Connect with us

Leak Business

Checkpoint reúne fabricantes e retalhistas para apresentar as suas últimas inovações

Patricia Fonseca

Publicado a

Um nutrido grupo de fabricantes e grandes retalhistas de Espanha e Portugal reuniram-se na jornada Innovation Tour organizada no Hotel Eurostars Madrid Towers pela Checkpoint Systems O encontro faz parte de uma tour europeia na qual a empresa também apresenta as suas últimas soluções em Milão e Paris, entre outras cidades europeias.

Segundo afirma David Pérez del Pino, Director Geral da Checkpoint Systems em Espanha e Portugal, “em Portugal quase 31% dos internautas já estão a realizar compras online. Isto faz com que os retalhistas tenham que gerir os processos de compra desde o ponto de vista omnichannel tendo em conta, além do mais, que o consumidor exige interagir com o vendedor como nunca antes o tinha feito. Por sua vez, a cadeia de distribuição também suporta uma pressão enorme posto que o acto de compra exige disponibilidade imediata da mercadoria”.

Ao longo das diferentes apresentações, a Checkpoint expôs as suas últimas inovações de controlo de inventário em loja e armazém, a gestão de produtos frescos com as últimas novidades relacionadas com a previsão e retirada de produtos caducados com a ajuda da tecnologia RFID, as novas antenas e etiquetas de protecção de artigos, e outras aplicações como o ShelfNet que detecta de forma automática a necessidade de repor um produto quando se esvazia um linear no estabelecimento.

A Checkpoint também apresentou a sua colaboração com a Microsoft Azure para alcançar análises previsíveis e em cloud para os comércios multicanal.

É que neste novo cenário comercial os dois grandes objectivos para o retalhista são a gestão correcta da Internet of Things e o big data num ambiente cloud para gerir os inventários de maneira global e precisa em tempo real graças à tecnologia RFID.

Esta tendência produz-se na nova geração de soluções de protecção electrónica de mercadorias (EAS 2.0), que permite captar dados em tempo real com a EVOLVE-Store da situação de cada loja no que diz respeito à afluência de clientes, tentativas de furto, entre outros. Outro polo de inovação é a RFID (identificação por radiofrequência) para conseguir uma rastreabilidade de toda a cadeia de distribuição e gestão de inventários.

A Innovation Tour da Checkpoint também colocou o relevo no estado actual da etiquetagem em origem na indústria que continua a crescer sobretudo nas empresas nas quais é mais patente o compromisso das direcções, o que possibilita a alineação organizativa e de recursos para a sua implementação. Um exemplo paradigmático é o de um grande retalhista europeu, cujos resultados de eficiência são reveladores sobre como os grandes retalhistas estão a desenvolver a etiquetagem em origem para ganhar na eficiência dos seus processos internos e aumento de vendas.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias4 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias4 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias4 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...

Notícias2 semanas atrás

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

A Findster  anuncia que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e...

Notícias2 semanas atrás

Falhas de segurança na Cloud colocam estratégias de transformação digital em risco

O panorama, no início deste ano, da economia de segurança corporativa IT revela o impacto que a cibersegurança teve no...

Notícias2 semanas atrás

RGPD promove corrida ao investimento em segurança

De acordo com o estudo “2018 Harvey Nash/KPMG CIO Survey”, as empresas aumentaram o investimento em segurança e privacidade dos...

Notícias2 semanas atrás

dpofacil.pt: Conformidade com o RGPD sem complicações

A Just Like You lançou uma solução tecnológica para ultrapassar os desafios do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados)....

Notícias2 semanas atrás

Prodsmart lança kit para digitalização de fábricas

Chama-se Kit Fábrica Digital e é um kit que permite a qualquer unidade de produção iniciar a gestão digital do...