KT e NEC testam com sucesso solução de backhaul 5G utilizando o espectro de frequências E-band


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A NEC anunciou a conclusão bem-sucedida de uma Prova de Conceito realizada em conjunto com a KT Corporation, a principal operadora de comunicações da Coreia do Sul, para uma solução de backhaul 5G sem fios, que utiliza o espectro de frequências E-Band (70-80GHz). A Prova de Conceito foi realizada no Phoenix Park Ski World em PyeongChang, na Coreia do Sul, utilizando a infraestrutura de rede móvel comercial da KT.

A KT pretende lançar serviços para teste de 5G em 2018. Este PoC tem por base um acordo de colaboração no domínio das redes 5G assinado entre a KT e a NEC em agosto de 2015.

A KT tem como objetivo introduzir a transmissão rádio no espectro de frequências E-Band, a fim de implementar uma rede de backhaul móvel para serviços 5G, especialmente em zonas montanhosas, onde é difícil instalar fibra ótica. As características do espectro E-Band, nomeadamente o facto de proporcionar canais de comunicação de maior largura de banda, com maior linearidade e menor atenuação atmosférica quando comparado com outras bandas de frequências, fazem com que esta seja a solução perfeita para a transmissão rádio de larga capacidade.

Neste PoC, o iPASOLINK EX, o sistema de comunicação de micro-ondas ultracompacto da NEC que funciona no espectro de frequências E-Band, foi utilizado para interligar estações base LTE da KT através de ligações sem fios de alta velocidade e alta capacidade.

Ao suportar a tecnologia de modulação multinível (256QAM*), o iPASOLINK EX possui uma elevada capacidade de transmissão, até 3.2Gbps, comparável com a capacidade de transmissão de um cabo de fibra ótica. Além disso, o suporte de transmissão de banda estreita (largura de canal de 250 MHz e 500 MHz) permite aos operadores de telecomunicações uma utilização mais eficiente das bandas de frequências que lhes são atribuídas.

“Sentimo-nos honrados por ter contribuído para os testes 5G da KT”, afirmou Hideyuki Muto, Deputy General Manager, Mobile Wireless Solution Division, da NEC Corporation. “O iPASOLINK EX da NEC consegue funcionar em ambientes adversos, e é fácil e simples de instalar nos mais diversos locais exteriores, devido ao seu design compacto e leve. Este PoC conjunto tirou partido destas características para que muito rapidamente se conseguisse implementar uma rede de backhaul móvel de alta capacidade em zonas montanhosas, onde se registam as condições meteorológicas mais adversas. Daqui para a frente, a NEC vai reforçar a parceria com a KT de forma a contribuir para o lançamento dos seus serviços para teste de 5G, programados para 2018”.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *