Connect with us

Software

Amnésia digital estimula criatividade, diz estudo da Kaspersky Lab

Patricia Fonseca

Publicado a

A Amnésia Digital, que se traduz na perda de memória acerca da informação após esta ser guardada em dispositivos digitais, não tem só desvantagens e um dos principais benefícios é o impacto positivo que tem na criatividade, algo especialmente importante no mundo empresarial, onde a sobrecarga de dados reduz a capacidade de criar novas ideias e pensar de forma criativa. Um estudo realizado pela Kaspersky Lab confirma que o uso de smartphones, tablets e portáteis para armazenar as memórias do quotidiano pode ajudar o utilizador a ter mais inspiração.

Quase metade dos profissionais inquiridos (46%) assegura que quantos mais detalhes têm que memorizar, menos criativos se tornam. No entanto, 73% consideram que merece a pena manter todos esses detalhes na mente porque contêm os pilares para uma futura criatividade. Muitos profissionais resolvem esta aparente contradição usando os seus dispositivos como uma memória externa complementar de longo prazo.

Ángel Fernández Ramos, do Grupo de Investigação em Memória e Cognição da Universidade de Salamanca assegura que “investigações recentes em neurociência cognitiva concluem que, depositar conteúdos em dispositivos externos, libertam-se recursos mentais que facilitam a realização das tarefas cognitivas. Por exemplo, o simples facto de podermos deixar num disco rígido a informação que acabámos de estudar faz com que processemos e recordemos melhor a informação que estudamos a seguir. Este tipo de estratégia é claramente optimizadora da utilização dos recursos mentais já que, ao reduzir a interferência causada pelo que acabámos de processar, permite libertar recursos para a tarefa que vem depois”.

Neste sentido, a Amnésia Digital permite aos profissionais nas empresas libertar espaço mental para aumentar a criatividade, ao mesmo tempo que lhes permite desenvolver um banco externo e digital de dados que impulsione a inspiração futura. Dois terços dos inquiridos neste estudo (63%) afirmam que muitas das suas melhores ideias surgiram depois de descobrirem informação esquecida e que estava guardada nos seus dispositivos.

Segundo Fernández, “as investigações também demonstraram que esta libertação de recursos provocada pelo afastamento de algo da mente está condicionada a que se garanta o acesso rápido e fiável ao que se envia para armazenamento. Porque quando se sabe que a integridade desse conteúdo guardado está em perigo (por exemplo, porque foi guardado num disco com defeito) a interferência mantêm-se e, consequentemente, não se consegue otimizar o funcionamento mental. O que estas conclusões revelam é um padrão de comportamento muito adaptativo, muito adequado a um mundo que se caracteriza pela necessidade de responder com a máxima eficácia ao que é novo, mas que ao mesmo tempo precisa de contar, rápida e fiavelmente, com a experiência do passado”.

De acordo com 69% dos inquiridos, um benefício adicional da Amnésia Digital no Trabalho é que a inteligência armazenada digitalmente pode ser facilmente partilhada e de forma precisa com outros, contribuindo assim para melhorar a reflexão colaborativa. Isto é o que impulsiona a inovação empresarial, convertendo as ideias criativas em novas ideias ou contribuindo para o melhoramento de produtos e serviços.

“A transferência de alguns dos seus processos de pensamento para um dispositivo é uma solução óbvia no mundo conectado em que vivemos. A informação guardada nestes dispositivos, quer seja informação profissional ou elementos cruciais de inovação atual e futura, representa um alvo apetecível e cada vez mais valioso para os concorrentes ou para os cibercriminosos. Uma solução multicamada de cibersegurança é, assim, essencial para manter essas grandes ideias a salvo de terceiros e dentro das empresas a que pertencem”, defende Alfonso Ramírez, diretor geral da Kaspersky Lab Iberia.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias10 horas atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte12 horas atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias12 horas atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias12 horas atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias5 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias5 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias5 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...

Notícias2 semanas atrás

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

A Findster  anuncia que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e...