Fujitsu apresenta os primeiros resultados do “Projecto HIKARI” no Fujitsu World Tour


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Fujitsu escolheu o seu grande evento anual Fujitsu World Tour para apresentar os primeiros resultados do seu “Projecto HIKARI”. Após um ano de trabalho conjunto entre a Fujitsu Laboratories Europa (FLE), a Fujitsu em Espanha e a Unidade de Inovação do Hospital Clínico San Carlos de Madrid, o Projecto HIKARI entrou em fase de ensaios. Em concreto, trata-se de uma análise avançada com o objectivo de resolver incógnitas relativas a doenças mentais, a partir de um estudo detalhado de dados em múltiplas facetas e, assim, apoiar a tomada de decisões clínicas. Na prática, permite aos médicos avaliar qual o diagnóstico correcto já que não só tem em conta a situação actual do paciente, como também o seu historial médico prévio e o ambiente social. O objectivo é tentar prescrever o tratamento adequado e, assim, evitar possíveis riscos para a saúde, associados, especialmente, a processos críticos. Diagnóstico e avaliações de risco para a saúde são tarefas cuidadosamente executadas por mais de 250.000 médicos em Espanha todos os dias, pelo que estas análises da informação são especialmente necessárias.

Esta é a idea que move o Projecto HIKARI, a criação de um Sistema de Ajuda à Decisão e Recomendação de Testes, para conseguir que os médicos compreendam os seus pacientes e melhorem a execução das tarefas descritas, para conseguir uma excelente relação com os pacientes, oferecendo uma informação adequada às pessoas no momento certo.

Como exemplo, graças à plataforma open data é possível revelar correlações ocultas e identificar padrões de assistência dos doentes através de silos de dados clínicos heterogéneos e estabelecer perfis demográficos dos pacientes com transtornos de saúde mental. Também proporciona análise exploratória de conjuntos de dados complexos, oferecendo informação através de uma visualização rica e interactiva, que ajuda a entender melhor os datos em diferentes fontes consultadas. Consequentemente, o HIKARI reflecte como a inovação aberta se pode aplicar para acelerar processos, conseguindo resultados rápidos para resolver problemas do mundo real.

Após um ano de trabalho, a tecnologia desenvolvida está pronta a ser testada em ensaios. Os médicos do Hospital Clínico San Carlos avaliarão o sistema acima referido atá ao final de Junho. Os objectivos são: conseguir precisão de diagnóstico e evitar riscos para a saúde previstos pelo sistema, pôr à prova a capacidade de uso da aplicação e avaliar o impacto da solução na reducção da quantidade de tempo e esforço de que os médicos necessitam para fazer o diagnóstico, bem como estimar os riscos para a saúde do paciente. Os resultados deste ensaio de campo ajudarão a Fujitsu a optimizar o sistema e a tecnologia, antes de a solução chegar ao mercado.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *