Outfit lança-se no mercado OutSystems e prevê faturar €1 milhão de euros no 1º ano de atividade


shadow
Partilhe esta notícia...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

A Outfit acaba de anunciar o balanço dos primeiros 6 meses de atividade e as expectativas para os próximos anos.

João Caldas, Managing Partner da Outfit explica o que está por trás da fundação da empresa: “A OutFit surge na sequência do rápido crescimento, reconhecimento e adoção mundial da tecnologia OutSystems. Sentimos que o mercado necessita de empresas exclusivamente focadas e especializadas nesta tecnologia. A escassez de recursos com experiencia e inexistência de serviços profissionais mais especializados, cria-nos um conjunto de oportunidades. A OutFit diferencia-se por movimentar toda a sua estratégia em torno da oferta OutSystems, desde o know-how tecnológico, à formação de novos consultores e à eficácia com que posiciona a tecnologia no mercado, trazendo mais-valias aos seus clientes e parceiros.”.

A plataforma da portuguesa OutSystems permite desenvolver aplicações web e mobile, tendo já registado casos com 75% menos de esforço, 10,9 vezes mais eficiência ou 30% menos do tempo. Atualmente tem mais de 7 milhões de utilizadores em 33 países, e foi recentemente reconhecida como líder na Forrester Wave: Low-code Developement Platforms, Q2 2016.

“Entendemos que a OutSystems é a tecnologia mais inovadora e adequada ao desenvolvimento de aplicações web e mobile. A velocidade de desenvolvimento e todo o controlo aplicacional de execução que proporciona torna esta tecnologia a que melhor responde às necessidades das grandes empresas, com departamentos de IT exigentes, complexos e com tempos de resposta agressivos. A nossa oferta estrutura-se em 3 pilares: o outsourcing de consultores, a consultoria em desenvolvimento de software e o suporte a grandes fábricas ou soluções de negócio”, salienta João Caldas.

Neste momento, a Outfit responde essencialmente a 3 grandes desafios do mercado: a escassez de técnicos especializados, o apoio a clientes no desenho e prototipagem de novas soluções tecnológicas e o suporte a grandes fábricas de software baseadas em tecnologia OutSystems. Pelo primeiro, tem formado novos consultores, tanto recém mestrados como na adaptação de especialistas em outras tecnologias. Do ponto de vista da consultoria, o facto de integrar na equipa técnicos com mais de 10 anos de experiencia na tecnologia, permite-lhe desenhar soluções complexas e melhorar o desempenho de soluções já implementadas.

A Outfit foi fundada em Setembro de 2015 por 3 gestores seniores em tecnologia OutSystems:

  • João Caldas, que criou e desenvolveu durante vários anos a unidade OutSystems da Glintt, que em 2011 ganhou o “Partner of the Year Award”. Com background técnico e financeiro, assumiu funções de Direção Geral da Outfit.
  • José Pereira, Arquiteto Sénior com grande experiencia como Pre-Sales Engineer, tendo estado na génese da formação da unidade OutSystems da NOESIS e participado em projetos mediáticos como US Army e Fly.com. Assumiu a direção comercial e operacional da Outfit.
  • Tiago Peres, Arquiteto Sénior que liderou projetos como o sistema operacional da ANA Aeroportos. Assumiu a Direção Técnica da Outfit.

Nos primeiros 6 meses de atividade, os resultados têm sido superiores às expetativas iniciais. A Outfit está a trabalhar em algumas das maiores fábricas de software OutSystems em Portugal e já tem consultores alocados além-fronteiras. As parcerias estratégicas que estabeleceu foram vitais para este sucesso. Em apenas 6 meses construiu uma equipa de 20 consultores de elevada competência. No decurso de 2016 quer continuar a contratar a um ritmo acelerado, considerando essencialmente a qualidade dos candidatos uma vez que todos os perfis, desde juniores a arquitetos, são elegíveis.

“É claro para nós que em 5 anos queremos ser a consultora de referência no mercado para serviços relacionados com a tecnologia OutSystems. Queremos ter das maiores e melhores equipas técnicas, marcando presença nas geografias de referência do fabricante. Em 2016, o nosso primeiro ano completo de operação, prevemos um volume de faturação de 1 milhão de euros”, refere João Caldas.

Nos próximos dias 2 e 3 de maio, a Outfit estará em destaque no maior evento mundial da OutSystems – o NextStep. “Este ano, sendo parceiros OutSystems, e mesmo considerando que somos uma empresa com apenas 6 meses, fizemos questão de patrocinar o evento, fruto da excelente relação que temos com o fabricante. A OutSystems tem-nos apoiado desde o primeiro momento.”, conclui João Caldas.

Author

Patricia Fonseca
Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *