19885 0

CIONET apresenta novos serviços de Mentoring e de Peer Groups

A CIONET apresentou no mercado dois novos serviços. O serviço de Mentoring dá apoio consultivo e formativo aos CIOs para desenvolverem todo o seu potencial, e o Peer Groups, pretende juntar vários CIOs mensalmente para resolução de problemas e troca de experiências, de forma a aprenderem em conjunto as melhores práticas.

Depois de detetar que há ainda no mercado algumas dúvidas sobre o que é suposto ser o papel de um CIO e qual a diferença entre um CIO, CTO ou Diretor de TI, a CIONET criou a nível internacional o serviço de Mentoring, exclusivo para membros da CIONET. Este serviço da CIONET é dirigido a CIOs de médias ou grandes empresas e pode ser definido como um programa de CIOs para CIOs. O objetivo é que o mentor transmita o que é um CIO, o que deve fazer e o que não deve fazer e ajudar a desenvolver mais aprofundadamente o potencial dos aderentes a esta iniciativa. Os mentores serão antigos CIOs que têm um conhecimento alargado de TI, experiência relevante e skills de comunicação e gestão.  A metodologia é simples e direta: tendo por base as respetivas indústrias, define-se o que é, ou não feito, e como se faz. A CIONET tem previstos programas de mentoring de diferentes durações: 3, 6 ou 12 meses durante os quais o mentor acompanha individualmente (presencialmente ou por telefone) os membros da comunidade.

Outra das novas ofertas são os Peer Groups. Tratam-se de grupos de quadros executivos de TI que trabalham em conjunto tendo em vista um objetivo comum: serem bem-sucedidos no seu desenvolvimento profissional. Em síntese, o Programa Peer Groups reúne mensalmente executivos de TI tendo em vista solucionar desafios conjuntos, trocarem experiências, aprenderem entre si e com especialistas da indústria. O principal foco deste programa é o atingir objetivos pessoais e profissionais e enriquecido pelo acompanhamento personalizado de um mentor com larga experiência no mercado e experiência relevante como CIO. Este programa requer um comprometimento por parte de todos os participantes do Peer Group e pretende resolver desafios dos CIOs como a motivação das suas equipas, redução de custos, mudança de cultura corporativa ou a integração de diferentes negócios. São reuniões orientadas para os objetivos dos integrantes do grupo.

Os dois serviços acabam por estar relacionados entre si, tendo em vista o desenvolvimento do profissional de TI e enquanto CIO e cooperação entre executivos.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Infor Proporciona Inovação Automóvel em Toda a Cadeia de Valor

A Infor anunciou o lançamento da versão 11.0 do Infor Automotive Exchange e da versão 11.3 do Infor Supplier Exchange, produtos que proporcionam uma colaboração incorporada ao longo

Grupo Bosch continua a crescer em Portugal

Para o Grupo Bosch, 2011 foi um ano positivo em termos de desenvolvimento do negócio em Portugal. Influenciado pelo aumento das encomendas da indústria automóvel, principalmente ao nível

Parceria entre Schneider Electric e Microsoft volta a gerar resultados

A Schneider Electric anunciou outro milestone fruto da sua aliança com a Microsoft – a capacidade de desenvolver na cloud software personalizável de gestão de energia e sustentabilidade,

GSTEP fatura 1M€ no 1º Semestre e investe na internacionalização

A GSTEP anunciou os resultados financeiros do 1º semestre e as perspetivas até ao final do ano. Nos primeiros 6 meses do ano, a empresa atingiu 1 milhão

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *