Connect with us

Software

Como evitar um ataque de ransomware?

Patricia Fonseca

Publicado a

Coincidindo com o Mês Europeu da Cibersegurança, a Check Point destaca o ransomware como um dos principais perigos que as empresas enfrentam hoje.

Nos últimos anos, os sequestros de dados online tornaram-se numa epidemia global. Nenhuma indústria está a salvo deste tipo de ataques, que afetam desde hospitais a organismos da administração pública, passando por empresas de todos os tamanhos.

A ferramenta mais eficaz para combater o ransomware é a prevenção. A Check Point está sempre um passo à frente das ameaças e, para evitar que o ransomware afete as empresas, enumera as 5 medidas fundamentais a ter em conta:

Fazer cópias de segurança de todos os ficheiros. O armazenamento cloud e nas redes empresariais tem cada vez mais protagonismo e o hábito de se fazerem cópias de segurança está a perder-se. Ter um duplicado de toda a informação e ficheiros é vital para evitar as consequências mais nefastas de um sequestro de dados.

Formar as pessoas para que detetem potenciais ameaças. Uma grande parte das campanhas de sequestro de dados continua a recorrer ao spam e ao phishing. Por esta razão, a formação dos colaboradores das empresas é um elemento chave para evitar qualquer infeção. Se forem capazes de detetar los emails e as páginas web suspeitas, colaborarão de uma forma proactiva para manter a empresa segura. Além disso, há que conscientizá-los para a importância de reportarem qualquer atividade suspeita que detetem.

Limitar o acesso aos dados e ficheiros. As empresas devem assegurar-se de que os funcionários só têm acesso aos ficheiros de que necessitam para trabalhar. Assim, em caso de infeção, a informação dos servidores não estará completamente comprometida. É necessário levantar todas as barreiras necessárias para que, em caso de ataque bem-sucedido, os dados empresariais não sejam todos afetados.

 Atualizar as ferramentas de proteção da empresa. Do ponto de vista da cibersegurança, é importante ter sempre a última versão da solução de segurança instalada. Embora seja certo que as versões standard nem sempre são eficazes para detetar ataques de ransomware avançados, são a base da segurança das empresas e devem ser mantidas atualizadas.

Implementar uma estratégia de segurança com múltiplas camadas e incluir tecnologias de prevenção de ameaças avançadas. Instalar uma solução de segurança multicamada é a melhor estratégia para evitar o sequestro de dados e as suas desagradáveis consequências. As empresas precisam de complementar as suas soluções de segurança e IPS com ferramentas avançadas que as protejam contra o malware desconhecido. Duas tecnologias chave que devem incluir são a desinfeção de ficheiros e o sandboxing avançado. Cada uma destas soluções proporciona proteção a um nível diferente, mas quando combinadas são muito eficazes contra os ataques desconhecidos ao nível da rede e diretamente nos endpoints.

A diferença entre ser uma empresa segura ou uma vítima do ransomware está na implementação destas medidas chave para prevenir ataques.

Para mais informações sobre este tipo de ameaças, a Check Point disponibiliza o whitepaper Ransomware: Understand and Protect Against the Latest Threats and Tactics whitepaper and webinar.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias7 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias1 dia atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte1 dia atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias1 dia atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias1 dia atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias6 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias6 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias6 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...