16102 0

Estudo Digital Business: 74% das empresas tem como prioridade compreender o comportamento do consumidor

A CIONET realizou entre Julho e Outubro deste ano um estudo com o objetivo de saber como o tecido empresarial se está a adaptar ao digital.

Das 80 empresas inquiridas, 29% apontou que as tecnologias digitais disruptivas tiveram impacto no seu negócio nos últimos três anos, sendo aliás a resposta mais escolhida. Ao adoptarem tecnologias digitais, as empresas procuram também obter uma visibilidade integral das transações em vários canais – web, redes sociais, apps, mobilidade, POS e Contact Centers. A compreensão do comportamento do consumidor foi apontada por 74% como o ponto mais importante neste campo, o que permite uma mais fácil adaptação do negócio.

Apesar de considerarem que já utilizam processos ágeis entre 10% a 50% dos projetos da organização, os inquiridos esperam ainda que as tendências digitais tenham impacto no negócio através da inovação em produtos digitais e modelos operacionais e de negócio (68%), do envolvimento digital dos seus clientes (63%) e em análises avançadas e Big Data (54%).

Apesar da evidente progressão dos programas digitais, ainda existem alguns obstáculos que provocam algum tipo de resistência para novos projetos. O facto de a estrutura organizacional das empresas ainda não estar adequada ao negócio digital é visto por 41% dos inquiridos como uma das principais barreiras ao sucesso dos programas digitais. A impossibilidade de adotar uma lógica de experimentação essencial para alcançar as melhores práticas é o segundo obstáculo mais escolhido relativo a um potencial insucesso dos programas digitais.

É notório o crescimento de importância do Digital Business para as empresas que se querem manter competitivas. Neste inquérito, verificamos que grande parte das empresas confia na tecnologia para avaliar cada vez melhor o seu mercado, sobretudo o que os consumidores querem, para assim melhorar as suas propostas”, apontou Rui Serapicos, managing partner da CIONET.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Multicert renova imagem e muda de instalações

A Multicert mudou as suas instalações na região de Lisboa para o complexo empresarial Lagoas Park e renovou a sua imagem corporativa. Com um novo logótipo apresentado hoje

SISCOG contrata especialistas em Engenharia de Software

A SISCOG está a recrutar especialistas em Engenharia de Software para os escritórios de Lisboa e do Porto. Os profissionais contratados terão como principais funções o desenvolvimento e

Inquérito sobre Big Data da Jaspersoft realça tendências globais da adoção

A Jaspersoft, partilhou hoje os resultados de um inquérito realizado a mais de 600 membros da comunidade Jaspersoft sobre a utilização de Big Data pelas empresas, no seu

Samsung lança primeiro tablet B2B

A Samsung vai lançar um novo tablet com o nome de código Galaxy Tab Active, especificamente concebido para utilização profissional, que combina a fiabilidade da Samsung nos smartphones e

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *