Dimension Data e A.S.O. revelam a próxima geração de tecnologias digitais e aplicativos para o Tour de France


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A Dimension Data e Amaury Sport Organisation anunciaram hoje melhorias significativas na plataforma de recolha e análise de Big Data do ciclismo, a qual disponibilizará informações em tempo real aos espetadores, comentadores e equipas do Tour de France 2016.

A principal e inovadora atração é o Race Center, uma aplicação web-based alojada na plataforma de cloud da Dimension, que foi desenvolvida em parceria com a A.S.O., permitindo combinar dados da competição em tempo real, vídeo, fotografias, feeds de redes sociais e comentários das provas agrupadas em direto com um novo website de monitorização, disponibilizando aos espetadores uma experiência digital imersiva que ultrapassa a cobertura televisiva da corrida.

A partir de agora, o Race Center será o hub digital da A.S.O. do Tour de France. O website de monitorização em direto é o testemunho da Dimension Data da evolução da recolha de Big Data em tempo real, análise de dados e plataformas digitais ao longo dos últimos 12 meses.

Os telespectadores poderão ter acesso a informações mais ricas e rigorosas sobre cada um dos 198 ciclistas das 22 equipas, incluindo a velocidade, distância entre os corredores, composição do pelotão na competição, velocidade e direção do vento, assim como as condições meteorológicas predominantes.

Muitas das novas tecnologias que foram testadas na competição do ano passado estão agora disponíveis para produção, apresentando melhorias significativas em todas as áreas. Este ano, os sensores de telemetria instalados sob o assento de cada ciclista são responsáveis pela transmissão de dados em tempo real, aumentando dez vezes a largura de banda de transmissão. Isso significa menos interrupções ou “lacunas” nos dados, resultando numa comunicação mais transparente e de continuidade ao longo da competição.

A infraestrutura móvel da Dimension Data, que acompanha as diversas etapas do Tour de France 2016, também foi atualizada e ampliada para acomodar os vários gráficos televisivos, coordenação da competição, recolha e análise de dados das equipas responsáveis por disponibilizarem a solução completa de dados de ponta a ponta. Esta foi uma das maiores mudanças comparativamente ao ano passado, onde cada equipa trabalhou separadamente, e dá continuidade ao tema de colaboração e integração de dados possível devido aos avanços nas tecnologias de imagem.

Adam Foster, Group Executive, Sports Practice, da Dimension Data disse: “As melhorias nas soluções deste ano significam que podemos fazer narrativas rigorosas e mais avançadas tal como acontecem, dando aos espectadores, aos meios de comunicação, aos fãs do ciclismo e aos comentadores da competição informações mais profundas sobre alguns aspetos desta modalidade que até agora não estavam disponíveis. Este ano, estamos a trabalhar de forma mais abrangente, permitindo o acesso aos dados mais significativos da competição como as etapas, os ciclistas e as condições atmosféricas predominantes. O que é emocionante este ano é a capacidade de fornecer estas informações à A.S.O. através de uma plataforma digital unificada. Isto faz com que a qualidade dos dados seja mais valiosa para o envolvimento do espectador, e interage diretamente com uma geração de telespectadores mais jovens que dependem das novas tecnologias, como as redes sociais e o vídeo em direto, para se envolverem com o seu mundo. ”

Christian Prudhomme, Director do Tour de France, A.S.O, disse que “o crescimento sem precedentes nos diferentes canais sociais como o Instagram, Twitter, Facebook e vídeo em direto na competição do ano passado exigiu que estas tecnologias fossem adotadas e melhoradas para os espectadores modernos.

“O Tour de France é um evento emblemático de um mundo moderno e é natural darmos aos nossos telespectadores acesso aos maior número de conteúdos de qualidade, de entretenimento e de análise quanto possível através dos meios de comunicação que usam todos os dias”, disse Prudhomme. “Temos vindo a trabalhar em conjunto com a Dimension Data de forma a desenvolver novas formas de atrair os nossos mil milhões de telespectadores e estamos animados para mostrar o resultado do nosso esforço através do Race Center.”

“Acredito que o atrativo de ter acesso a várias redes sociais e vídeo em tempo real, com informações sobre a competição a partir de um interface ágil e intuitivo vai melhorar muito a qualidade da cobertura do Tour de France, e tornar-se um complemento essencial para o maior evento televisivo em tempo real do mundo”.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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