Connect with us

Leak Business

Estudo revela que um Líder Digital traz benefícios às organizações

Patricia Fonseca

Publicado a

De acordo com um novo estudo conduzido pela Oxford Economics e patrocinado pela SAP, apenas um em cada cinco executivos é um Líder Digital. Esta classe emergente de líderes possui uma mentalidade digital acentuada e consequentemente obtém melhores resultados no seu negócio.

O estudo Leaders 2020 teve como base um inquérito realizado a mais de 4.000 gestores e colaboradores de 21 países. A pesquisa identifica as características das organizações que estão a triunfar na economia digital. A maioria das organizações poderia beneficiar da adoção das práticas de liderança digital identificadas no estudo.

O estudo revela que ser Líder Digital compensa porque:

Um desempenho financeiro mais forte: 76% dos gestores caracterizados no estudo como Líderes Digitais reportam um crescimento das receitas e do lucro superior, comparativamente com 55% de todos os outros executivos inquiridos.

Colaboradores mais motivados, satisfeitos e envolvidos com a empresa: Os Líderes Digitais contam com colaboradores mais satisfeitos (87%) no local de trabalho, quando comparados com todos os outros inquiridos (63%).

Uma cultura de inclusão: Os Líderes Digitais contam com colaboradores que têm mais probabilidade de permanecer na empresa, mesmo que tenham oportunidades de saída – mais 21 pontos percentuais que todos os outros inquiridos.

“É bastante óbvio que é preciso uma nova forma de liderança para ser bem-sucedido na economia digital”, refere Mike Ettling, Presidente da SAP SuccessFactors. “As pessoas, especialmente os millenials e as gerações posteriores, esperam líderes mais inclusivos e sociais, maior diversidade ao nível da liderança e menos hierarquia. A tecnologia desempenha um papel importante ao dar-nos, enquanto líderes, acesso a indicadores necessários a uma rápida tomada de decisão e aos programas de atração e desenvolvimento de uma nova geração de líderes.”

De acordo com o estudo, atualmente, os Líderes Digitais:

Simplificam a tomada de decisões: quatro em cada cinco (80%) dos Líderes Digitais tomam decisões com base em dados e quase dois em cada três (63%) referem que as suas organizações são capazes de tomar decisões em tempo real, comparativamente com os 55% e 46%, respetivamente, verificados nos outros inquiridos.

Priorizam a diversidade e inclusão: as organizações que lideram na economia digital têm maior propensão a ter uma maior diversidade na força de trabalho do nível intermédio de gestão e têm uma proporção mais elevada de mulheres como colaboradores que as outras empresas. As organizações dos Líderes Digitais apresentam uma maior tendência para possuírem programas de diversidade (46% versus 38% de todas as empresas), reconhecem o impacto positivo da diversidade na cultura da empresa (66% versus 37%) e associam o aumento da diversidade à performance financeira (37% versus 29%).

Apesar de algumas organizações superarem os seus pares nesta categoria, o estudo revela que existe margem para melhorias em todos os níveis de liderança. Apenas 39% dos colaboradores acredita que a sua empresa implementa programas de diversidade eficazes, enquanto menos de metade (49%) acredita que a liderança reconhece a importância da diversidade e empenhou-se nesse sentido.

Ouvir os gestores mais jovens: o estudo revelou que os millenials estão a ocupar rapidamente posições de liderança dentro das organizações. 17% dos executivos séniores no estudo foram classificados como millenials. O estudo aponta também que os líderes millenials são mais pessimistas que os outros gestores relativamente ao grau de preparação digital da sua organização. Estes executivos mais jovens classificam as capacidades de liderança da sua organização entre 15 a 23 pontos percentuais abaixo em comparação com os executivos non-millenials e relativamente aos atributos como facilidade de colaboração, gestão da diversidade, atribuição de feedback e desencorajamento da burocracia. Os millenials serão em breve 50% da força de trabalho, por isso têm uma voz poderosa na mudança da cultura das empresas. O que dizem é bastante importante e o seu significado é que está na hora de mudar.

“Estas descobertas devem ser um verdadeiro choque de realidade para todos os líderes de negócios,” salienta Edward Cone, deputy director of Thought Leadership at Oxford Economics, responsável pela supervisão do estudo. “Os colaboradores, os gestores mais jovens e os resultados financeiros estão a enviar uma clara mensagem no que à atualização das competências de liderança na era digital diz respeito. É tempo de ouvir e liderar, ou sair da frente.”

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias1 dia atrás

QNAP lança novas placas PCIe QM2 para NAS

A QNAP expandiu o catálogo das placas de expansão PCIe QM2 com novos modelos que suportam até quatro ranhuras para SSDs M.2....

Notícias1 dia atrás

Altran quer atrair engenheiros de software internacionais para Portugal

A Altran lança a campanha “ROAD TO PORTUGAL” com o objectivo de atrair e contratar profissionais estrangeiros, como resposta à...

Notícias2 dias atrás

Fujitsu e IDC desenvolvem plataforma digital gratuita de avaliação da maturidade da Hybrid Cloud

A IDC Portugal e a Fujitsu anunciaram a disponibilidade no mercado nacional do Hybrid Cloud Management MaturityScape. Esta ‘framework’, desenvolvida...

Eventos3 dias atrás

Landing.jobs vai reunir as melhores empresas de tecnologia

No dia 7 de Junho, às 19h, vai decorrer no Porto, o Landing.Porto, um evento organizado pela Landing.jobs, que vai...

Notícias3 dias atrás

HMD Global angaria 100 milhões de dólares rumo ao crescimento

A HMD Global angariou 100 milhões de dólares de vários investidores para ampliar as suas operações comerciais e financiar o...

Notícias4 dias atrás

Mastercard quer impulsionar o crescimento das fintechs

A Mastercard anunciou um reforço do investimento na Europa com o lançamento da Accelerate, uma nova iniciativa destinada a impulsionar...

Startups4 dias atrás

Startup FINIAM quer mudar a relação entre clientes e os bancos

A FINIAM foi a entidade escolhida pela Payshop para criar uma nova dimensão nesta marca prestadora de serviços de pagamento....

Especiais4 dias atrás

Inteligência Artificial não está de boa saúde na Europa

As enormes vantagens da Inteligência Artificial (IA) para as empresas estão a ser travadas na Europa por uma falta de...