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Estudo da Kaspersky revela que uma em cada cinco empresas já sofreu um ataque DDoS

Segundo um estudo realizado pela Kaspersky Lab em parceira com a B2B Internacional em 2015, uma em cada cinco empresas com mais de 50 empregados (20%) já sofreu um ataque de Denegação de Serviço (DDoS). Um pouco menos de metade das empresas afetadas afirma que o ataque se dirigia aos seus websites públicos, enquanto pum pouco mais de um terço destas empresas conta que os ataques tinham sobretudo como alvo os portais de clientes e credenciais de acesso (38%) ou os serviços de comunicações (37%). Um quarto das empresas inquiridas reportou que um ataque DDoS afetou também os seus sistemas de transações financeiras.

Além disso, algumas das empresas reconheceram que um ataque DDoS havia afetado os seus serviços web internos: 25% confirmam que os seus servidores de ficheiros foram afetados e 15% mencionou os sistemas operativos. Outros 15% disseram que o ataque DDoS teve um impacto negativo na conetividade geral da rede ISP.

O sector das telecomunicações foi o mais sensível aos efeitos internos de um ataque DDoS (24%), seguido do sector financeiro (22%). Além destes, as empresas do sector dos media e entretenimento (11%) foram também um alvo, bem como as imobiliárias (10%) e prestadores de serviços profissionais (9%).

“É importante levar a sério dos ataques DDoS. É um ciberataque relativamente fácil de perpetrar mas o efeito sobre a continuidade do negócio pode ser de longo alcance. O nosso estudo concluiu que, além do tempo de inatividade do website e dos danos na reputação e no nível de satisfação dos clientes, os ataques DDoS também podem penetrar profundamente nos sistemas internos da empresa. E não importa o quão pequena é a sua dimensão, ou se tem ou não tem um website: se está online, é um alvo potencial. Os sistemas operativos não protegidos são tão vulneráveis a um ataque DDoS como o website externo e qualquer interrupção pode deter um negócio”, afirma Alfonso Ramírez, Director Geral da Kaspersky Lab Iberia.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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