Ericsson lança novidades em cobertura, performance e inteligência de redes rumo ao 5G


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Ericsson anunciou quatro novas soluções para apoiar os prestadores de serviços de comunicações, de forma a aproveitarem todas as oportunidades de negócio que se lhes são apresentadas, numa altura em que a Era do 5G está cada vez mais próxima. As soluções estarão em demonstração durante o Mobile World Congress (MWC) 2016, que decorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2016, em Barcelona, Espanha.

Impulsionados pela Internet das Coisas, pelo 5G e pela cloud, os prestadores de serviços vão assistir a uma crescente diversidade de utilizações das redes, o que vai proporcionar acesso a novas cadeias de valor, modelos financeiros e oportunidades de negócio. Para aproveitar as oportunidades que se vislumbram no futuro, estes prestadores de serviço terão que se transformar constantemente e adotar novas formas de criar valor para os consumidores.

Juntamente com estes desenvolvimentos, a performance de rede está a tornar-se cada vez mais importante e um desafio cada vez maior. Um novo estudo – que será publicado na edição MWC do Ericsson Mobility Report – revela que uma fraca experiência com streaming de vídeo pode na verdade ter uma dupla consequência negativa: não só gera uma pior imagem de marca do prestador do serviço como ajuda as marcas concorrentes a ganharem notoriedade.

Lançamento 1: Banda Larga Móvel para Todos

O mais recente Ericsson Mobility Report prevê que as redes de banda larga móvel WCDMA/HSPA cubram 90% da população mundial até 2021. Ao mesmo tempo, mais de 50 por cento da população mundial não tem, nos dias que correm, acesso à Internet, especialmente em países em vias de desenvolvimento. Isto representa uma grande oportunidade para os operadores móveis.

Para apoiar a visão de tornar o acesso móvel à Internet disponível a todos, a Ericsson aborda três desafios distintos: melhorar a performance da rede, aumentar a eficiência das operações e reduzir o custo da cobertura de banda larga móvel. A solução WCDMA Flow of Users da Ericsson duplica o desempenho da rede em infraestruturas existentes, a solução Zero Touch WCDMA melhora a eficiência operacional da rede num fator de três e a solução Mobile Broadband Expander baixa drasticamente o TCO em até 60 por cento simplificando as implementações das centenas de milhares de sites exclusivamente 2G já existentes.

A solução Banda Larga Móvel para Todos (Mobile Broadband for Everyone) da Ericsson estará plenamente disponível no segundo trimestre de 2016.

Lançamento 2: Cobertura App Extrema

Como parte da evolução rumo ao 5G, e para melhorar a performance e a eficiência da tecnologia LTE atual respondendo às exigências que o crescente tráfego de dados impõe sobre as redes, a Ericsson apresenta uma nova solução de software e hardware Ericsson Radio System. Este lançamento suporta a primeira oferta comercial mundial de velocidade de dados de 1 Gbps LTE, além de uma arquitetura de rede de acesso rádio hyper-scalable para Cloud RAN.

O Ericsson Radio System é complementado por três novos produtos de acesso rádio com suporte 4×4 MIMO e novas bandas de espetro.

Responder com eficácia aos utilizadores que exigem uma cobertura de apps extrema implica ainda o aumento de requisitos de capacidades multi-gigabit e de soluções multi-banda no backhaul. A Ericsson está a responder a esta questão com adições de novos elementos micro-ondas ao Ericsson Radio System.

A solução Cobertura App Extrema (Delivering Extreme App Coverage) estará disponível no início do segundo trimestre de 2016.

Lançamento 3: Serviços Gerenciados Centrados na Experiência

Para os subscritores de serviços, a performance da rede e a experiência de utilização são cada vez mais importantes. Para ajudar os operadores a centrarem-se na experiência, a Ericsson apresenta as funcionalidades Service Operations Center (SOC) e Experience Management Center (EMC) na solução Experience Centric Managed Services.

O SOC monitoriza o desempenho de serviços como o streaming de vídeo e a navegação na web em tempo real, o que se traduz e tem uma correlação com requisitos de performance de rede. A EMC controla a qualidade das experiências e da perceção dos consumidores através, por exemplo, de questionários junto dos mesmos, de analítica de redes sociais, de estudos Net Performance Score, e de análises de churn, os quais são correlacionados com requisitos de desempenho de serviços.

Os operadores que têm uma melhor visão da qualidade dos seus serviços e da perceção que os clientes têm da experiência estão mais bem equipados para melhorarem estes dois critérios.

As novas funcionalidades dos Experience Centric Managed Services já estão disponíveis.

Lançamento 4: Revenue Manager

O Revenue Manager é um produto convergente de cobrança e faturação para prestadores de serviços digitais. Assenta numa inovadora arquitetura altamente configurável e baseada na cloud para disponibilizar novos níveis de automação, flexibilidade e eficiência operacional. É o primeiro sistema de suporte ao negócio (BSS – business support system) concebido para as oportunidades e desafios da Sociedade em Rede.

O produto permite que os prestadores de serviço lancem novas soluções e serviços em apenas alguns dias, aproveitem novos fluxos de receitas através de partilha de receitas em tempo real e melhorem a experiência do cliente através de interações omni-canal personalizadas, analítica embutida e um controlo de políticas unificadas.

O novo produto Revenue Manager 16 vai estar disponível em junho de 2016.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *