El Salvador: JP – inspiring knowledge implementa Unidade Industrial para Programa Presidencial Educativo


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A tecnologia desempenha um papel fundamental no acesso a uma Educação de qualidade, impactando, por sua vez, o desenvolvimento económico e social dos países. Neste cenário, a inclusão da tecnologia desde muito cedo em ambientes de ensino é simultaneamente um desafio e uma condição indispensável para o sucesso das sociedades.Tendo esse pressuposto em mente, a Presidência de El Salvador fez uma clara aposta na Educação como prioridade nacional, em resposta aos dois grandes problemas que o País enfrenta: o lento desenvolvimento económico e a insegurança geral.

O Programa Presidencial “Una Niña, Un Niño, Una Computadora” visa melhorar a qualidade da Educação salvadorenha, garantindo que os docentes têm os conhecimentos necessários para utilizar os equipamentos em contexto educativo e promovendo a igualdade de oportunidades dos estudantes no acesso às TIC. Para a execução de um projeto nacional desta magnitude e complexidade, o Governo de El Salvador selecionou a JP – inspiring knowledge (JP-IK) como
entidade parceira para o desenho e implementação da unidade de produção local, bem como para a gestão do projeto, consultoria e formação técnica dos trabalhadores.

Deste modo, os equipamentos entregues no âmbito do programa – batizados de Lempitas – passarão a ser produzidos na primeira linha de assemblagem de equipamentos informáticos de El Salvador, criada pela JP – inspiring knowledge.

A unidade industrial tem uma capacidade de produção anual na ordem dos 24 mil equipamentos. Até ao final de 2016, prevê-se a entrega de Lempitas a estudantes e professores de 1177 estabelecimentos de ensino público.

A inauguração oficial da fábrica de Zacatecoluca foi liderada pelo Presidente da República de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, com a chancela do Ministério de Educação.

“Esta linha de assemblagem é uma importante conquista. É sinal que o nosso país está no bom caminho em áreas como a tecnologia e a produtividade”, mencionou o Presidente Sánchez Cerén no discurso oficial de inauguração. “Este projeto marca uma das maiores referências dos últimos anos em matéria de sustentabilidade”.

Na sequência das iniciativas pioneiras e-Escolas e e-Escolinhas, a JP – inspiring knowledge desenvolveu projetos educativos em todo o mundo, com especial ênfase na América Latina – Bolívia, Panamá, Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela, México, Peru e Uruguai, a que se soma agora esta iniciativa em El Salvador. Terminada esta primeira fase, destinada à implementação da fábrica e transferência de conhecimentos por parte da JP-IK, está ainda previsto um plano de fornecimento de componentes e a consultoria permanente ao projeto.

Para Jorge Sá Couto, Chairman da JP – inspiring knowledge, “é com grande satisfação que, em conjunto com o Governo de El Salvador, e depois de quatro anos de estreita colaboração, vemos este projeto ganhar vida. A JP – inspiring knowledge está altamente comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e acreditamos que iniciativas com esta ambição e abrangência têm profundos efeitos transformadores na economia e sociedade. Esta é a razão
pela qual estamos inteiramente disponíveis para, em conjunto com o Governo e a Presidência de El Salvador, definir os próximos passos na evolução deste programa disruptivo”, concluiu.

Três eixos fundamentais – equipamentos, conetividade e capacitação docente

O Programa Presidencial “Una Niña, Un Niño, Una Computadora” começou a desenhar-se em 2011 e a JP-IK esteve, desde o início, envolvida na sua definição. Lançado formalmente em Abril de 2015 pelo Presidente da República de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, a iniciativa está sob a tutela do Ministério da Educação. Este ambicioso programa de transformação da sociedade de El Salvador tem dois objetivos fundamentais:

  • Que cada criança salvadorenha tenha acesso a um computador na sua escola ou centro educativo;
  • Que os professores salvadorenhos utilizem as melhores ferramentas tecnológicas no seu dia-a-dia, bem como no seu desenvolvimento profissional e progressão na carreira;

Assim, o público-alvo do programa são os estudantes e docentes de todas as instituições educativas públicas de El Salvador que não tenham sido beneficiados com recursos tecnológicos, bem como todos os membros da comunidade educativa.

35 mil docentes foram já capacitados para a integração pedagógica da tecnologia em contexto de ensino, iniciando-se, muito em breve, a segunda fase desta capacitação.

A par do Programa presidencial “Una Niña, Un Niño, Una Computadora”, o Governo salvadorenho está também a apostar no Programa Nacional de Alfabetização, no Plano Nacional de Formação Docente e na formação do Conselho Nacional de Educação.

A JP – inspiring knowledge no projeto

“Una Niña Un Niño, Una Computadora” é uma clara representação da forma como a JP – inspiring knowledge acredita que a tecnologia pode contribuir para uma Educação e Desenvolvimento Sustentável em todos os Países, pela sua abrangência, transversalidade e total integração da tecnologia nas diferentes dimensões do ensino.

A empresa tem vindo a nortear a sua missão e conduta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançados pelas Nações Unidas. Assim, metas universais como “assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade” e “promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável” são parte integrante deste projeto.

A implementação destes projetos permite impactar não apenas a comunidade educativa em cada país, mas também fomentar o seu desenvolvimento económico sustentado, através da transferência de conhecimento, do desenvolvimento profissional e da criação de emprego.

Numa ótica de Engenharia Industrial, a JP-IK prestou, entre outros, os seguintes serviços:

  • Serviços de Consultoria para a Definição e Desenho da linha de assemblagem, passando pela definição de Processos de Produção e Otimização, entre outros;
  • Serviços de Formação/Capacitação, de forma a realizar a transferência de conhecimento necessário para garantir a maior autonomia possível do cliente;

No que toca a apoio técnico local, a JP-IK disponibilizou uma equipa técnica de especialistas para suportar o cliente na produção industrial, prestando consultoria permanente ao projeto.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *