Commvault patrocina 2º Seminário de Preservação Comum de Património Digital


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Commvault em parceria com a IDW, irá patrocinar e participar ativamente no 2º Seminário de Preservação Comum de Património Digital, conferência organizada pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) que irá ter lugar nos dias 20 e 21 de Junho, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A Commvault, além de patrocinadora do evento, fará duas apresentações, uma em cada dia do evento, subordinadas aos temas “Como enfrentar os novos desafios da Transformação Digital” e “Commvault Data Platform: a resposta a uma gestão de dados otimizada”, respetivamente.

De acordo com Daniel Calvo, Country Manager da Commvault Iberia, “os crescentes volumes de dados que circulam nas organizações, independentemente da sua natureza, e a necessidade cada vez maior de estas acederem à informação de uma forma imediata, coloca vários desafios importantes do ponto de vista tecnológico, sendo que a integridade dos dados nunca foi uma matéria tão crítica como agora. A Commvault considera, por isso, que os temas em debate neste evento são da maior relevância”.

Com efeito, na opinião deste responsável, “a questão da preservação do património digital é, cada vez mais, uma preocupação de todas as nações e um desafio a ser vencido, devendo ser adotadas medidas e estratégicas que assegurem essa mesma preservação, mas que também garantam a sua recuperação da forma mais rápida possível em caso de necessidade. O problema que se coloca de novo é o crescimento desmesurado da informação e a exigência intransigente da mesma num mundo sempre conectado, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano”.

O 2º. Seminário de Preservação Comum de Património Digital tem por missão sensibilizar público e entidades envolvidas nesta matéria, através da divulgação e discussão cenários futuros de preservação digital, com vista à constituição de uma rede de preservação comum de património digital.

O evento é de participação gratuita, mas sujeita a inscrição. A data limite das inscrições é o próximo dia 14 de Junho de 2016.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *