Claranet implementa solução Pdc|Portal do colaborador da Ciben


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A Claranet selecionou a CIBEN para implementar o PdC | Portal do Colaborador, uma solução web desenvolvida com uma filosofia self-service, integrada com os recursos humanos do ERP PRIMAVERA.

Com uma equipa em expansão, que já ultrapassa os 150 colaboradores em Portugal, a Claranet pretendia implementar uma solução que dotasse as várias áreas de autonomia relativamente às questões básicas de recursos humanos, tais como consultas de dados do funcionário, marcação e aprovação de férias, consultas de vencimentos e de declarações anuais para efeitos de IRS.

“O PdC permite estabelecer uma interação mais direta com os colaboradores, centralizar e informatizar dados dispersos em papel/excel e melhorar o desempenho da gestão de recursos humanos,” refere Miguel Teixeira, Sales Manager da CIBEN. “Desenvolver e implementar o PdC|Portal do Colaborador na Claranet foi um grande desafio, mas graças ao trabalho da equipa conseguimos superá-lo com sucesso e estamos muito orgulhosos desta parceria.”

Os processos incluem: consulta e alteração de dados pessoais do funcionário, pedido, consulta e registo de férias e de alterações mensais ao processamento salarial – faltas e horas extra, mapas e estatísticas diversas, integração com ERP PRIMAVERA – Recursos Humanos, Microsoft Excel e Microsoft Exchange, entre muitos outros.

Segundo Sónia Rato de Jesus, diretora de recursos humanos da Claranet em Portugal, “a CIBEN foi desde o início o grande impulsionador do projeto porque conseguiu desenhar a resposta às nossas necessidades, foi de facto um parceiro e não um fornecedor. A solução da CIBEN pareceu-nos adequada porque para além de responder a um critério base que era a articulação com o módulo de recursos humanos do software PRIMAVERA, permitiu customizar as nossas necessidades.

Principais vantagens e expectativas

Após a implementação da solução a equipa tornou-se autónoma na consulta e alteração de dados pessoais. A grande mais-valia, em termos de consumo de tempo, para a área administrativa de recursos humanos centrou-se ao nível da distribuição e consulta dos recibos de vencimento mensais, bem como o agendamento e aprovação de férias, tarefas que consumiam bastante tempo. A implementação do PdC permitiu à equipa de recursos humanos disponibilidade para tarefas e projetos de maior valor e impacto, em detrimento da execução de tarefas rotineiras.

A implementação do projeto durou cerca de 2 meses e contou com o envolvimento quer da equipa de recursos humanos da Claranet Portugal, quer das equipas de desenvolvimento e consultoria da CIBEN.

“Gostaria que o Portal de Colaborador pudesse nos próximos anos englobar a área de documentação de recursos humanos (ao nível de repositório de documentos pessoais e CVs), bem como integrar com a plataforma de avaliação de desempenho que é utilizada no Grupo Claranet.”, termina Sónia Rato de Jesus.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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