvalho das Neves – Prémio CIO of the Year 2015 Orientado para Processos. O projeto que lhe valeu a vitória é composto por várias iniciativas, todas elas relacionados com a profunda transformação digital que a Impresa está a fazer ao nível da sua oferta e também dos processos de trabalho internos.

Em 2014 um português esteve entre os vencedores do prémio: Nuno Miller, ganhou o prémio de CIO Orientado para Tecnologia. Nuno é o atual responsável de Canais Digitais na Sonae, tendo sido anteriormente CTO da Videdressing e CIO da Farfetch.

Miller foi o responsável pela implementação de uma série de projetos enquanto na Farfetch, destacando-se os projetos de desenvolvimento de software chave para o negócio, como Geo-pricing, Recomendações de Produtos no Portal e Gestão de Produtos Duplicados.

Ao nível da infraestrutura tecnológica, foi feito um redesenho completo da arquitetura dos servidores. Este projeto permitiu suportar um aumento médio diário de visitas ao portal de 300%, com picos de cerca de 1000% e aumentar a disponibilidade de vários serviços de 99,5% para 99,95%.

Nuno Miller acompanhou ainda um período de grande crescimento da Farfetch, tendo gerido um aumento de 500% do departamento de TIs, o que implicou a implementação de um novo modelo de governação, adequado à nova equipa, e de mecanismos de gestão TI mais complexos.

Miller afirmou quando recebeu o Prémio de European CIO of the Year que “foram quase 3 anos de muito trabalho e é obviamente gratificante ver os frutos do esforço refletidos não só no sucesso da Farfetch mas também neste prémio. A multidisciplinaridade de projetos que levámos a cabo implicou um empenho e dedicação muito grandes e é com muito prazer que recebo hoje o reconhecimento da CIONET”.

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, aponta que a CIONET “acredita que este tipo de reconhecimento dos profissionais de TI portugueses traz benefícios reais, tanto ao setor como ao país”.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *