Connect with us

Leak Business

Siemens tem o maior sistema de controlo de tráfego do mundo alojado na cloud

Patricia Fonseca

Publicado a

A Siemens é responsável pelo sistema de controlo de tráfego baseado na cloud com o maior número de dispositivos sob gestão, a nível mundial – o Sitraffic smartGuard. Este sistema está a ligar mais de 5.000 instalações de semáforos, 12.000 detetores, 250 parques de estacionamento e 50 autocarros em 18 países.

As comunidades que optem por este sistema colhem enormes benefícios, desde poderem monitorizar e controlar os seus sistemas de tráfego através de qualquer dispositivo móvel com capacidade para Internet (smartphone, tablet ou PC), passando pelo facto não necessitarem de instalar qualquer hardware para suportar o seu sistema de controlo de tráfego.

Com a solução Sitraffic smartGuard da Siemens, as cidades e os municípios mais pequenos podem construir sistemas de controlo de tráfego virtuais, baseados na Web, sem terem de investir em hardware dispendioso. Este sistema é totalmente administrado pela sede da Siemens em Munique, e os municípios pagam apenas pelas funcionalidades que utilizam.

Isto é possível graças, em parte, a um novo controlador desenvolvido pela Siemens (Sitraffic sX) que pode ser alojado nos armários cinzentos situados junto às estradas e que controlam os semáforos nos cruzamentos. Os utilizadores autorizados podem ligar-se ao novo centro de controlo de tráfego smartGuard através de uma nuvem privada, ou seja, um ambiente informático seguro, e aceder ao novo controlador a partir daí, tão facilmente como se estivessem em frente ao armário, na rua.

O smartGuard elimina a necessidade de um centro de controlo de tráfego dispendioso, uma vez que este software fornece as funcionalidades indispensáveis para monitorizar e controlar o tráfego de pequenas e médias cidades e para proteger as operações realizadas.

Graças a esta tecnologia, as autoridades municipais podem utilizar os seus terminais móveis para aceder virtualmente a um sistema de controlo de tráfego centralizado. Em segundos, podem aceder e controlar os seus sistemas de semáforos, detetores, sensores diversos e parques de estacionamento a partir de qualquer ponto do globo – no caso, por exemplo, de necessitarem de introduzir definições de semáforos especiais. O sistema tem vindo a alargar a sua abrangência sendo que outros dispositivos de apoio à mobilidade poderão vir a ser igualmente ligados. Sistemas como docas de bicicletas partilhadas, câmaras de reconhecimento de matrículas, sistemas de fiscalização automática de infrações, entre muitos outros, estarão igualmente acessíveis a partir deste sistema no futuro.

 O Sitraffic smartGuard está já a ser utilizado em Portugal. Cidades como Lisboa, Porto e Loulé (Vilamoura) já utilizam este sistema.

 Vantagens também na fase da manutenção

Em caso de avaria, a função “Alarme de serviço” envia uma mensagem de erro ao técnico de serviço local, que pode ligar-se com um tablet, acedendo à nuvem privada, para começar a solucionar o problema. Da mesma forma, o técnico pode aceder ao controlador de tráfego através da Internet e verificar que peça sobressalente é necessária, bem como o nível de urgência com que a substituição tem de ser efetuada.

Também no que respeita à manutenção e evolução do sistema, a cidade não precisa de fazer investimentos adicionais uma vez que toda a lógica da solução, baseada numa comunidade de utilizadores, assegura que qualquer correção ou evolução é introduzida centralmente e disponibilizada, simultânea e automaticamente, a todos os subscritores do serviço.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

1 Comentário

1 Comment

  1. Carlos A. de Niranda

    14 Dezembro, 2016 at 2:45

    Ate que ponto é interessante um município ficar com a sua área de segurança – no caso, o controle semafórico, nas maõs de terceiros???

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias6 horas atrás

Mastercard quer impulsionar o crescimento das fintechs

A Mastercard anunciou um reforço do investimento na Europa com o lançamento da Accelerate, uma nova iniciativa destinada a impulsionar...

Startups6 horas atrás

Startup FINIAM quer mudar a relação entre clientes e os bancos

A FINIAM foi a entidade escolhida pela Payshop para criar uma nova dimensão nesta marca prestadora de serviços de pagamento....

Especiais6 horas atrás

Inteligência Artificial não está de boa saúde na Europa

As enormes vantagens da Inteligência Artificial (IA) para as empresas estão a ser travadas na Europa por uma falta de...

Passaporte11 horas atrás

Rui Cruz nomeado Diretor de Projeto da Opensoft

A Opensoft nomeou Rui Cruz como Diretor de Projeto. Colaborador da empresa desde 2003, Rui Cruz desenvolveu a sua carreira...

Notícias11 horas atrás

Grupo Oui Care entra no capital da Interdomicilio

O grupo ‘Oui Care’ está a apostar na expansão internacional e já deu os primeiros passos através da entrada no...

Notícias1 dia atrás

PayPal chega aos 700 mil utilizadores ativos em Portugal

O PayPal, uma plataforma segura que permite efetuar e receber pagamentos online, alcançou os 700 mil utilizadores ativos em Portugal,...

Especiais1 dia atrás

RGPD à porta? Uma NAS pode realmente ajudar!

O GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) é a normativa europeia 2016/679 sobre a proteção das pessoas a respeito...

Notícias1 dia atrás

PRIO adota solução NextBITT para gestão de assets & facilities

A NextBITT vai fornecer à PRIO uma solução de gestão de manutenção e de serviços que inclui o registo de dezenas...