26772 0

Freguesias: portal desenvolvido pela ANO Software aproxima cidadãos da Administração Local

O portal e-freguesias, desenvolvido pela ANO Software, é um caso de sucesso e de inovação na aproximação dos cidadãos à Administração Pública Local.

A solução desenvolvida pela ANO Software foi a selecionada, no âmbito de um Concurso Público de Prévia Qualificação, que tinha como objetivo escolher a melhor proposta para o desenvolvimento de uma Plataforma de Serviços Partilhados, onde o cidadão tivesse acesso a um conjunto de ferramentas que lhe permitisse uma autonomia na sua intervenção a nível local.

Este portal, pioneiro neste segmento, foi desenvolvido em tempo record; como o garante Teresa Pacheco, Coordenadora do Projeto, quando diz que “o portal e-freguesias foi também um grande desafio pela exigência técnica e funcional que tivemos que implementar num curtíssimo período de tempo.”

A participação da ANO Software na implementação do portal e-freguesias representou “uma oportunidade por ser um projeto de expressão nacional que promove a aproximação do cidadão às tecnologias de informação como forma de acesso ao serviço público”, acrescenta a Coordenadora do Projeto.

O portal, garante Teresa Pacheco, pretende “mudar comportamentos, aproximar as pessoas das tecnologias e desenvolver práticas de infoinclusão”. Está, de acordo com a mesma fonte, “dimensionado para cerca de 1000 freguesias, espalhadas por todo o país”.

O e-freguesia disponibiliza um vasto conjunto de serviços online, de gestão documental e de processos, que potencia a redução do atendimento presencial nas freguesias.

O site também permite aos cidadãos disporem de um Atendimento Digital Assistido, que facilita a comunicação entre o cidadão e a Freguesia, proporcionando um espaço para melhorar a eficiência dos serviços públicos prestados. O cidadão dispõe de um portal integrado de fácil acesso, rápido e intuitivo.

O e-freguesias representa um ponto único de acesso para as Freguesias disponibilizarem os seus serviços online, permitindo-lhes interagir com os seus utentes, disponibilizando-lhes conteúdos, informações, eventos, notícias, destaques e documentos.
A ideia surgiu da necessidade de dotar o cidadão de um conjunto de ferramentas que lhe permita ser mais autónomo, na sua intervenção a nível local.

Este sucesso, reconhecido pela menção honrosa recebida, assim como pelo agradecimento explícito da ANAFRE, contribui decisivamente para a afirmação da missão da ANO Software. Assim, esta empresa orgulha-se de ser responsável pela criação dos produtos de software; pela produção dos serviços de instalação, de desenvolvimento e de integração dos sistemas existentes; bem como pela elaboração e implementação de ações de formação destinadas ao manuseio eficaz desta plataforma.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Talentia premiada nos prestigiados Business Finance Awards 2014

O evento organizado pela revista Financial Director, decorreu na passada quarta feira, dia 12 de Março, no London’s Royal Garden Hotel e voltou a afirmar-se como uma das

QNAP Une Forças com a IFTTT para Aumentar a Produtividade em NAS

A QNAP lança o “Agent IFTTT for QNAP NAS.IFTTT (If This Then That)”, um dos serviços de automatização web mais populares da atualidade. Com o Agent IFTTT os

Cartrack estabelece parceria com Grupo Visabeira

A Cartrack assinou um protocolo de parceria com o Grupo Visabeira. Um acordo visa proteger, para já, 300 viaturas da frota. «Estamos muito satisfeitos com o acordo firmado

Indra lidera projeto de criação de novos serviços de inteligência geoespacial

A Indra está a liderar o projeto europeu de I+D Decumanus que visa a criação de novos serviços de inteligência geoespacial que apoiem o desenvolvimento urbano e a melhoria

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *